domingo, 24 de janeiro de 2010

Destaques de 24 a 30 de janeiro de 2010‏

Serviço de Atendimento ao Público TV Brasil Rua da Relação, 18 / 5° andar Rio de Janeiro - RJ Tel: (5521) 2117 6208 www.tvbrasil.org.br

Topo
Anima TV I

Pequenos e grandes bichos capazes de transformar qualquer situação em uma maravilhosa aventura, viagens inimagináveis pelo espaço, inventos curiosos, jogos, piratas e muito mais serão destaques na tela da TV Brasil na próxima semana. A partir de segunda-feira (25), até sexta-feira (29), às 11 e 15 horas, e no sábado (30), às 14h30, todos eles estão no Anima TV I. São 17 pilotos de produções de animação voltados para públicos nas faixas etárias de 6 a 14 anos, vencedores da primeira fase do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Séries de Animação Brasileira – Anima TV. A iniciativa é da TV Brasil, TV Cultura, Ministério da Cultura e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais – ABEPEC – com apoio institucional da Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA.

No início de 2009, os vencedores desta primeira fase foram escolhidos entre 257 projetos enviados de todo o Brasil. Agora, após esta semana de exibição, uma comissão julgadora inicia a seleção de dois ganhadores. Os escolhidos produzirão suas séries com 12 episódios, mais o piloto, com 11 minutos de duração cada, para serem exibidas na televisão em 2011 e apresentadas nos principais mercados internacionais de animação. Para a realização dos seus projetos, os selecionados da primeira fase, além do contrato de coprodução, participaram de uma oficina para desenvolvimento de projetos de séries de animação com consultores brasileiros e estrangeiros.

No mês de março, uma segunda oficina será oferecida aos realizadores, desta vez voltada para a inserção no mercado de animação. Após esse encontro, a comissão indicará os dois vencedores. Em seu primeiro ano e ainda na fase inicial, o Anima TV já desperta interesse também no exterior. Em setembro, o projeto foi apresentado no Upto 3, mostra de animação que aconteceu dentro do Brazilian Film Festival, em Toronto, no Canada. Logo em seguida foi a vez da apresentação na Conferência de Animação em Televisão – TAC – realizada durante o Festival Internacional de Ottawa, no mesmo país. Emissoras de televisão e produtoras, entre elas a Cookie Jar e Starz Animation, com forte presença no mercado de animação, destacaram a originalidade do projeto, as ideias apresentadas e, principalmente, o envolvimento das emissoras de televisão neste mercado.

A Programação

A apresentação do Anima TV será feita através de cinco programas. Inicialmente, um especial na segunda-feira (25), às 14h45m, com o making of de todos os selecionados, mostrando detalhes de suas realizações.

Programa n° 1, produções para a faixa etária de 6 a 8 anos. Exibição na terça-feira (26), às 15 horas e sexta-feira (29), às 11 horas.

Vai dar samba, de Humberto Dias de Avelar, de São Paulo, produzido pela Urca Filmes. Numa loja encantada de instrumentos musicais, crianças criam um clube secreto para contar histórias através de músicas.

A princesa do coração gelado, de Zuleika Esteves Escobar, do Rio Grande do Sul, produzido por Mínima. A princesa Lucy e seus amigos partem numa aventura em busca do elemento que falta para o feitiço que descongelará seu coração.

Bolota & Chumbrega, de Carlos Frederico D'Avila Pinto, do Rio Grande do Sul, produzido pelo Armazém da Imagem. O cão Bolota, a gata Chumbrega e o hamster Von Von viajam num guarda-chuva mágico em busca de comidas típicas e diversão.

Abílio e Traquitana, de Henrique Barone de Andrade, de São Paulo, produzido pela Light Box Estúdios. Um inventor e sua incrível máquina contam com a ajuda das famílias do conhecimento para descobrir relações inusitadas misturando conhecimento e diversão.

Programa n° 2, produções para a a faixa etária de 6 a 9 anos. Exibição na quarta-feira (27), às 11 horas e quinta-feira (28), às 15 horas.

Tromba Trem, de José Luiz Brandão Albuquerque, do Rio de Janeiro, produzido por Copa Estúdios. Um elefante sem memória, uma tamanduá vegetariana e uma colônia de cupins partem para uma viagem de trem pela América Latina.

Jajá Arara Rara, de Frederico Andrade Stanisci, de São Paulo, produzido por Estúdios MOL. Na floresta amazônica, Jajá, uma ararinha vermelha meio maluca mostra a floresta ao lado dos amigos Nininha e Salomão.

Wilbor, de Rodrigo Gava Reddo Avez, do Rio de Janeiro, produzido por Labo Cine. Wilbor é um eterno otimista mesmo quando se mete nas maiores confusões.

