sábado, 4 de outubro de 2025

Homem de 32 anos é o primeiro caso de intoxicação por suposta ingestão de bebida adulterada na Paraíba

A Secretaria de Saúde da Paraíba (SES) emitiu um alerta em outubro de 2025 sobre o risco de intoxicação por metanol, orientando a população a não consumir bebidas alcoólicas de procedência duvidosa. A secretaria recomendou atenção a bebidas com sinais de adulteração e instruiu que pessoas que apresentarem sintomas como náuseas, dor abdominal ou problemas visuais devem procurar atendimento médico imediatamente. Este alerta foi emitido após o registro do primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado, em um paciente internado em Picuí, que foi transferido para a UTI do Hospital de Trauma de Campina Grande. 

O que aconteceu: 

A SES-PB registrou o caso de um homem de 32 anos, suspeito de intoxicação por metanol, após ingerir uma bebida adulterada.

O paciente deu entrada no Hospital Regional de Picuí e foi transferido para o Hospital de Trauma de Campina Grande para receber assistência especializada.

Este foi o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol na Paraíba, com base em informações de outubro de 2025.

Orientações da Secretaria de Saúde: 
  • Evite bebidas suspeitas: 
    Não consuma bebidas alcoólicas de procedência duvidosa, clandestinas ou que apresentem sinais de adulteração.
  • Procure atendimento médico: 
    Se apresentar sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, alterações visuais ou desorientação após consumir bebida alcoólica, procure um serviço de saúde imediatamente.
Sintomas da intoxicação por metanol: 
Náuseas e vômitos
  • Dor abdominal
  • Alteração visual, visão turva ou cegueira súbita
  • Tontura e desorientação
  • Convulsões e até coma

Com inf. da SES/PB

Cruzeiro e Confiança decidem vaga na elite do futebol paraibano em jogo deste sábado (4) no Zezão em Itaporanga

Partida acontece às 17h, no estádio Zezão, e vale o tão sonhado acesso à elite do futebol estadual em 2026

Os desportistas de Itaporanga prometem ser um reforço de peso para o Cruzeiro no duelo decisivo deste sábado (4), contra o Confiança de Sapé, pela volta da semifinal da 2ª Divisão do Campeonato Paraibano. A partida acontece às 17h, no estádio Zezão, e vale o tão sonhado acesso à elite do futebol estadual em 2026.

Derrotado por 1 a 0 no jogo de ida, em Sapé, o Cruzeiro do Vale do Piancó precisa vencer por dois gols de diferença para garantir a classificação direta. Caso devolva o placar mínimo, a decisão da vaga será nos pênaltis, conforme prevê o regulamento da competição.

Do outro lado, o Confiança chega em situação mais confortável. Com a vantagem construída em casa, o Bicho Papão do Brejo precisa apenas de um empate no tempo normal para confirmar a vaga na final e, consequentemente, o acesso à Primeira Divisão.

A arbitragem do confronto terá comando de Bruno Monteiro Cunha, auxiliado por Rafael Guedes de Lima e Wlademir Cunha Mendes. Josimarques Domingos Lins será o quarto árbitro.


Com inf. de Arena Correio

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Prefeitura de Cajazeiras divulga cronograma de distribuição das feiras do CRAS


A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Assistência Social divulgou nesta quinta-feira (02) o cronograma de distribuição das feiras do CRAS, referente ao mês de setembro.

Clique AQUI, para ter acesso ao cronograma de entrega!


Assessoria

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Amor: o alimento do Espírito

O organismo precisa de vitaminas, de alimento material para prosseguir em sua jornada. Como diziam os antigos, com muito acerto, “saco vazio não se põe de pé”. Com o Espírito assim também ocorre. Entretanto, a iguaria da Alma é o Amor, um patrimônio de Deus que Ele generosamente reparte com Seus filhos.

Mudar os hábitos

É muito oportuna aqui a palavra sempre inspirada do Dr. Bezerra de Menezes (Espírito), constante dos originais de seu livro Reflexões sobre Jesus e Suas Leis (Editora Elevação), na psicografia do sensitivo Cristão do Novo Mandamento Irmão Chico Periotto: “Nas fases de profundo sofrimento, em que o Espírito suplica ao Redentor piedade e sustentação, fontes invisíveis derramam a água torrencial do Amor de Deus sobre nossa existência terrestre. Contudo, a incomensurável força que nos reporta do Santíssimo solicita nossa renovação: mudar para melhor os hábitos, os pensamentos e as ações. O Amor vencerá sempre, e, por isso, a dor será motivada a desaparecer de nosso ainda atribulado caminho”.

Coragem firmada em Deus

Se amamos de verdade, até para a luta comum nos tornamos mais fortes. Nada ensombrece o nosso destino. Pelo contrário, robustece dentro de nós aquilo que possuímos de mais valioso, que é a coragem sustentada em Deus, aquela em que se devem alicerçar as outras boas qualidades espirituais e humanas. Por isso, o Amor Fraterno é o inesgotável combustível dos que têm e vivem um grande e verdadeiro ideal.


