quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Hospital Universitário Júlio Bandeira valoriza o talento artístico dos pacientes

PROJETO “MINHA ARTE” - "Estimular a criatividade, otimizar o tempo e dar asas à imaginação dos pacientes internados e que se encontram em atendimento no hospital" são alguns dos objetivos do projeto "Minha arte" segundo a pedagoga do Hospital Universidade Júlio Bandeira da UFCG/Ebserh/MEC, Idelane da Silva, que faz parte da rede Ebserh desde 2018 (como pedagoga desde 2019).

O paciente André Domingos, 21 anos, que estava internado desde o mês de setembro na Clínica Médica da Unidade Hospitalar, mostrou o seu talento artístico por meio do desenho e também da escrita, no qual desenhou os profissionais do HUJB que o acolheram e atenderam durante o tempo que estava em tratamento, além de ter escrito cartas de desabafo sobre situações vivenciadas e de agradecimento pelo atendimento recebido no hospital. Após isso, realizou-se uma exposição artística do material produzido no dia 12 de outubro, mesmo dia da sua alta hospitalar.

O projeto "Minha arte" já existe há alguns anos no hospital atingindo positivamente diversos pacientes e é promovido pela Pedagogia que faz parte da Unidade Multiprofissional. É importante ressaltar que são ofertados materiais como: papel, lápis de pintura e hidrocor, canetas dentre outros para a escrita e o desenho cujos pacientes demonstrem aptidão, habilidade e interesse em expressar no campo da arte o que está muitas vezes bem escondido internamente.

Sobre a Ebserh - Criada em 2011, a Ebserh, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Os hospitais vinculados a universidades federais possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.


Assessoria de Comunicação - HUJB