Vivi Varento, de Alexandre C. De Abreu, de São Paulo, produzido por Mixer. A menina Vivi viaja pelo mundo a procura de Viravento, um lugar secreto e misterioso revelado por sua avó, uma famosa escritora.

Programa n° 3, produções para a faixa etária de 6 a12 anos. Exibição na terça-feira (26), às 11 horas e na sexta-feira (29), às 15 horas.

Pirata Vs Ninjas Vs Robôs Vs Caubóis, de João Francisco Moreira Penna, de Minas Gerais, produzido por Abuzza Filmes. Inimigos naturais se enfrentam numa batalha no melhor estilo dos videogames.

Hiperion, de Bruno Correia Vidigal de Vasconcelos, do Rio de Janeiro, produzido por UPX Studios. Cadu, um menino de 12 anos, enfrenta diversas agruras até aprender a usar a armadura Hiperion. Parte então para derrotar o vilão Hyrus e proteger o universo. Produzida em 3D.

Platz na Cidade, de Paulo Kiyoshi Abreu Miyada, de São Paulo, produzido por Animatório. As aventura de Platz, um entregador de pizza numa grande cidade. Ele é obrigado a entregar as encomendas em, no máximo, dez minutos superando os mais absurdos obstáculos.

Carrapatos e Catapultas, de Almir Correia, do Paraná, produzido por Zoom Elefante. Carrapatos de uma distante galáxia, adoram se catapultar e sugar tudo que encontram no universo até explodir e ir morar no “Mundo dos carrapatos fantasmas”.

Programa n° 4, produções para a faixa etária de 12 a 14 anos. Exibição na quarta-feira (27), às 15 horas e na quinta-feira (28), às 11 horas.

Scratch, de Frederico Otávio Luz, do Rio Grande do Sul, produzido por Cápsula. Três baratas detetives auxiliam um investigador incompetente a desvendar crimes bizarros.

Nave Sub-D, de Pedro Aguilera Fernandes, de São Paulo, produzido por Maria Bonita. Sub-D, uma nave antiga e decadente, resgata os tripulantes da nave G-8, um luxuoso modelo de última geração. Os desentendimentos entre os dois grupos são inevitáveis.

Historietas Assombradas (Para Crianças Mal-Criadas), Victor Hugo Maciel Sansão Borges, de São Paulo, produzido por Neoplastic. A chegada de um velhinha transforma a vida de um garoto de 11 anos num universo sem limites para a imaginação.

Zica e os Camaleões, de Ari Nicolosi Mota, de São Paulo, produzido por Conteúdos Diversos. Zica, uma menina de 14 anos, procura através de sua arte entender o mundo que a cerca.

Miúda e o Guarda Chuva, de Victor de Morais Cayres, da Bahia, produzido por Santo Forte. Miúda alimenta sua planta carnívora com formigas sem saber que os insetos arquitetam um plano cheio de histórias extraordinárias envolvendo guarda-chuvas e poesias.

No sábado (30), a partir das 14h30, a TV Brasil apresenta a Maratona Anima TV com todos os concorrentes.

O Programa Anima TV visa estimular o desenvolvimento da indústria brasileira de animação através da realização de projetos regionais, capacitação de profissionais no setor, a articulação de um circuito nacional de teledifusão de projetos de animação e a inserção da animação brasileira no cenário internacional.


Topo
Copa São Paulo
41° Copa São Paulo de Futebol Junior

Apontada como a principal vitrine para os novos talentos do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Junior chega ao fim nesta segunda-feira (25). A partida final vai ao ar ao vivo às 15h45 pela TV Brasil.

Ao todo foram 92 times participaram das seis rodadas do campeonato que atualmente faz parte das comemorações do mês de aniversário da capital paulista – 25 de janeiro. Criada em 1969, este ano a competição contou com atletas nascidos entre 1991 e 1994 que desejam repetir as façanhas de Falcão, Casagrande, Djalminha, Toninho Cerezo, Dener, Kaká e muitos outros nomes revelados ao longo das 40 edições do torneio.

Horário: Segunda, às 15h45


Domingo

Topo
ABZ do Ziraldo
24/01

O ABZ do Ziraldo deste domingo traz a contadora de histórias Silvia Castro, o grupo de Frevo Prato Misterioso e a escritora Anna Claudia Ramos.

Para começar o programa, Ziraldo entrevista Silvia Castro. Acompanhada pelo músico Marlon, ela conta a história Um presente de pai. Outra atração é o grupo Prato Misterioso, que anima todo o público presente com sua apresentação de frevo. Três meninas da plateia se encantam com a dança e aprendem alguns passos do ritmo pernambucano. Em seguida, o apresentador fala sobre a fundação da companhia e conversa com o diretor do grupo, Adalberto da Costa Neto.

Ziraldo conversa ainda com a escritora Anna Claudia. Ela, que já escreveu 43 obras, fala sobre o livro Ekaboka, produzido em conjunto com as alunas de sua oficina literária. A escritora também comenta sobre os livros Lendas Urbanas, de contos de suspense, e Capitão Medalhão e Justiceiro Negro.

