terça-feira, 12 de maio de 2020

Santa Rita restringe funcionamento de mercados e acesso a praças


O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, anunciou na manhã da última segunda-feira (11), por meio de live em redes sociais, novas medidas a serem implantadas no município no enfrentamento ao coronavírus. Entre elas, destaca-se a proibição do acesso ao balneário das águas minerais, conhecido também como Açude, assim como à Praça do Povo e demais praças da cidade para qualquer atividade. Nesses locais ainda estão sendo registradas grandes aglomerações de pessoas, e o objetivo da Prefeitura é a prevenção do contágio pelo vírus.

Mercados públicos e feiras livres também foram alvo do decreto, que será publicado ainda hoje no diário oficial. Esses espaços só poderão funcionar de quarta a domingo, e com restrição de horário: das 7h às 13h. Além de evitar a circulação de pessoas diariamente nesses locais, a medida vai ajudar a melhorar a organização e desinfecção feita pelos agentes de limpeza.

Outra medida estabelecida no novo decreto é o uso obrigatório de máscaras de proteção facial em todos os espaços públicos e estabelecimentos comerciais, que já tinha sido anunciada em decreto estadual e agora é reforçada pelo Executivo municipal. Aos estabelecimentos públicos e privados que estejam autorizados a funcionar recomenda-se, inclusive, não permitir o acesso no interior das suas dependências de quem não esteja usando máscara.

Segundo o prefeito, essas restrições são necessárias diante do não cumprimento do isolamento social, que em Santa Rita está em média de 40%. “Até pessoas notificadas, testadas como positivo para coronavírus, e orientadas para o devido isolamento, mesmo cientes, ainda estão nas ruas contaminando outras pessoas. Isso é muito sério”, alertou.

Emerson Panta lembrou que entre as últimas ações para ampliação da assistência em saúde no município está a parceria com o governo estadual, que resultou no atendimento exclusivo na UPA para casos da covid-19 e o CER, construído pela prefeitura, funcionará durante este período de pandemia para pronto atendimento infantil. Na UPA, a quantidade de leitos já foi duplicada, e no CER, triplicada.

O prefeito adiantou também que a parceria deve garantir no CER, ainda esta semana, entre oito a onze novos leitos extras de UTI para o público adulto, em uma ala à parte que funcionará como área vermelha, com respiradores.


Secretaria de Comunicação Institucional