sexta-feira, 29 de maio de 2020

JFPB doa cerca de mil máscaras de proteção facial a instituições de saúde do estado


Os equipamentos foram entregues a hospitais e Unidades de Pronto Atendimento da região metropolitana de João Pessoa

A Justiça Federal na Paraíba realizou a doação de, aproximadamente, 1.000 máscaras de proteção facial (tipo ‘Face Shield’), reutilizáveis e ajustáveis, para seis instituições de saúde da região metropolitana de João Pessoa. O material, doado à JFPB pela Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), localizada em Santa Catarina, auxiliará os profissionais de saúde que atuam no combate à COVID-19 a se proteger contra a doença.

As máscaras foram doadas para os três entes federativos, sendo 331 para o Hospital Universitário/UFPB Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa; 331 para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, do Governo do Estado, localizado em Santa Rita; e 332 para quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), administradas pela Secretaria de Saúde de João Pessoa (Cruz das Armas, Bancários, Oceania e Valentina), cada uma recebendo 83 equipamentos.

De acordo com o diretor do Foro da JFPB, juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, a ação faz parte das medidas adotadas pelo órgão como forma de colaborar com a prevenção e o combate ao novo coronavírus. “Assim que tomamos conhecimento sobre a iniciativa da Abinfer em outros estados entramos em contato e conseguimos a doação desses materiais para a JFPB. Dessa forma, definimos a destinação dos equipamentos levando em consideração o atendimento à população por parte dos três entes federativos”, revelou.

Outras ações

A JFPB vem colaborando com o combate à pandemia desde o início do isolamento social. Foram doados, por meio de outras ações, mais de R$ 1 milhão para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a várias instituições de saúde do estado. O dinheiro, proveniente de conta judicial, deriva de penas de prestação pecuniária, transação penal, suspensão condicional de processo e acordos de não-persecução penal. O repasse está de acordo com Ato Conjunto nº 1, assinado pela Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 e pela Corregedoria Regional da Justiça Federal na 5ª Região, que permitiu a destinação dos valores para o enfrentamento da pandemia em toda a 5ª Região.


Assessoria de Comunicação
Justiça Federal na Paraíba - JFPB