quinta-feira, 21 de maio de 2020

Senado vota projeto de Veneziano que autoriza universidades a produzir respiradores, máscaras e álcool gel durante a pandemia da Covid-19


O Senado Federal vota em sessão remota marcada para esta quinta-feira (21) o Projeto de Lei 1.545/2020, de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), que autoriza as instituições públicas de ensino superior a usarem parte dos seus orçamentos para comprar insumos com o objetivo de produzir e doar respiradores, álcool gel, máscaras e outros produtos necessários para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

Segundo Veneziano, com a alteração da lei as universidades dariam uma grande contribuição ao combate à pandemia. “A grave situação enfrentada pelo Brasil em razão da emergência de saúde pública causada pela pandemia de coronavírus demanda uma ação decisiva do Poder Público e também da sociedade. É crucial que os recursos disponíveis sejam empregados da melhor forma possível, e adequadamente direcionados para o enfrentamento do problema”, destacou o senador paraibano.

Ele lembrou que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), dentre outras instituições, já estão produzindo equipamentos e produtos que visam amenizar os efeitos da Covid-19.

O PL de Veneziano introduz dispositivo na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para permitir, durante o estado de emergência de saúde pública, que as instituições de ensino mantidas pelo Poder Público adquiram insumos e utilizem suas instalações e a experiência de seus profissionais para a produção de materiais e equipamentos úteis para o enfrentamento da pandemia.

É que pela legislação atual as instituições não podem adquirir os insumos e fazem a produção apenas com os insumos recebidos por doação. “A proposta traz, assim, contribuição para o emprego mais eficiente dos recursos existentes, com a colaboração das instituições de ensino e pesquisa, em favor do combate à COVID-19”, disse Veneziano.

A inclusão do projeto de Veneziano na pauta do Senado foi decidida durante reunião dos líderes partidários realizada com o objetivo de atualizar os projetos a serem votados nesta semana. Na reunião, os parlamentares elaboraram, com voto favorável de Veneziano, um novo calendário das sessões deliberativas remotas, que inclui a Medida Provisória (MP) 915/2019, um substitutivo oriundo da Câmara dos Deputados e outras propostas elaboradas pelos senadores, todas relacionadas ao enfrentamento à pandemia da Covid-19.



Assessoria de Imprensa