José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Câmara do TCE faz inspeção especial e aprova a pavimentação de acesso ao Telescópio Bingo

Foto: Vladimir Luksys/Divulgação/Bingo
A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, reunida na manhã desta quinta-feira (02), decidiu, ao cabo de Inspeção Especial, pela regularidade da obra de pavimentação asfáltica do acesso ao Telescópio Bingo, localizado na Serra do Urubu, no município de Aguiar. A obra, com extensão de 10,9 quilômetros, decorre de concorrência e contrato procedidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A decisão deu-se conforme voto do relator Renato Sérgio Santiago Neto.

A mesma Câmara também entendeu pela regularidade, em seu aspecto formal, da concorrência e contrato do DER para pavimentação do Arco Metropolitano de João Pessoa. Contudo, acompanhou o voto do conselheiro Renato Sérgio pela irregularidade do 1º e 4º Termos Aditivos, um atinente à substituição de empresa e, outro, à supressão e acréscimos de valores, Cabe recurso.

Conforme voto do conselheiro Antonio Gomes Vieira Filho, a Adesão à Ata de Registro de Preços referente à Licitação 10015, do Fundo Municipal de Saúde de João Pessoa, foi desaprovada pela 1ª Câmara do TCE, em decisão da qual ainda cabe recurso.

A Prefeitura de Cabedelo dispõe do prazo de 60 dias para reavaliação de permuta e doação do terreno onde se instalou a empresa Carajás, aplicando, desde já, multas individuais aos gestores Wellington Viana França (R$ 8 mil), José Maria de Lucena e Vitor Hugo Peixoto Castelliano (R$ 5 mil, nos dois últimos casos). O propósito é verificar se houve danos ao Erário. O voto do relator Antonio Gomes, aprovado por maioria, teve a divergência do conselheiro Renato Sérgio que reprovou a doação, com imputação de débito solidário aos gestores e à empresa. Prevaleceu a concessão do prazo para verificação da ocorrência, ou não, de eventuais prejuízos ao Erário Público Municipal. A defesa da Carajás pediu que fossem considerados, quando do julgamento do processo, os benefícios sociais e econômicos  decorrentes do funcionamento da empresa em Cabedelo.

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba tem em sua composição os conselheiros Antonio Gomes Vieira Filho (presidente), Nominando Diniz, Fernando Catão e Renato Sérgio Santiago Melo (substituto). O Ministério Público está aí representado pelo subprocurador geral Luciano Andrade Farias. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe os julgamentos presenciais e remotos.


Assessoria de Comunicação/TCE-PB

Flying Fish: Ambev traz ao Brasil nova aposta entre cerveja premium e drinks prontos

Lançamento de Flying Fish pela Ambev conecta tendências globais e em mira ocasiões de consumo versáteis

A Ambev inicia a distribuição da Flying Fish no Brasil, uma bebida que combina atributos da cerveja leve com o apelo dos drinks prontos, reforçando a movimentação da companhia para diversificar portfólio e capturar novas ocasiões de consumo. O lançamento chega com a promessa de se posicionar entre as light lagers premium e os RTDs alcoólicos, uma categoria que cresce no mundo e que já vem sendo explorada pela AB InBev em diferentes mercados.

Criada inicialmente na África do Sul, a Flying Fish vem expandindo presença em diversos países da África e também em mercados da América do Norte e da Europa. Agora, desembarca no Brasil como parte da estratégia da Ambev de dialogar com um público consumidor em busca de praticidade, refrescância e novas experiências de sabor, especialmente em momentos de socialização mais casuais.

O que é a Flying Fish: entre light lager e drink pronto

A Flying Fish nasceu como uma alternativa híbrida, trazendo a leveza e refrescância de uma lager premium combinada a notas aromáticas e frutadas que remetem a um coquetel pronto. Essa dualidade permite à bebida transitar entre diferentes ocasiões de consumo — desde churrascos e encontros ao ar livre até festas e momentos de descontração em casa.

Com graduações alcoólicas em torno de 4,5%, a proposta é oferecer uma bebida acessível, de fácil consumo e com sabor diferenciado, alinhada ao comportamento de consumidores que buscam novas experiências sem abrir mão da conveniência.


Fonte: Catalisi

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Humberto “Coleguinha” declara apoio a Dr. Jhony Bezerra para deputado federal

Suplente de vereador chega para fortalecer base política no Sertão

O cenário político da Paraíba segue em movimento, e nesta terça-feira (1º), a pré-campanha do médico e ex-secretário de Saúde da Paraíba, Dr. Jhony Bezerra, ganhou mais um importante reforço. O suplente de vereador Humberto “Coleguinha”, de Cajazeiras, oficializou apoio ao projeto político do pré-candidato a deputado federal, destacando que apoia incondicionalmente o deputado estadual Chico Mendes, uma das maiores lideranças do Sertão paraibano.

