terça-feira, 20 de junho de 2023

Integração entre hospitais universitários federais na Paraíba foi pauta de encontro entre vice-presidente da Ebserh e superintendentes

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é a estatal que administra 41 hospitais universitários federais no país, dos quais estão os três HUs do estado

João Pessoa (PB) – Em sua segunda visita oficial à Paraíba como gestor da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o vice-presidente, Daniel Beltrammi, reuniu-se com os superintendentes dos três hospitais universitários federais do estado. O encontro, ocorrido na última sexta-feira, 16, teve como pauta ações para fortalecimento da rede, por meio de uma maior integração entre as unidades hospitalares, além de planejamento para otimizar e ampliar a oferta de serviços dos HUs administrados pela estatal na Paraíba.

Segundo Beltrammi, a reunião administrativa visou levantar estratégias de interação com os hospitais da Rede Ebserh localizados no estado. “A Paraíba é privilegiada por contar com três hospitais universitários federais, um da Universidade Federal da Paraíba e dois da Universidade Federal de Campina Grande. A nossa tarefa é seguir discutindo possibilidades de fortalecimento, não só de cada unidade, mas da rede integrada”, afirmou.

Na Paraíba, a Ebserh é responsável pela administração do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), localizado em João Pessoa, do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), que fica em Campina Grande, e do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras.

“Na oportunidade, pudemos pensar em planos de curto, médio e longo prazos para o futuro da rede, a partir, inclusive, de aporte por meio do fortalecimento das contratualizações, para que o ensino possa continuar transformando o cuidado e a gente possa cuidar cada vez melhor da população”, destacou Beltrammi.

Para o superintendente em exercício do Hospital Universitário Lauro Wanderley, José Eymard Medeiros, o encontro foi importante para discutir estratégias de maior eficiência no funcionamento dos hospitais da Rede Ebserh na Paraíba, a fim de cumprir a missão de formar profissionais aliada à prestação de assistência em saúde à população.

A superintendente do HUAC-UFCG, Paula Maia, disse que, entre outras questões, foi discutido o potencial do Alcides Carneiro em ampliar os serviços por meio da contratualização SUS. “E a possibilidade de contratualização com o Estado. A reunião visou levantar estratégias de fortalecimento dos hospitais para uma oferta de maior qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS) na Paraíba”, acrescentou.

Participaram ainda da reunião a superintendente do HUJB-UFCG, Ana Paula Oliveira; os gerentes Administrativo e de Ensino e Pesquisa do HULW, Fábio Lopes e Tarciana Costa; além do titular da Gerência Administrativa do HUAC, Allison Haley dos Santos, e do gerente de Atenção à Saúde do Alcides Carneiro, Jaime Emanuel Brito Araújo, que, na ocasião, estava respondendo pela superintendência do HUAC.

A primeira agenda do vice-presidente da Ebserh na Paraíba foi em março deste ano durante a inauguração da nova subestação de energia elétrica do HULW. Foram investidos recursos de R$ 5,5 milhões para a ampliação e a modernização do sistema de distribuição de energia elétrica convencional e de emergência do HULW.

Sobre a Rede Ebserh - O Hospital Universitário Lauro Wanderley, o Hospital Universitário Alcides Carneiro e o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) são campos de prática para ensino, pesquisa e extensão, alinhando formação profissional à assistência à saúde da população paraibana. Todos fazem parte da Rede Ebserh.

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

 

Com informações do HULW-UFPB/Ebserh