sábado, 24 de julho de 2010

Corre-corre causa 15 mortes em parada gay na Alemanha

Rene Tillman/24.07.2010/AFPFoto Rene Tillman/24.07.2010/AFP
Equipes socorrem pessoa ferida dutante corre-corre que matou 15 em parada gay na Alemanha
 
MUNDO: 24/07/2010 - Pelo menos 15 pessoas morreram pisoteadas neste sábado (24) em Duisburg, no oeste da Alemanha, e outras 40 ficaram feridas na confusão gerada durante a festa de música eletrônica Love Parade. Os últimos números foram divulgados pela imprensa europeia, entre eles o jornal britânico Telegraph.

Relatos, ainda não confirmados, dizem que as vítimas foram esmagadas ao tentarem entrar em um túnel. Cerca de dez pessoas tiveram que ser reanimadas pelos serviços de emergência.

Funcionários da prefeitura decidiram não evacuar o local imediatamente para evitar mais pânico entre os participantes.
 
A Love Parade reuniu 500 mil pessoas, segundo dados oficiais, neste sábado em Duisburg. O evento é uma das mais antigas festas de música eletrônica, criada em Berlim em 1989.

O desfile começou no início da tarde, com 15 carros alegóricos, sobre os quais centenas de pessoas dançavam ao ritmo da música eletrônica.

A previsão era de que, às 17h locais (meio-dia no Brasil), a Love Parade chegaria às instalações de uma antiga estação de transporte de mercadorias, onde a festa prosseguiria durante a madrugada.

O evento aconteceu em Berlim até 2007 e foi transferido para Ruhr e, um ano depois, para Dortmund, onde reuniu 1,6 milhão de pessoas.

Em 2011, será realizado na cidade de Gelsenkirchen.