O anúncio aconteceu na cidade de Patos, durante a solene cerimônia de entrega do Título de Cidadão Patoense a Dr. Jhony Bezerra, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população paraibana à frente da Secretaria de Estado da Saúde e também como superintendente da PB Saúde. O encontro simbolizou não apenas o fortalecimento de alianças, mas também a consolidação de uma base cada vez mais robusta em torno de Jhony.

Ao declarar apoio, Humberto destacou o crescimento do grupo político que reúne lideranças de diversas regiões da Paraíba:

“O time continua crescendo e se fortalecendo em torno da campanha e dos nomes postos para 2026. Entre eles, quem encabeça o grupo é o governador João Azevêdo. Seguiremos juntos, firmes com Chico Mendes e Dr. Jhony, porque acreditamos nesse projeto coletivo para o futuro da Paraíba”, afirmou.

Com a chegada de Humberto, Dr. Jhony Bezerra segue ampliando apoios estratégicos e demonstrando capacidade de articulação em diferentes regiões do estado. O movimento reforça sua imagem como liderança em ascensão e evidencia o alinhamento com figuras de peso, como o governador João Azevêdo e inúmeras lideranças politicas , que são referências políticas no Sertão e em todo o estado.

A consolidação de novas adesões tem colocado Dr. Jhony em posição de destaque no tabuleiro político, fortalecendo sua base e garantindo que sua pré-candidatura avance respaldada por lideranças representativas e pela confiança popular.


Com inf. de Sertão Informado

Cartaxo defende construção de Aeroporto Regional do Nordeste na Paraíba

Deputado diz que vai dialogar com João Azevêdo e Governo Federal para viabilizar empreendimento

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) defendeu, durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta quarta-feira (1º), a construção do Aeroporto Regional do Nordeste no estado. O parlamentar destacou que a obra representa um passo estratégico para fortalecer a economia, o desenvolvimento e ampliar as oportunidades de turismo na Paraíba. 

Cartaxo afirmou que pretende realizar uma sessão especial para discutir o tema e destacou que vai dialogar com o governador João Azevêdo e o Governo Federal para viabilizar o projeto, considerado essencial para o futuro do desenvolvimento regional.

“A Paraíba tem todas as condições de receber esse equipamento estruturante, que será um marco para nossa logística, para os negócios e para o turismo. Vamos criar uma sessão especial nesta Casa para discutirmos o tema, dialogando também com o governador João Azevêdo. Mas já adianto que vou buscar o apoio do Governo Federal, pretendo ir à Brasília dialogar com o governo para garantir que esse aeroporto saia do papel aqui no nosso estado”, ressaltou o deputado.

Segundo o parlamentar, a instalação do aeroporto na Paraíba poderá gerar novos investimentos, empregos e competitividade, além de integrar o estado de forma mais efetiva ao fluxo aéreo nacional e internacional.

Assessoria

Governador João Azevêdo firma termo de cessão de imóvel ao TCE-PB em solenidade na sede do Tribunal

O Governo do Estado da Paraíba e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) formalizaram, nesta quarta-feira (1º), a assinatura de um Termo de Cessão de Uso que garante ao Tribunal a utilização de um terreno vizinho à sua sede, localizado na Rua Professor Geraldo von Sohsten, bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, registrado no SIGBP sob nº 1.128.

O documento foi assinado pelo governador João Azevêdo e pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, no início da sessão ordinária, em ato que contou com a presença de conselheiros, membros do Ministério Público de Contas, secretários de Estado e servidores do Tribunal.

De acordo com o termo, a cessão é gratuita, com prazo inicial de 50 anos e possibilidade de renovação por igual período. O espaço será destinado à instalação e execução de projetos voltados ao fortalecimento do sistema de controle externo, em consonância com os desafios contemporâneos da gestão pública e a integração com órgãos de fiscalização em âmbito nacional.

O acordo estabelece que caberá ao TCE-PB a manutenção do imóvel, a destinação conforme prevista, o pagamento de tributos incidentes e a devolução em caso de término ou rescisão do contrato. Ao Estado, compete assegurar a cessão e permitir o uso do espaço.

Durante a solenidade, o governador João Azevêdo ressaltou a importância da medida para reforçar a parceria institucional em favor da boa gestão pública. Já o presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, destacou que o novo espaço será fundamental para o desenvolvimento de iniciativas voltadas ao aprimoramento do controle e da transparência na administração pública.

O secretário de Estado da Administração, Carlos Tibério Limeira Santos Fernandes, que também participou do ato, explicou que o termo prevê a possibilidade de fiscalização do uso do imóvel pelo Estado a qualquer tempo e que a cessão poderá ser revogada em caso de descumprimento das cláusulas ou por interesse público. “A cessão de uso estabelecida no Termo terá caráter irrevogável e irretratável enquanto perdurarem o prazo e condições nele determinadas”, frisou.