Para finalizar o programa, o Coral Maluquinho canta Maracangalha, de Dorival Caymmi.

Apresentação Ziraldo. Direção Dermeval Netto. Produção FBL Criação e Produção. Tema Musical Zé Zuca. Horário: Domingo, às 12h


Topo
Stadium
24/01 Verão

O programa deste domingo traz de volta o quadro Na rota do Verão para mostrar como os atletas lidam com as altas temperaturas desta época do ano e o que muda na rotina deles nos meses de calor.

O Stadium também faz um questionamento: Será que uma vendedora de esfiha pode ser considerada atleta? O programa mostra a rotina de uma jovem de 20 anos, moradara de Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro, que carrega, em média, 50 quilos e caminha cerca de 5 quilômetros por dia para vender suas esfihas. O repórter Juliano Lima vai buscar a resposta com um especialista.

O carnaval se aproxima e o Stadium vai atrás da preparação dos “atletas do samba”. O apresentador Naná Nascimento mostra de perto o treinamento de um folião que vai desfilar em sete escolas de samba este ano.

E ainda a repórter Joana Collares vai mostrar que, nem sempre, o amor pelo esporte está no sangue. Lorena Fontes é apaixonada pela nado sincronizado, modalidade esportiva na qual o padrasto ganhou muitas medalhas. Apresentação Rosana Mattos e Naná Nascimento. Editor-chefe Arnaldo Mexas. Apoio cultural Caixa Econômica Federal.

Domingos, às 15h.


Topo
Ver TV
24/01 Religião e TV

O programa enfatiza o espaço que a religião ocupa atualmente na TV brasileira. Em canais abertos ou fechados é frequente a exibição de programas religiosos em diversos horários. Algumas emissoras alugam seus espaços e outras controlam seus próprios programas de confissões religiosas.

O Ver TV quer saber até onde essa prática é legal. Como ficam as religiões que não têm acesso à TV? Que caminhos a televisão brasileira deve tomar para tratar a fé brasileira de forma serena e equilibrada?

Participam deste debate os convidados: Roberto Livianu, promotor de Justiça no Estado de São Paulo, doutor em direito pela USP; Rita Segato, antropóloga, professora da Universidade de Brasília; e Lucelmo Lacerda, historiador, especialista em história das religiões.

Apresentação Lalo Leal Direção Alessandra Esteves Produção executiva Lígia Borges e Naitê Almeida Realização da TV Câmara em parceria com a TV Brasil, com apoio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados Horário: Domingo, às 17h.


Topo
Conexão Roberto D´Avila
24/01 Walmor Chagas

O jornalista Roberto D´Avila entrevista um dos mais importantes atores do teatro e do cinema brasileiros, Walmor Chagas.

Com 60 anos de carreira, o ator, diretor e produtor teatral gaúcho começou sua carreira em 1948, no Teatro do Estudante de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde permaneceu até 1951. No ano seguinte, Walmor Chagas mudou-se para São Paulo, a fim de trabalhar no Teatro Brasileiro de Comédia.

Ao todo, atuou em mais de 40 peças, cerca de 20 filmes, 30 novelas e casos especiais. Há mais de 10 anos, Walmor Chagas se recolheu ao seu sítio em Guaratinguetá, na Serra da Mantiqueira, de onde só sai para realizar trabalhos que realmente o empolgue.

Durante a entrevista, Walmor Chagas fala da grande estrela do teatro, a atriz Cacilda Becker, com quem foi casado e da Companhia de Teatro Cacilda Becker, que fundou junto com ela e com o amigo Ziembinski, também ator e diretor.

Ele relembra ainda o grande teatro que foi o TBC – Teatro Brasileiro de Comédia e os filmes São Paulo S.A (1965) e Valsa para Bruno Stein (2007), em que foi protagonista. Neste último, Walmor interpreta Bruno Stein, um homem de idade avançada que não vê mais prazer na vida.

O programa foi gravado no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Apoio cultural Petrobras. Domingo, 20h.


Topo
Arte com Sérgio Britto
24/01 Entrevista com a escritora Nélida Piñon

A convidada de Sérgio Britto nesta edição é a jornalista e escritora Nélida Piñon, autora de reconhecimento internacional cuja obra está traduzida em diversas línguas. Carioca de Santa Tereza, bairro com grande vida intelectual e artística, Nélida Piñon foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, eleita em 1989.

Nélida Piñon e Sérgio Britto conversam sobre a biografia Coração Andarilho, em que a escritora conta histórias de sua infância, a relação com a família e em especial com seus pais.

