segunda-feira, 26 de julho de 2021

Cícero Lucena na demagogia: os faíscas sem auxílio emergencial e sem vacina?

Estou bem aliviado por ser profissional da saúde e aos 43 anos ter recebido as duas doses da vacina. Agora estou na torcida para que as pessoas mais jovens possam tomar a vacina contra a COVID-19, mas todas/os com mais de 40 anos foram vacinadas/os? Infelizmente não, tendo a acreditar que vivemos um falso avanço, um abandono das pessoas que mais necessitam em troca de um avanço demagógico na redução das idades com a possibilidade de vacinação.

As marcações estão ocorrendo pela internet, quem tem internet em nossa Paraíba? 23,30% da nossa população não tem acesso a internet em suas residências, estamos atrás de estados como Sergipe e Rio Grande do Norte, sem contar que esse número cresce entre as/os idosas/os. Estamos falando de aproximadamente 1 milhão de pessoas na Paraíba, sendo 200 mil na capital e 100 mil em Campina Grande.

Verdade que uma pessoa ou outra consegue ajuda para agendar a vacina, mas a maioria não. Segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), agora em 2021, a extrema pobreza poderá alcançar 9,1% da população e a pobreza 28,9%. Essas pessoas já estão lutando para sobreviver bem de antes do novo coronavírus, enfrentam outra pandemia, a da fome.

Tem uma personalidade conhecida e querida da nossa capital que representa o que eu escrevo nessas linhas, o repentista Faísca, ele está morando na rua, não tem CPF, nunca recebeu auxílio emergencial e, ao menos até nosso último encontro, não estava vacinado. Lembrando que população vivendo na rua é prioridade e foi motivo de ação judicial na Parahyba. Quantas pessoas vivendo na rua ainda não foram vacinadas? Quantas/os idosas/os não tomaram a vacina? Quantas pessoas com mais de 40 anos não conseguiram agendar a vacina contra a COVID-19? Quantos Faíscas temos na Paraíba?

Na contramão dessa necessidade emergencial o prefeito Cícero Lucena atropela sociedade civil e vai “empurrar” dezenas de bairros em um único ginásio, em duas horas, para dizer ter feito um debate com a população sobre a revisão do Plano Diretor da capital, mesmo sendo questionado por dezenas de entidades da sociedade civil vinculadas diretamente ao direito a cidade, a exemplo do IAB-PB (Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Paraíba). Em um único gesto o prefeito mente, coloca em risco sanitário várias pessoas, rasga a lei ao negar um real debate democrático e tenta esconder os verdadeiros problemas da cidade.

Esse atropelo promovido por Cícero Lucena segue a linha do “passar a boiada” do desgoverno Bolsonaro e atende apenas o interesse da especulação imobiliária, interesse este quer construir um Plano Diretor que ataca diretamente essas pessoas que precisam e não recebem auxílio emergencial, as mesmas que tem idade para receber a vacina e não tem seu direito garantido. E assim segue a demagogia e o ataque ao povo pobre.

O link com os dados do DATASUS sobre a vacinação na Paraíba – https://opendatasus.saude.gov.br/dataset/covid-19-vacinacao/resource/ef3bd0b8-b605-474b-9ae5-c97390c197a8 – comparados com os dados do censo demográfico, possibilita termos uma noção de quantos Faíscas seguem sem auxílio e sem vacina. Triste a realidade da nossa cidade, o povo pobre leva a pancada, morre, e segue escondido atrás de falsos números.


Por Tárcio Teixeira

Presidente do PSOL/PB