Presentes à solenidade, os conselheiros André Carlo Torres Pontes, Nominando Diniz Filho, Antônio Gomes Vieira Filho e Alanna Camilla Santos Galdino Vieira. Também os conselheiros substitutos Marcus Vinícius Carvalho Farias e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas foi representado pelo procurador-geral Marcílio Toscano da Franca.


Assessoria de Comunicação / TCE-PB

Previdência atesta regularidade fiscal de Cabedelo

Município tem R$ 35 milhões em obras contratadas e em processo de contratação

A Prefeitura de Cabedelo reconquistou a Certidão de Regularidade Previdenciária (CRP), documento essencial emitido pelo Ministério da Previdência Social que garante ao município o direito de celebrar convênios, receber transferências voluntárias da União e contratar financiamentos com instituições federais.

A conquista reforça a credibilidade da gestão municipal e abre caminho para novos investimentos, garantindo mais segurança jurídica e oportunidades de crescimento para a cidade.

O CRP é uma exigência legal que atesta a boa gestão do Regime Próprio de Previdência Social do município. Sem ele, cidades ficam impedidas de firmar acordos e acessar recursos federais. Com a regularidade restabelecida, Cabedelo volta a estar apta para firmar convênios, obter financiamentos e participar de programas estratégicos da União.

Além de recuperar a regularidade previdenciária, Cabedelo já soma mais de R$ 35 milhões em obras contratadas e em processo de contratação, contemplando áreas como pavimentação e drenagem no bairro Renascer, reforma do Mercado Público, capeamento asfáltico e investimentos em infraestrutura turística.

De acordo com o documento, válido até março de 2026, o certificado assegura que Cabedelo está em plena conformidade com a legislação previdenciária, o que representa um marco para a administração municipal e um avanço importante para o desenvolvimento local.

O prefeito André Coutinho destacou a relevância da conquista para o futuro da cidade: “A Certidão de Regularidade Previdenciária é mais que um documento. É a garantia de que Cabedelo está apta a receber recursos, firmar parcerias e avançar em obras que melhoram a vida da população. Esses mais de R$ 35 milhões já contratados ou em processo de contratação são a prova de que estamos transformando a cidade com responsabilidade e planejamento”, afirmou.

Com essa regularização, a cidade se fortalece institucionalmente e abre novas perspectivas de investimentos em áreas prioritárias, trazendo benefícios diretos para a população cabedelense.


Assessoria 

Lula prepara reforma ministerial para abrir espaço a pré-candidatos de 2026

Presidente estuda antecipar saída de ministros e usar mudanças para ampliar alianças políticas nos estados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia promover uma reforma ministerial ainda em 2025 para reorganizar seu governo e pavimentar o caminho das eleições de 2026. A informação foi publicada pela Folha de S.Paulo e aponta que Lula pretende antecipar a substituição de ministros que disputarão cargos eletivos, sem esperar o prazo oficial de desincompatibilização, em abril do próximo ano.

A estratégia, segundo aliados do Planalto, busca fortalecer alianças regionais, ampliar o espaço de partidos do centro e dar mais fôlego político ao governo no Congresso. A reforma pode ser feita em etapas, começando já em outubro, impulsionada pela possível entrada de Guilherme Boulos (PSOL) na Secretaria-Geral da Presidência e pela pressão da federação formada por União Brasil e PP, que determinou a saída de seus ministros até o fim de outubro.

Ministros resistem à saída antecipada

A ideia de Lula, porém, enfrenta resistência entre ministros que pretendem concorrer em 2026. Muitos desejam permanecer até a data-limite de abril, usando a visibilidade do cargo como vitrine eleitoral. Celso Sabino (Turismo), por exemplo, conseguiu adiar sua saída, mesmo após o União Brasil anunciar o desembarque. Ele apresentou carta de demissão e pretende disputar o Senado pelo Pará, mas ainda acompanha Lula em agendas oficiais.

No PP, a pressão recai sobre André Fufuca (Esportes), que deve deixar o ministério até sábado (4), após a legenda ter recuado do prazo original, que expiraria no dia 1º. Lula, por sua vez, tem dito que a sucessão do União Brasil será negociada diretamente com o senador Davi Alcolumbre (AP). Caso o PP confirme a saída, a vaga poderá ser oferecida a partidos como PSD, PDT ou PSB.

Mudanças também no PT

A reforma não se limitará ao centrão. Ministros petistas que planejam disputar as eleições também devem sair, entre eles Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Luiz Marinho (Trabalho). Fontes do Planalto afirmam que Lula analisa dois cenários: deixar secretários-executivos interinamente no comando das pastas ou nomear novos ministros já neste ano. A segunda hipótese tem ganhado força, pois sinalizaria uma recomposição mais ampla do governo em seu último ano de mandato.

A expectativa é que pelo menos 20 ministros deixem seus cargos para concorrer em 2026. Entre os nomes considerados estratégicos, como Rui Costa (Casa Civil) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), a permanência deve ser mantida até abril.