Durante a entrevista, os dois partilham lembranças de lugares e situações importantes na vida de ambos, como viagens para a cidade de São Lourenço, que integra o chamado Circuito das Águas de Minas Gerais, além de reminiscências de antigos carnavais em Vila Isabel, na Zona Norte, do Rio de Janeiro.

Apresentação Sérgio Britto Direção geral Sérgio Cardia Roteiro Sandra Lousada Produção Regina Vieira

Horário: Domingo, às 22h30.


Topo

Programa de Cinema

24/01 Nélson Gonçalves

Ainda criança, o pequeno Nélson Gonçalves era levado por seu pai a praças e feiras para cantar. Possuído pelo dom da música, ele cresce e passa a se dedicar à carreira de cantor, não sem antes passar por vários empregos fixos. Inclusive, começar uma carreira profissional no boxe. Em São Paulo, Nélson faz várias apresentações em rádios.

Decidido a continuar cantando, ele parte para o Rio de Janeiro, onde é reprovado em inúmeros testes nas emissoras cariocas. Desolado, resolve trabalhar no botequim do irmão. Conhece dois compositores que lhe oferecem a proposta de compra de 10 mil discos por uma loja se Nélson gravasse uma música deles. Nélson aceita a oferta. Mas, ao apresentar as músicas, surge sua gagueira. Ele é expulso da loja, acusado de ser um ladrão de músicas.

O desentendimento é corrigido pouco depois, quando o cantor mostra que, apesar da gagueira, possui uma grande voz. A partir de então, a carreira de Nélson Gonçalves deslancha, com o cantor fazendo apresentações por todo o país até se envolver com o maior de todos os seus problemas: o vício pela cocaína.

Documentário / Drama. De Elizeu Ewald. 2001. P&B. 72Min. Com Alexandre Borges, Julia Lemmertz, Taumaturgo Ferreira, Jandir Ferrari, Ernani Moraes.

Horário: Domingo, à 1h15.


Segunda-FEIRA
Topo
De Lá pra Cá
25/01

De Lá pra Cá

O De Lá Pra Cá relembra a história de vida do craque-galã Heleno de Freitas. Para debater a conturbada trajetória do jogador de futebol, o programa convida o biógrafo Marcos Eduardo Neves, o comentarista esportivo Luiz Mendes, o jornalista João Máximo, a cantora Ana Buarque de Hollanda, o médico José Tollendal e o diretor José Henrique Fonseca.

Dono de uma postura elegante e de um gênio intempestivo, Heleno de Freitas é considerado o maior ídolo alvinegro dos anos 1940. Seu futebol encantou o mundo e lhe rendeu frases e expressões emblemáticas como a que se encontra na sua estátua em Barranquilla, na Colômbia : “El Salvador”.

No entanto, sua vida foi marcada por vícios e drogas como éter e lança-perfume. A dependência química o levou à uma tentativa de suicídio: se eletrocutar durante um dos treinos do Botafogo. Heleno também teve complicações com sífilis e ficou louco. Morreu jovem e esquecido em um sanatório de Barbacena, Minas Gerais, no ano de 1959.

Apresentação Ancelmo Gois e Vera Barroso. Produção executiva Tathiana Targine. Roteiro Marcio Parente. Direção Carolina Sá. Direção geral José Araripe Jr. Horário: Segundas, às 22h.


Terça-FEIRA
Topo
Cozinha Brasil
26/01

O melhor da culinária goiana

O Cozinha Brasil viaja até a cidade goiana de Pirenópolis. Entre seus muitos pontos turísticos, como a arquitetura colonial e as belezas naturais, a cidade atrai pela riqueza da sua gastronomia. O visitante encontra várias delícias, como o arroz com pequi, guariroba, paçoca de pilão e, é claro, o tradicional empadão goiano.

O programa também vai mostrar uma fazenda de tomates, cultivo daquela região e vai ensinar a fazer uma receita de suflê de tomate.

Horário: Terças, às 12h30.


Topo
Expedições
26/01

Lagoa Rodrigo de Freitas

O programa Expedições investiga todas as faces de um dos espelhos d’água mais conhecidos do Brasil: a Lagoa Rodrigo de Freitas, cartão postal da Zona Sul do Rio de Janeiro. Uma laguna, ligada ao mar, que presta serviços ambientais valiosos aos moradores, alavanca negócios ligados ao turismo e constitui o ganha-pão de uma colônia de pescadores.

Após dois séculos de urbanização maciça, a Lagoa chegou ao final do século XX com graves problemas de poluição, que resultavam frequentemente em mau cheiro e mortandade de peixes. Com a mobilização da população e do poder público, a Lagoa, aos poucos, recupera sua saúde. Alvo de projetos de grande impacto, que preveem a intensificação da ligação entre Lagoa e mar, a Lagoa Rodrigo de Freitas inspira cuidados. A equipe de Expedições pesquisou os prós e os contras desses projetos, e vai analisar ações simples e cotidianas, capazes de promover saúde e sustentabilidade a essa lagoa que é, a um só tempo, patrimônio cultural e ambiental do Rio de Janeiro.

