segunda-feira, 22 de março de 2021

No dia Mundial da Água deputado Jeová aproveita para destacar importância do Açude Velho e reiterar compromisso com sua revitalização

“No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, aproveito para reverenciar o Açude Senador Epitácio Pessoa, carinhosamente chamado de Açude Grande por todos os cajazeirenses e cajazeirados que amam o nosso maior patrimônio hídrico/ambiental”, disse nesta segunda-feira, o deputado estadual Jeová Campos. 

O parlamentar lembra que é também autor de um requerimento que solicita a execução da Emenda nº 95, apresentada por ele ao Orçamento Estadual do ano de 2021, com o objetivo de revitalizar o Açude Grande, com a construção do parque linear no entorno do citado manancial.

“Em meu requerimento solicito que seja atendido o que foi posto na Lei Orçamentária Anual de 2021, através da Emenda de Meta nº 95, apresentada por mim e sancionada pelo Governador da Paraíba, João Azevêdo, no sentido de revitalizar o referido açude”, reitera Jeová, lembrando que em fevereiro, houve um passo importante neste sentido. “Mês passado foi iniciada a delimitação da Área de Preservação Permanente do Açude Grande por técnicos da Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema), em parceria com a Empresa Paraibana de Pesquisa e Extensão (Empaer) e a Secretaria de Meio Ambiente de Cajazeiras”, afirma o deputado.

Ainda segundo ele, na ocasião foram fixadas estacas de delimitação para edificações, como também foi feito o link de base com referência de nível que determinarão o uso e ocupação do açude, que é um dos principais cartões postais de Cajazeiras. “Esse trabalho faz parte do projeto do Parque Linear do Açude Grande que visa, além da preservação, a despoluição do manancial, que tem sido objeto de uma incansável luta por parte da sociedade civil de Cajazeiras, instituições públicas e, em especial, do Fórum Açude Grande, empenhado na ampla recuperação, preservação e utilização do seu entorno com a implantação do Parque Linear, beneficiando, indistintamente, toda a população cajazeirense e pondo fim às invasões indevidas e construções irregulares em suas margens e espelho d'água”, completa o parlamentar.

Sobre o Açude - No ano de 1804 foi construído o reservatório d’água denominado de “Açude Grande” de Cajazeiras que destinava-se ao abastecimento dos moradores da localidade e para a criação de animais. Em 1915 deu-se início à reconstrução e ampliação do manancial pelo DNOCS, tendo sido entregue ao Estado no dia 16 de novembro de 1916, com capacidade de armazenamento de pouco mais de 2.599.000 metros cúbicos. Ao longo dos anos, com o aumento populacional, os esgotos de parte da cidade começaram a ser lançados no referido açude, como até hoje ocorre. “Ajudar a revitalizar esse açude é um compromisso de meu mandato, não apenas deste atual, já que essa defesa eu faço deste meu primeiro mandato, aliás, antes de me tornar deputado eu já tinha compromisso com essa causa por ter raízes profundas com Cajazeiras e por defender causas ligadas ao meio ambiente”, finalizou Jeová.

 

Assessoria