Apoio às candidaturas e articulações regionais

Lula também pretende apoiar a maioria de seus ministros que irão para a disputa. Além de Celso Sabino, Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), pré-candidato ao Senado, deve contar com o respaldo direto do presidente. Já Fernando Haddad (Fazenda) pode deixar a pasta não para concorrer, mas para coordenar a campanha presidencial, caso Lula julgue necessário.

No plano regional, a intenção é usar a reforma para reforçar alianças nos estados e frear o avanço de blocos do centro em coligações rivais. Um dirigente da Câmara reconheceu que o governo vive um momento mais favorável no noticiário, mas ponderou que o ambiente no Congresso segue adverso em votações estratégicas.

Ainda assim, a percepção entre líderes políticos é de que Lula conseguiu se recuperar após meses de desgaste e chega ao fim de 2025 em posição de protagonismo. Para 2026, ele surge como favorito, embora aliados ressaltem que novas reviravoltas no cenário político não podem ser descartadas.


Brasil 247

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Assembleia aprova projeto de Luciano Cartaxo que cria política estadual contra divulgação de conteúdo íntimo sem consentimento

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (30), o projeto de lei (nº 3357/24) do deputado Luciano Cartaxo que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate à Divulgação de Conteúdo Íntimo sem Consentimento da Mulher, prática conhecida como “revenge porn”. A proposta representa um avanço fundamental na proteção às mulheres vítimas desse tipo de violência, garantindo mecanismos de prevenção, acolhimento e combate aos crimes digitais que violam a dignidade feminina.

De acordo com o parlamentar, o projeto vai além da criminalização já prevista em âmbito nacional e cria uma rede de proteção e apoio às vítimas na Paraíba. Entre as medidas previstas estão campanhas educativas permanentes, canais de denúncia acessíveis, parcerias com empresas de tecnologia para remoção rápida de conteúdos, além da criação de equipes multidisciplinares para oferecer atendimento psicossocial especializado.

“A divulgação não autorizada de fotos ou vídeos íntimos é uma das formas mais cruéis de violência psicológica e emocional contra as mulheres. Com esta lei, queremos não apenas punir os agressores, mas, sobretudo, dar acolhimento e suporte às vítimas, fortalecendo a rede de proteção e criando mecanismos de prevenção”, destacou Luciano Cartaxo.

O deputado ressaltou ainda que a iniciativa busca enfrentar um problema que tem causado graves danos emocionais e sociais, como a perda de empregos, o isolamento social e até casos extremos de depressão e suicídio. “É uma resposta firme do Estado contra a violência digital e um compromisso com a dignidade das mulheres paraibanas”, completou.

Caso sancionado, a Paraíba passaria a ter uma legislação pioneira que trata de forma abrangente o combate ao revenge porn, reforçando o papel das delegacias especializadas, ampliando a capacitação de profissionais para lidar com crimes digitais e fortalecendo a proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade.


Assessoria 

Prefeita Corrinha Delfino assina ordem de serviço para construção do Centro de Recuperação Animal

A prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino assinou no final da tarde de quarta-feira (24) a ordem de serviço para o início dos trabalhos de construção do Centro de Recuperação Animal (Centro de Zoonoses) que ficará localizado no bairro Cidade Universitária na zona norte do município.

A obra representa a realização de um sonho dos movimentos de cuidadores de animais de Cajazeiras, que contarão, a partir de agora, com um importante equipamento que auxiliará de forma direta no controle da natalidade e combate a proliferação de animais de rua.

O centro vai funcionar como um ponto de passagem para onde os animais serão recolhidos, cuidados, tratados e castrados e, consequentemente devolvidos às ruas sem mais procriar, voltando a viver em seu habitat natural.

Durante a solenidade que ocorreu por volta das 17:00h e que contou com a presença da vice-prefeita Christiane Araújo, do deputado estadual Júnior Araújo, do presidente da câmara Lindbergh Lira, vereadores, secretários e representantes dos movimentos, a prefeita destacou todo empenho da administração desde os primeiros dias do ano na luta em defesa da causa, apresentando as estatísticas positivas e tudo que já foi desempenhado pela equipe de zoonozes em prol, principalmente dos animais de rua.

O Centro de Recuperação Animal foi uma promessa de campanha da gestora que promoveu meses atrás através da Secretaria de Orçamento Participativo uma plenária no Sindicato dos Trabalhadores Rurais que tratou exclusivamente do assunto.


Assessoria

Desportiva e Atlético de Cajazeiras empatam jogo de ida da semifinal da 2ª Divisão do Campeonato Paraibano

Em um jogo bastante disputado, Desportiva Guarabira e Atlético ficaram no empate por 2 a 2 nesta segunda-feira, no Estádio Silvio Porto, em Guarabira, no primeiro confronto da semifinal da 2ª divisão do Campeonato Paraibano.

A partida de volta ocorre no próximo domingo, às 17h, no Perpetão. Com esse resultado, o duelo segue em aberto na luta pelo acesso à elite na temporada 2026.

