quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Cachorros de rua de Cajazeiras vivem surto de cinomose, diz cuidadora


Cajazeiras está vivenciando um surto de cinomose que já tirou a vida de dezenas de cães, especialmente os de rua. A informação foi repassada pela cuidadora Cléo Moura, do SOS Pet. Ela disse que está com vários animais com a doença e que existe vacina, entretanto os cachorros de rua não recebem a imunização, além da falta de um alimentação adequada que dificulta o enfrentamento da doença.

A protetora afirmou que havia quatro filhotes agonizando em uma casa abandonada, que fica localizada em frente ao Cajazeiras Tênis Clube.

Cléo Moura disse que, no momento, está com cerca de 600 animais sob sua responsabilidade para alimentar e tratar, além dos incontáveis animais que vivem nas ruas se alimentando de lixo ou passando fome à espera da sua ajuda, que vem de doações feitas, principalmente, por pessoas que se preocuparam e também protegem animais de rua.

“Além da preocupação com a alimentação e o tratamento de outras doenças, filhotes abandonados e acidentados, agora, esse surto de cinomose”, lamentou Cléo Moura.

Ela voltou a pedir a ajudada da governo municipal e da população. A cuidadora afirmou que já viu muitos animais doentes de cinomose, entretanto, agora, a situação é assustadora.

Cinomose – A cinomose canina é uma doença infectocontagiosa que afeta cães causada por um vírus. Ela é altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10, V11 ou V12). A cinomose não afeta os gatos. Nos estágios iniciais da doença, um sintoma bastante comum é a diarreia, uma vez que o sistema digestório é, geralmente, o primeiro a ser atingido. Em um estágio um pouco mais avançado da doença, o sistema respiratório é acometido, sendo observadas secreções normalmente amareladas e densas saindo pelo nariz e região dos olhos.


Com Informações do Gazeta do Alto Piranhas