Apresentação Paula Saldanha. Produção RW Cine. Apoio cultural Petrobras. Horário: Terças, às 20h


Topo
lutas.doc
26/01

A luta feminina na história da sociedade brasileira

Heroína sem Estátua é o quarto episódio da série Lutas.doc. O tema desse capítulo é sobre a luta das mulheres pela igualdade de direitos na sociedade brasileira. A evolução das mulheres anda a passos largos”, afirma o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dos entrevistados do programa. Mas nem sempre foi assim. Lutas.doc analisa as batalhas femininas para alcançar conquistas como o direito ao voto, sua inserção na política e no mercado de trabalho.

Na avaliação do historiador Pedro Puntoni, toda revolução histórica é marcada por conflitos e, no caso da questão feminina, o papel da rebelião foi fundamental nesse processo.A rebeldia transforma a história”, analisa. Ele conclui que, na política, o brasileiro ainda é muito conservador e a visão machista perdura nas grandes decisões. A professora de filosofia da USP, Olgária Matos, também opina sobre o assunto e declara que na política o que vence a eleição é o marketing eleitoral e não os bons projetos. A política se converteu em prestação de serviços, comenta Olgária.

Mesmo com todo o avanço das mulheres, a série constata que apenas 9% das prefeituras brasileiras são ocupadas por elas. Outro índice que ainda é um diferencial são os salários: 40% menor do que os dos homens que ocupam a mesma função. Uma das representantes da mulher na política, a senadora Marina Silva (PV-AC) reconhece o rápido aprendizado das mulheres com os homens. E garante que “se os homens não aprenderem com elas terão um grande prejuízo”.

Entre pensadores, políticos e representantes dos movimentos sociais que participam do programa estão o historiador Pedro Puntoni, o psicanalista Contardo Calligaris, a sub-prefeita da Lapa em São Paulo, Soninha Francine; o escritor Ferrez, a professora de filosofia- USP, Olgária Matos; o líder do MST, João Pedro Stédile, a professora Esther Hamburger, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a senadora Marina Silva, a filosófa e apresentadora Márcia Tiburi e a jornalista e ex-moradora de rua Esmeralda Oritiz.

Lutas.Doc é uma parceria da TV Brasil com a Gullane e Buriti Filmes. Roteiro e Direção Daniel Augusto e Luiz Bolognesi Produção Caio Gullane, Fabiano Gullane, Laís Bodanzky e Renata Galvão

Horário: Terças, às 23h.


Quarta-FEIRA
Topo
Alto Falante
27/01

O Alto Falante desta semana traz os melhores momentos do festival Bonnaroo, realizado em junho de 2009 em Tennesse, nos Estados Unidos.

A equipe do programa esteve lá e mostra o leque das atrações. Entre os participantes estão Bruce Springsteen, Beastie Boys, Ben Harper & Relentless 7, TV On The Radio e muitos outros.

De volta ao território brasileiro, Alto Falante faz um bate papo com os sul-africanos do Goldfish, que passaram pelo Brasil no ano passado e apresentaram seu som contagiante.

Horário: Quartas, às 17h30


Topo
A TV Que Se Faz no Mundo
27/01

Líbano

A Televisão Libanesa está em plena ascensão. O assassinato de Rafic Hariri, em 2005, causou transformações na vida do país e da TV. A televisão tornou-se um fórum para os libaneses expressarem suas revindicações em debates interativos e públicos.

No país sete programas lutam pela audiência com os programas estrangeiros via satélite. Os telespectadores, sejam eles sunitas, xiitas, cristãos ou druzos, não são apaixonados só pelos debates políticos . Eles são loucos pela versão pan árabe da Star Academy, onde se debatem líbios, sírios, libaneses e marroquinos no canal cristão LBC.

Um grande sucesso é o programa no canal da Futura TV fundada pelo falecido ex-ministro Harir, apresentando pelo humorista Abel, que satiriza as irregularidades da sociedade libanesa. O canal, que foi criado para divertimento do tipo ocidental, se transformou no local central dos debates.

Num país com três milhões de habitantes, há uma infinidade de programas cuja identidade é geralmente política ou religiosa. No canal Al Mannar, que pertence ao Movimento Hezbollah, a diversão culta é o Perguntas a um campeão. Beirute provoca a descoberta de uma paisagem audiovisual abundante onde se entrechocam diariamente as culturas e as civilizações libanesas.

Documentário. De Vladimir Donn. Produtor Point Do Juor – Vladimir Donn & Luc Martin-Gousset. Co-produtores Arte France. 2005-2009. France. 26 min.

Horário: Quartas, às 20h30.