Os gols da Desportiva foram marcados por Neto Esperança e Ewerton Perna, cabendo a Matheusinho e Bruno Gonçalves anotarem os tentos do Trovão Azul.

O jogo

Com o apoio da sua torcida, a Desportiva Guarabira começou o jogo indo para o campo ofensivo. No entanto, as investidas dos mandantes paravam no goleiro João Vitor, que foi um dos principais nomes do Atlético no primeiro tempo.

Aos 26 minutos, a insistência do Azulão fez efeito, e o artilheiro Neto Esperança abriu o placar. Porém, logo depois da saída de bola, Matheusinho recebeu livre na área e empatou para o Trovão Azul.

Dez minutos depois, Neto Esperança lançou para Ewerton Perna, que marcou colocando a Desportiva de volta à frente do marcador e dando números finais à primeira etapa.

Segundo tempo

A Desportiva teve a chance de ouro para abrir vantagem, através de uma penalidade máximo. Mas Dagson bateu e a bola explodiu na trave. O Atlético não se abateu e, após um período de pressão, encontrou o gol.

Aos 24 minutos, Bruno Gonçalves aproveitou a oportunidade e deixou o placar em 2 a 2. O jogo, que já era tenso, ganhou contornos dramáticos em Guarabira, mas no final prevaleceu o empate.


Com inf. do GE/PB

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Fux determina que readequação das bancadas só valha em 2030, medida mantém 36 cadeiras na ALPB e 12 deputados federais

Inicialmente, mudança teria que ser aplicada já em 2026

O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), estabeleceu que a readequação das bancadas da Câmara dos Deputados ao Censo de 2022 - com o possível aumento do número de parlamentares - só valha a partir das eleições de 2030, e não para o próximo ano, conforme havia sido determinado inicialmente.

A decisão atende a pedido do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP). Ele afirmou que o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que aumenta o número de deputados ainda segue pendente de apreciação - o que impediria a aplicação das novas regras para 2026.

Fux deu razão a Alcolumbre. Ele observou que o processo legislativo sobre o tema não se encerrou no Congresso Nacional e que, a pouco mais de um ano das eleições gerais, é preciso ter "clareza quanto ao número de assentos destinados a cada Estado", para que não haja insegurança jurídica.

"Fica mantido, para as eleições de 2026, o mesmo número de vagas da Câmara dos Deputados para os Estados e o Distrito Federal das eleições de 2022, sem redefinição do número de vagas por unidades da federação, mantendo-se a atual proporcionalidade da representação".

Em agosto de 2023, o STF considerou que a atual distribuição de cadeiras na Câmara estava defasada em relação à população de cada unidade federativa - e determinou que o Censo de 2022 balizasse esse cálculo para as eleições do próximo ano.

Se o Congresso levasse em conta o número atual de 513 deputados, sete Estados perderiam cadeiras e outros sete ganhariam, segundo projeções do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), propôs então aumentar o número de cadeiras para 531.

O assunto virou um impasse entre os Poderes. Câmara e Senado aprovaram a medida, mas Lula vetou, pressionado pela impopularidade do tema junto à opinião pública. Enquanto isso, bancadas partidárias na Câmara se movimentam para derrubar o veto presidencial.


Fonte: CNN Brasil

TCE-PB estabelece limite para temporários e oferece pacto de adequação a municípios

Prefeituras devem priorizar concursos públicos, alerta TCE-PB em ofício

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) encaminhou, nesta segunda-feira (29), por meio do Portal do Gestor, ofício circular assinado pelo presidente da Corte, conselheiro Fábio Nogueira, dirigido a todos os prefeitos paraibanos. O documento alerta para a necessidade de reduzir as contratações temporárias e reforça a importância da realização de concursos públicos como forma de garantir legalidade, eficiência e qualidade na gestão de pessoal.

De acordo com o TCE-PB, a prática recorrente de contratar servidores por tempo determinado, sob o argumento de “excepcional interesse público”, tem sido utilizada de forma irregular em muitos municípios, comprometendo os serviços prestados à população e ferindo princípios constitucionais da administração pública, como impessoalidade, moralidade e eficiência. Auditorias realizadas pela Corte constataram que, em diversas prefeituras, o número de temporários supera o de servidores efetivos, havendo casos em que colaboradores permanecem há mais de dez anos nessas funções.

Com o objetivo de corrigir essa distorção, o Plenário do Tribunal editou a Resolução Normativa RN TC 04/2024, que estabelece o limite máximo de 30% de servidores contratados temporariamente em relação ao quadro de efetivos. A medida busca garantir equilíbrio e respeito ao ordenamento jurídico.

O TCE-PB também oferece aos municípios que estejam em desacordo com a resolução a possibilidade de firmar um Pacto de Adequação de Conduta Técnico-Operacional. O instrumento jurídico permite que as prefeituras ajustem gradualmente seus quadros, sem comprometer a continuidade das atividades administrativas e o atendimento à população.

