quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Câmara Municipal homenageia com sessão especial Banco de Leite Humano de Cajazeiras


Em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Câmara Municipal de Cajazeiras fez na noite de ontem, terça-feira (7), uma grande homenagem ao Banco de Leite Humano de Cajazeiras, localizado no complexo hospitalar do HRC e, ao lado da Maternidade Dr. Deodato Cartaxo.

Na referida sessão, a coordenadora do BLH – enfermeira Symara Abrantes trouxera sua explanação e apresentou um slide com gráficos mostrando largo crescimento e números positivos na coleta e doação de leite humano chegando a ser repassado, inclusive para outras praças do Estado.

Para o diretor daquele órgão Dr. José Rildo Sobral, até meados de 2011, o BLH não existia, ou existia apenas no nome, pois segundo informações do mesmo, só ninhos e teias de aranhas povoavam às dependências. “Em 2010 conseguíamos cerca de 3 litros de leite em doação já em 2011 chegamos a coletar em doação cerca de 30 litros, me sinto feliz pelos números aqui apresentados”, afirmou Rildo Sobral.

Participaram da homenagem na Câmara Municipal, além de sociedade organizada, mães doadoras, a gerente do 9º Núcleo de Saúde – Dra. Maura Vanessa, a diretora do HRC – Dra. Emanuelli Lira Cariri e vereadores.
Na fala da diretora do 9º Núcleo naquela oportunidade, Maura ressaltou a importância da abertura de novos postos de coleta de doação de leite humano, pois dessa forma os números de mortalidade infantil poderão ser diminuídos a cada ano. “Estamos buscando parcerias com prefeituras da região para implantarmos novos postos de coleta de leite humano”, afirmou Dra. Maura.
Ao final, os vereadores em comum acordo e entendimento dos serviços prestados à sociedade pelo BLH, aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei, que dispõe de benefícios para doadoras de leite humano, como gratuidade nos transportes públicos com apresentação de carteirinha do órgão. Para finalizar sua explanação, a coordenadora Symara Abrantes homenageou uma funcionária do órgão, porém já falecida, mas uma homenagem justa, colocar o nome do Banco de Leite Humano de Josefa Garcia.

Da redação