Topo
Profissão Cartunista
27/01

Master Class - Will Eisner

Master Class - terceiro e último documentário sobre a vida do americano Will Eisner - vai mostrar as técnicas e conhecimentos necessários ao desenvolvimento de uma boa história em quadrinhos. O filme apresenta o artista demonstrando ao vivo, em sua prancheta, as técnicas mostradas em seus livros Quadrinhos e a Arte Seqüencial e A Arte de Contar Histórias, sobre anatomia, drama, luz e sombra, ritmo e roteiro em muitas animações feitas sobre os originais.

Will Eisner revolucionou a história em quadrinhos através da invenção do conceito de Graphic Novel - Novelas Gráficas, que prenominava a abordagem de temas adultos, fora do universo de super-heróis. Eisner também ganhou fama através de Spirit, herói que usava um sobretudo, luvas e máscara, mas não possuía nenhum super-poder. Entre outras obras suas estão Um Contrato Com Deus, No Coração da Tempestade, O Último Dia no Vietnã e O Nome do Jogo.

Produção Marisa Furtado de Oliveira e Paulo Serran Roteiro Paulo Serran Direção de Fotografia Kevin Roche Direção de Arte Marisa Furtado de Oliveira Trilha Sonora Carlos Lamonier Montagem Paulo Serran

Horário: Quartas, às 22h.


Topo
Observatório da Imprensa
27/01

Refugiados no país do futuro

O Observatório da Imprensa exibe o último episódio da série especial sobre os 70 anos da Segunda Guerra Mundial. Esse quarto episódio mostra refugiados da guerra que vieram para o Brasil. O programa revela histórias de pessoas que viveram de perto a tragédia do conflito e conseguiram escapar da morte nos campos de extermínio.

A diplomacia foi fundamental para salvar a vida de centenas de pessoas que fugiram da Europa. O embaixador brasileiro Souza Dantas e seu colega português Souza Mendes enfrentaram o governo de seus países e concederam vistos diplomáticos para vários refugiados.

Outro destaque é o depoimento da refugiada Dörli Schindel, acolhida em Bonn, na Alemanha. Ela e Hermann Görgen, seu companheiro, arriscaram suas vidas para enviar importantes nomes da cultura europeia para o Brasil. Mas, nem todos os lugares foram dominados pelo terror da guerra. Existiram locais em que a convivência harmoniosa entre judeus e nazistas foi possível. É o caso da cidade de Rolândia, no norte do Paraná, na qual, longe do conflito e do governo de Hitler, a paz pôde reinar.

Editor-chefe e apresentador Alberto Dines. Realização TV Brasil. Horário: Quartas, à 0h


Quinta-FEIRA
Topo
Papo de Mãe
28/01

Limites

Nesta edição, as mães contam suas experiências e trocam dicas preciosas sobre educação dos filhos, desde bebês até a fase adolescente. Especialistas abordam questões relativas à maternidade, esclarecendo dúvidas e auxiliando na árdua e prazerosa tarefa de educar. O psiquiatra e educador Içami Tiba participa do programa orientando as famílias e mediando uma polêmica: como agir quando os filhos querem receber os namorados e namoradas para dormirem em casa?

Para ilustrar essa situação, uma mãe liberal expõe os aspectos benéficos e os não tão benéficos assim desse dilema. Para fazer o contraponto, uma adolescente conservadora expressa seus argumentos. Além disso, Papo de Mãe preparou uma reportagem especial com crianças e adolescentes falando sobre limites.

Apresentação, criação e roteiro Mariana Kotscho e Roberta Manreza Direção Vando Mantovani Reportagens Rosângela Santos, Davi de Almeida e Pedrinho Tonelada Produção Rentalcam Realização TV Brasil Horário: Quintas, às 18h30


Topo
Cultura Ponto a Ponto
28/01

O Cultura Ponto a Ponto desta semana viaja até Campinas, Pelotas e Teresina para mostrar a importância de três pontos de cultura.

O Inventor de Sonhos, em Campinas (SP), tem uma importância histórica para o projeto Cultura Viva. É uma associação em atividade há 20 anos, cujo propósito é levar arte, folclore, teatro e poesia pelo mundo afora. O diálogo estabelecido entre os espetáculos e as oficinas que o centro cultural oferece ao público é umas das suas características mais marcantes. O centro organiza sessões de cinema na praça e trabalha com a ação Griô.

Já Chibarro Mix Cultural, em Pelotas (RS), é administrado pela Universidade Federal de Pelotas. O ponto é uma uma incubadora de grupos culturais como o Odara, de valorização da cultura negra;o Piratas de Rua, grupo de Hip Hop; a Ação Grio e a Capoeira.

Outro destaque desta edição é o Coisa de Nego em Teresina (PI). Fundando há 18 anos pelo grupo Afro- Cultura Coisa de Nego, que trabalhava com dança , canto e percussão, o ponto virou um centro de referência da cultura afro no estado.