O ofício orienta ainda que os gestores elaborem planos para substituir, de forma planejada, servidores temporários por concursados, respeitando a legislação vigente e os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. O Tribunal ressalta que o acompanhamento das despesas de pessoal é contínuo e que o descumprimento das orientações pode resultar em sanções na análise das contas municipais.

Segundo o conselheiro Fábio Nogueira, a iniciativa reforça o compromisso do TCE-PB com a transparência e o fortalecimento do controle social: “Nosso propósito é assegurar que as administrações municipais atuem em conformidade com a lei, promovendo concursos públicos e valorizando o servidor efetivo”.

O ofício circular já está disponível na íntegra no Portal do Gestor, canal oficial de comunicação do Tribunal com os municípios.


Ascom/TCE-PB

Cícero Lucena detalha pane em avião que quase caiu: “Desviamos de um rio, asa quebrou no impacto”

Cícero retornava do interior em agenda política quando a aeronave sofreu pane e precisou pousar em uma fazenda

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba em 2026, Cícero Lucena (sem partido), conversou com Maurilio Júnior no início da tarde do último sábado (27) e relatou os momentos de tensão após o pouso forçado da aeronave em que viajava, nas proximidades de Alagoa Grande.

Segundo Cícero, a pane causou a quebra da asa e do trem de pouso da aeronave. Ele estava sentado ao lado do piloto e tentou manter a calma durante o procedimento de emergência.

O piloto conseguiu desviar de um rio e realizar o pouso em uma área de fazenda, evitando consequências mais graves.

Cícero considerou o episódio como mais um livramento em sua vida, citando ainda que, meses atrás, esteve em Israel no início do conflito com o Irã.

O prefeito retornou à João Pessoa no início da tarde, após cumprir agenda política no interior, como parte da pré-campanha ao governo estadual em 2026.


Com inf. do Blog Maurílio Júnior

Desportiva Guarabira e Atlético de Cajazeiras iniciam luta pelo acesso ao Paraibano 2026

Desportiva Guarabira e Atlético Cajazeirense de Desporto se enfrentam nesta segunda-feira (29), pelo jogo de ida da semifinal da 2ª divisão do Campeonato Paraibano 2025. O duelo acontece às 20h, no Estádio Sílvio Porto, com transmissão pelo Jornal da Paraíba.

Na repescagem, o Azulão eliminou o Miramar e encara o Trovão Azul, que terminou a 1ª fase na liderança. A partida de volta ocorre no próximo domingo (5), às 17h, no Perpetão.

A Desportiva Guarabira teve uma 1ª fase bastante equilibrada, em nove jogos, foram quatro vitórias, três empates e duas derrotas, terminando na 5ª colocação, com 15 pontos.

A vaga na semifinal veio diante do Miramar, duelo em que o Azulão não tomou conhecimento do Tubarão e venceu por 4 a 1.

O Atlético, por sua vez, garantiu uma vaga direta na semifinal depois de terminar na liderança geral, com 19 pontos.

Com seis vitórias em nove jogos, a equipe de Cajazeiras perdeu apenas duas partidas, coincidentemente, uma delas sendo para a Desportiva Guarabira por 3 a 2, no Perpetão. O Trovão Azul vem de uma derrota na 9ª rodada para o São Paulo Crystal.


Com inf. do GE/PB

sábado, 27 de setembro de 2025

Apoio de peso: radialista Jarismar Pereira revela aproximação do ex-prefeito Carlos Antônio com Cícero Lucena

O radialista e jornalista Jarismar Pereira, da Difusora Rádio de Cajazeiras, trouxe com exclusividade uma informação que pode mexer com os bastidores da política sertaneja. Segundo ele, o pré-candidato a governador Cícero Lucena foi procurado pelo ex-prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio.

De acordo com Jarismar, a primeira conversa aconteceu por telefone e já existe a sinalização para que seja marcado um encontro presencial entre os dois líderes políticos. A aproximação chama atenção porque coloca no mesmo tabuleiro figuras de relevância no cenário paraibano e abre espaço para conjecturas sobre alianças futuras.

Vale lembrar que Carlos Antônio é aliado político da atual prefeita Corrinha Delfino, que por sua vez mantém aliança direta com o vice-governador Lucas Ribeiro  oponente direto de Cícero Lucena na disputa pelo Governo da Paraíba. O movimento, portanto, gera ainda mais questionamentos sobre possíveis mudanças de rota no xadrez político cajazeirense.



Com inf. de O Protagonista

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

TCE-PB reprova contas das prefeituras de Mogeiro e Bom Jesus por irregularidades contábeis

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em sessão ordinária híbrida realizada nesta quarta-feira (24), sob a presidência do conselheiro Fábio Nogueira, reprovou as contas das prefeituras de Mogeiro e Bom Jesus referentes ao exercício de 2023, devido a irregularidades contábeis e previdenciárias.

