terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Escândalo das Americanas faz clientes do Nubank amargarem prejuízos

Economista Tiago Cespe
O fundo de renda fixa do Nubank “Nu Reserve Imediata”, que aparece na opção do Nubank para “Reserva de Emergência” e é mostrado como de “baixo risco e alta liquidez”, teve rentabilidade negativa nos últimos 30 dias por conta da queda acima de 57% nos papeis da Americanas em janeiro. Opção indicada para “investidores que não querem correr muitos riscos e com uma expectativa de retorno melhor que o da poupança”, o fundo teve um rendimento na média de 37% do CDI nos últimos 30 dias segundo as informações do aplicativo do Nubank. 

Antes do rombo de 20 bilhões de reais da Americanas, o fundo que conta com mais de 1,2 milhão de cotistas, patrimônio de aproximadamente 2,6 bilhões de reais e investimento mínimo de 1 real fornecia uma rentabilidade de 109% do CDI. Segundo as informações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), aproximadamente 1% do patrimônio do fundo era alocado em debêntures da Americanas. 
 
A rentabilidade negativa motivou uma séria de reclamações, já que os investidores até então pensavam que era uma opção de investimento segura e sem riscos.
 
Para falar sobre o assunto e explicar quais são as opções mais seguras para investir e evitar prejuízos, minha sugestão de fonte para falar sobre o assunto é o economista Tiago Cespe.

Ele possui especialização no mercado financeiro como Agente Autônomo de Investimentos, Ancord, PQO,  CPA-20 e Analista de Financeiro pela FGV. 

Ele também é o fundador da Cespe Investimentos, o primeiro escritório credenciado Safra Invest no estado do Rio de Janeiro, e da Cespe Educação Financeira.


Por Renato Lopes - Notícia Expressa