Direção e roteiro João Vargas Direção de Produção Flávia Maggioli Coordenação de Produção Meri Mercia Parceria TV Brasil e Secretaria de Programas e Projetos Culturais do MinC. Horário: Quintas, às 20h.


Topo
CAMINHOS DA REPORTAGEM
28/01

Pistolagem

Caminhos da Reportagem revela o comércio de mortes encomendadas que assola as capitais e os sertões brasileiros. Somente nas cidades de Itambé e Pedras de Fogo, que ficam na divisa da Paraíba com Pernambuco, 86 pessoas foram brutalmente assassinadas mas, apesar dos vestígios de homicídios por "encomenda", somente agora as mortes passaram a ser associadas ao crime organizado. Os grupos de extermínio instauram um clima de terror e estabelecem a lei do silêncio nessas cidades sem se preocupar com as investigações da Justiça.

O programa conta com a participação do deputado Luiz Couto (PT-PB), relator das CPIs da Pistolagem no estado e na Câmara e um dos principais articuladores das investigações sobre essa prática que envolve empresários, políticos, fazendeiros e policiais.

Produção e Reportagem Emerson Penha Imagens Fabio Damasceno Edição de texto Monica Gugliano e Priscila Cestaru Edição de imagens Álvaro Fernandes e Jorge Carvalho

Horário: Quintas, às 22h.


Topo
DOC TV IV
28/01

Camisa de onze varas

O documentário Camisa de Onze Varas apresenta a discussão das condições de trabalho escravo no Pará.

O filme refaz a trajetória de doze homens que foram recrutados em 1974 para trabalhar em uma fazenda do interior. Eles foram escravizados e, na tentativa de fugir dessa condição, iniciam uma longa jornada pela selva paraense.

Os sobreviventes da jornada de volta na fuga da escravidão recontam sua história. A realidade é reencenada por jovens moradores da mesma região.

Documentário.52 min. De Walério Duarte .Co-produção: Waleriano Gurjão Duarte | Caiana Filmes | TV Cultura do Pará | ABEPEC - Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais

Horário: Quintas, às 23h.


Sexta-FEIRA
Topo
Diverso
29/01

Jum Nakao

O programa desta semana investiga o trabalho de um dos principais estilitas brasileiros: Jum Nakao. O artista marcou o São Paulo Fashion Week de 2004, ao apresentar 15 modelos que rasgaram suas roupas feitas de papel na passarela.

Mas o reconhecimento do público começou somente em 1996 quando lançou sua coleção inspirada em Bibelô, personagem do cartunista Angeli, que foi uma grande vitrine no Phytoervas Fashion.

Jum é fortemente influenciado pela tecnologia e a estética japonesa. Performático, o estilista gosta de causar impacto. Seus desfiles sempre geram grandes expectativas no público e arrecadam muitos elogios.

Apresentação e edição Eduarda Las Casas Produção e reportagem Carina Santos e Leandro Lopes Imagens Delmarinho Queiroz Edição de imagens Marco Túlio Ulhôa

Horário: Sextas, às 17h30


Topo
pROGRAMA DE cINEMA
29/01

A Hora Mágica

Existe um momento do dia, logo após o pôr-do-sol, em que a luz solar ainda não desapareceu de todo e o negativo cinematográfico ainda tem sensibilidade suficiente para captar as imagens; e que é usado para filmar de dia, com luz natural, criando um efeito noturno. Este momento, muito curto do dia, é chamado em cinema pelo apelido técnico de "hora mágica". É a magia desse instante misterioso e fugaz que o filme pretende exprimir através de uma estória que pesquisa os limites da imaginação e da realidade, da verdade e da ilusão.”

Assim o cineasta Guilherme de Almeida Prado explica o fio condutor da ação do longa-metragem que o Programa de Cinema exibe nesta sexta. O filme é inspirado no conto Cambio de Luces, de Júlio Cortázar. Sua ação é centrada numa emissora de rádio que começa a se transformar para ser também uma emissora de televisão. O personagem Tito Balcárcel acredita que pode mudar a realidade modificando a luz que incide sobre ela.

A relação entre o mundo real e o mundo recriado pelo cinema está presente em A Dama do Cine Shanghai, outro filme de Guilherme de Almeida Prado. Essa mesma fórmula é aplicada pelo diretor em A Hora Mágica. Nos dois longas, Almeida Prado propõe ao espectador analisar, através da linguagem do cinema, os valores de duas diferentes linguagens de veículos de comunicação de massas: o rádio e a televisão.

Em 1950, a Rádio Brasil recebia artistas para interpretar a radionovela Um Assassino Está Entre Nós. Tito Balcárcel dá voz às peripécias do galã em filmes de gêneros variados ao lado da estrela Lyla Van, e interpreta o mordomo Matias. Tito vive às voltas com suas fantasias folhetinescas até apaixonar-se por Lúcia. Jovem ambiciosa, indiretamente envolvida num crime, ela colocará o romântico Tito no centro de uma teia rodeada de pequenos mistérios.