As contas de Mogeiro (processo nº 01898/24) foram rejeitadas por unanimidade, conforme parecer do relator, conselheiro André Carlo Torres Pontes. Ele destacou a “falta de pagamento das obrigações com a Previdência Social” como um dos principais motivos para a reprovação. Segundo o conselheiro, a gestão municipal descontava valores nos contracheques dos servidores, mas não os repassava ao instituto próprio, mesmo após alertas do TCE. Outro ponto crítico foi o “elevado número de servidores contratados de forma excepcional, sem a observância dos requisitos da lei”.

Já as contas de Bom Jesus (processo nº 02522/24) foram reprovadas devido ao “descontrole contábil”, conforme voto do conselheiro Arnóbio Alves Viana. Apesar de o município ter cumprido vários limites constitucionais, deixou de atender a diversas exigências legais, o que levou à desaprovação unânime. O Ministério Público de Contas também emitiu parecer contrário à aprovação das contas.

Ambas as decisões são passíveis de recurso, permitindo que as prefeituras de Mogeiro e Bom Jesus apresentem suas defesas contra as irregularidades apontadas pelo TCE-PB.


Fonte: TCE-PB

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Sousa acerta com dois laterais para a temporada 2026

Chegam ao Dinossauro do Sertão os atletas Gilmar Lourenço e Abraão Lincoln

Bicampeão Paraibano pelo segundo ano consecutivo, o Sousa segue agora construindo o elenco que irá brigar pelo título da próxima temporada. O time já acertou com mais dois reforços, sendo os laterais Gilmar Lourenço e Abraão Lincoln. Ambos se juntam aos outros cinco anunciados.

O lateral Gilmar, natural de Pernambuco, chega ao Dinossauro do Sertão com uma vasta experiência no futebol nacional. O jogador acumula passagens por equipes como Fluminense de Feira, Nacional-AM, Jabaquara e Sergipe. Em solo paraibano, teve uma breve atuação no Treze e no Campinense, marcando um tento em cada. Pela Raposa, ainda atuou em duas oportunidades, em 2017 e 2021. Aos 32 anos, chega ao Dino após defender as cores do Jequié, da Bahia, com participações na Série D, Copa do Brasil e Campeonato Baiano.

O segundo reforço jurássico é Abraão Lincoln. Aos 24 anos, o jogador é mais um lateral acertado para a temporada 2026. O jogador atuou na lateral esquerda em clubes como Sampaio Corrêa, Votuporanguense, Costa Rica e Galo Maringá. O jogador integrará o plantel alviverde após passagem no Metropolitano. Ele chega com experiências em atuações pela Série D, nos Campeonatos Maranhenses, Sul-Mato-Grossense e Copa do Nordeste.

Até aqui, o Sousa já anunciou outros cinco jogadores. O elenco do Dinossauro do Sertão contará com os zagueiros Pedro Costa e Yan Carmo, o meio-campista Lucas Zanatelli e os atacantes Yan Philippe e Aslen Kevin.


Com inf. Arena Correio

Cícero Lucena lidera todos os cenários para Governo da Paraíba em pesquisa CNN/Real Time Big Data

A consulta foi feita nesta semana, entre os das 23 e 24 de setembro. De acordo com o instituto, foram entrevistadas 1.200 pessoas

Em pesquisa CNN/Real Time Big Data publicada nesta quinta-feira (25) o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena lidera todos os cenários para o Governo da Paraíba. Ao todo, foram apresentados dois cenários na pesquisa, todos liderados por Cícero Lucena.

No primeiro cenário, com as presenças de Cícero Lucena, Lucas Ribeiro e Efraim Filho, Cícero lidera com 34%.

Já no segundo cenário, com a presença de mais nomes, como Pedro Cunha Lima, Estela Bezerra e Adriano Galdino, além dos três primeiros, Cícero lidera com 29%.

A consulta foi feita nesta semana, entre os das 23 e 24 de setembro. De acordo com o instituto, foram entrevistadas 1.200 pessoas.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Cenário 1

Em um primeiro cenário, Cícero Lucena aparece com 34% das intenções de voto. O atual vice-governador do estado, Lucas Ribeiro (PP), tem 17%. Já o senador Efraim Filho (União) aparece com 15% dos votos.

Brancos e nulos são 13%. Os que disseram não saber ou os que não responderam são 21%.

Cenário 2

Em outro cenário com mais concorrentes, Cícero Lucena mantém a liderança com 29%. Lucas Ribeiro chega a 13% e Efraim, aparece com 12%.

O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) tem 10%. A ex-deputada e secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Estela Bezerra (PT), chega a 6%. O deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) tem 5%.

Votos em nulo ou branco são 9%. Não sabe ou não respondeu, 16%.


Rejeição

Além da consulta pela preferência dos eleitores, também foi foi testada a rejeição dos nomes dos pré-candidatos ao Governo, veja:

- Cícero Lucena (sem partido): 33%

- Pedro Cunha Lima (PSD): 28%

- Efraim Filho (União): 25%

- Estela Bezerra (PT): 24%

- Adriano Galdino (Republicanos): 19%

- Lucas Ribeiro (PP): 19%


Fonte: ClickPB/CNN Brasil