terça-feira, 20 de abril de 2021

Com a diminuição de casos de internação os leitos de UTI Covid do Noaldo foram destinados agora para atendimento à demanda infantil

Levando em consideração a redução do número de internações de casos Covid e a necessidade de leitos de terapia intensiva para crianças e adolescentes com outras enfermidades, a direção do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) em parceria com a direção do Hospital Infantil Noaldo Leite decidiu redirecionar os cinco leitos de UTI abertos no Noaldo para o público alvo da unidade. Numa oportuna coincidência, chegaram quatro casos de crianças necessitando de suporte intensivo que já foram beneficiadas com essa nova destinação de leitos de terapia intensiva.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, explica que esse redirecionamento é provisório e vai permanecer enquanto se mantiver essa redução de casos de Covid. “Essa mudança é temporária, muito embora ela possa ser efetivada caso essa situação de redução dos casos graves de coronavirus se mantenha dentro dos atuais percentuais. Se avaliarmos que a situação mudou, poderemos reativar os leitos para o setor Covid novamente”, afirma Francisco.

Em relação à segurança no uso dos equipamentos e instalações que antes eram destinadas aos pacientes de coronavírus, a diretora geral do Noaldo, Isabella Cristina argumenta que não há qualquer possibilidade de existir contágio para os pacientes que não são de Covid. “Os utensílios utilizados nos equipamentos de suporte ventilatório são de uso individual e exclusivo e são descartados após o uso, o ambiente foi completamente higienizado, ou seja, não há a menor possibilidade dos pacientes da UTI pediátrica se contaminarem com Covid”, destaca a diretora, lembrado que ainda permanecem disponíveis os 12 leitos de Enfermaria Clínica no Noaldo destinado aos pacientes com Covid. No Complexo são mais 32 leitos de UTI Covid e outros 32 leitos de Enfermaria Clínica.


Assessoria de Imprensa