quarta-feira, 7 de abril de 2021

De Ronaldo até a Democracia, de Cássio até o Bolsonaro*

Dia 02 de abril deste ano separei o texto “A reação dramática de Ronaldo ao ser cassado pelo “sinistro” AI-5” para reler depois e tentar escrever algumas poucas linhas. O texto referido é de Nonato Guedes, publicado no Portal Os Guedes[1], apesar do peso do assunto, as linhas são leves, gostosas de ler, conectam fatos passados e presentes, além de permitir a presença de “vozes” parte de uma história pública e privada. Não vou refazer o texto ou ficar explicando minhas linhas, mas caso queira ficar mais próximo das linhas que seguem, basta ler o texto de Nonato, o link está no rodapé.

Em vários momentos lembrei de Roberto Jefferson, militante do PSOL, e das muitas vezes que ele repetiu (e ainda repetirá) que “não é verdade que Campina Grande é uma cidade conservadora”. Como ele (Roberto) pensaria o contrário? O vereador Ronaldo Cunha Lima já apresentava proposta de lei para Campina ter o Largo da Liberdade com um busto do Governador Leonel Brizola; como Deputado Estadual ocupou a tribuna para defender a normalidade democrática diante dos ataques sofridos por João Goulart. 

A distância dos anos de chumbo não é muito longa e os ataques a democracia são bem atuais. O atual antipresidente da República é defensor do AI5, da Tortura, da Ditadura, mesma ditadura que perseguiu e tomou o mandato do prefeito de Campina Grande em 1969, ano seguinte ao AI5. 

Não sei de quando é o texto das redes sociais do Ronaldo Cunha Lima, o Filho, mas imagino que aquele “puta que pariu”[2] – proferido por seu pai ao ouvir que a Ditadura tomou seu mandato – poderia facilmente ser repetido hoje, ao olhar o prefeito e ex o prefeito de Campina Grande recebendo Bolsonado sem máscara e com vastos sorrisos. Imagino o quanto atual seria o “puta que pariu” ao constatar o voto de seu neto, Pedro Cunha Lima, favorável ao projeto que legaliza o rico Furar a Fila da vacina. As vezes fico perguntando se esse “puta que pariu” não foi resgatado pelo filho por sua vontade de olhar nos olhos do Cássio Cunha Lima e dizer: “que Puta Que Pariu você quer fazer mais com o nome dos Cunha Lima?”, afinal, onde dinheiro voa, deve ser fácil comprar vacina e negociar com ditador.

* Nesse texto não trarei diferenças com governos ou ações violentas, é a vez da democracia.


[1] https://www.osguedes.com.br/2021/04/02/a-reacao-dramatica-de-ronaldo-ao-ser-cassado-pelo-sinistro-ai-5/

[2] Não acho que puta nenhuma tenha culpa com nada disso, são trabalhadoras e merecem respeito e direitos, mas mantive a expressão dos seus autores e a conexão com a História. Sabemos que é melhor ser filho da puta que de amigos e aliados de genocidas.


Por Tárcio Teixeira

Presidente do PSOL/PB