terça-feira, 13 de abril de 2021

Jeová parabeniza equipe da SES por viabilizar implantação do teste do pezinho ampliado na rede pública

“Quero parabenizar toda equipe da Secretaria Estadual de Saúde, nas pessoas de Dr. Geraldo Medeiros, de Renata e do secretário executivo, Daniel Beltrami que mesmo em meio a essa pandemia tocaram, em paralelo,  um projeto de grande relevância que é o do Teste do Pezinho Ampliado que vai possibilitar que o filho do pobre tenha as mesmas condições que os filhos dos ricos de identificar doenças de forma precoce, ao nascer”, disse o deputado estadual Jeová Campos, durante sessão remota da ALPB, nesta terça-feira. O parlamentar se referia a Lei Nº 11566, que assegura aos bebês nascidos em hospitais e maternidades da rede pública de saúde da Paraíba o direito ao teste de triagem neonatal, na sua modalidade ampliada. A iniciativa desta ação foi do deputado cajazeirense.

Segundo Jeová, o teste vai começar a ser implantado, já a partir de maio, assim que acabar o treinamento da equipe que será responsável pela realização dos mesmos. “A equipe de saúde que vai operacionalizar esse teste passará por treinamento que será realizado no final de abril e começo de maio, de forma que acredito que até final de maio os testes já possam começar a ser realizados”, disse o deputado, lembrando que no final do ano passado essa ação ganhou um reforço significativo para ser viabilizada, através da destinação de parte de R$ 500 mil oriundos de Emenda de Bancada Impositiva dos deputados federais da Paraíba.

Atualmente, o teste do pezinho disponibilizado na rede pública diagnostica apenas seis doenças e com a ampliação ele poderá identificar até 30 patologias. “Com o teste ampliado será possível diagnosticar precocemente várias doenças, proporcionando um tratamento eficiente e imediato, o que por si só, contribuirá para o progresso da saúde pública do Estado e também resultará numa substancial racionalização dos gastos públicos com a assistência médico-hospitalar, já que a maioria dos pacientes atingidos pelas doenças termina toda a sua vida sob os cuidados do SUS gerando um ônus financeiro nada desprezível. Com esses testes feitos de maneira precoce haverá condições de minimizar isso”, lembra o parlamentar.

O teste do pezinho ampliado vai tornar possível o diagnóstico precoce das seguintes patologias: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Hipertireoidismo congênito, Hiperplasia Adrenal, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência de G6PD, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras Hemonoglobinopatias e Leucinos. No Distrito Federal, que hoje é referência em Teste do Pezinho Ampliado, são feitas, em média, 400 novas consultas de primeira vez no Centro de Referência de Doenças Raras da Secretaria de Saúde. A Paraíba será o primeiro estado do Nordeste a disponibilizar esse teste na rede pública.


Assessoria