De Guilherme de Almeida Prado. Drama. 1998. Cor. 103min. Com Raul Gazolla, Júlia Lemmertz, Maitê Proença, Tânia Alves, José Lewgoy, John Herbert e outros.

Horário: Sextas, às 22h30


Sábado
Topo

Tô Sabendo

30/01

Mudanças Climáticas

Neste segundo programa, o Tô Sabendo aborda um tema bastante polêmico: as mudanças climáticas e o aquecimento global. Os professores Yomar Seixas, de geografia, e Paulo Bahiense, de física, falam sobre o descontrole do efeito estufa e o consequente aumento da temperatura do planeta. E ainda dão um panorama do que está sendo feito e as perspectivas futuras, em especial no dia a dia de cada cidadão.

Como muitos vestibulandos ainda não sabem qual profissão escolher, o programa traz o quadro Qual é a sua? que, neste sábado, conta com a participação do meteorologista Ricardo Rodrigues. Ele esclarece a abrangência de atuação de um meteorologista no mercado de trabalho.

No quadro E aí professor? os estudantes recebem dicas de assuntos que têm mais chances de cair no vestibular. E quem vai tirar dúvidas sobre funções inorgânicas (química) é o professor Derivaldo Nocodemis.

Já em Como foi o seu vestibular? personalidades públicas falam sobre este momento tão importante na vida estudantil. O convidado desse quadro é o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que vai relembrar sua época de estudante e dar dicas de como se dar bem no vestibular.

Além disso, o programa também traz o cantor e compositor baiano Armandinho Macêdo, que ditou o clima do programa ao som da guitarra baiana.

Produtora Abais Produções Direção Walter Silveira Edição Murilo Pinho

Horário: Sábados, às 18h.


Topo

Revista do Cinema Brasileiro

30/01

A figurinista Kika Lopes e os melhores documentários do Festival do Rio

O programa traz o bate papo com a figurinista Kika Lopes que conta, entre outras coisas, como é o ofício de vestir o cinema brasileiro. Depois da conversa, Júlia Lemmertz comenta os documentários que passaram pelo Festival do Rio: Trópico da Saudade, Claude Lévi-Strauss, A Amazônia, de Marcelo Flores e Sequestro, de Wolney Atala.

Apresentação Júlia Lemmertz. Produção Maltberg Cinema e Vídeo. Apoio Cultural Petrobras

Horário: Sábados, às 21h30


Topo
Programa de Cinema
30/01 Três Irmãos de Sangue

O filme mostra a história do sociólogo Betinho, do humorista Henfil e do músico Chico Mário, símbolos da luta contra a AIDS e contra a ditadura no Brasil. Com solidariedade e esperança, os três irmãos contribuíram muito para o processo brasileiro de redemocratização.

Três Irmãos de Sangue foi premiado como Melhor Filme – Vídeo Saúde Mostra Internacional de Vídeo em Saúde – Júri Popular – 2008; Melhor Filme - V Cine Fest Petrobras Brasil – New York – Public´s Choise Award- 2007; Melhor Longa-Metragem - Festival de Cinema de Natal - Prêmio do Júri- 2007; Melhor Filme – Festival de Cinema de Natal - Júri Universitário – 2007; Melhor Roteiro – Recine – 2007; Menção Honrosa Competitiva Internacional de Curtas e Longas 2007 e Melhor Roteiro para Documentário - Festival de Cinema de Goiânia – 2006.

Documentário. De Ângela Patrícia Reiniger. 2006/2007.

Horário: Sábados, às 22h


Topo
Caminhos da Reportagem
30/01

Mercados do Brasil

Cores, cheiros, sons e história. Essa é a atmosfera dos mercados populares brasileiros. Os locais podem ser muitos parecidos, mas nunca são iguais. Cada um tem seu ritmo próprio. Uma coisa típica, seja o artesanato que atrai turistas do mundo inteiro, sandálias, gamelas, camisolas, instrumentos musicais ou mesmo as guias de orixás.

Para retratar essa diversidade, a equipe de reportagem visitou mercados e feiras populares nos quatro cantos do país e mostra as “poções mágicas” vendidas em frascos, as comidas do mercadão paulista, os temperos baianos e o pescado do sul. Além de depoimentos de pessoas diferentes, cheias de história para contar.

Horário: Sábado, à 0h30


Legenda oculta (closed caption)

Para acessar o sistema de transmissão de legendas via sinal de televisão, nos programas da TV Brasil, entre na função menu do aparelho de TV, escolha a opção closed caption, seguida da função on (ligado). Esta fica oculta, até o acionamento pelo usuário, e permite aos deficientes auditivos acompanhar os programas transmitidos pela emissora.

A legenda oculta é patrocinada pela Petrobras.