sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Prefeito de Cabedelo emite nota após pedido de cassação pelo MPE

NOTA

O prefeito André Coutinho vem a público tranquilizar seus eleitores e todos os cidadãos de Cabedelo sobre notícia divulgada na imprensa de que o Ministério Público Estadual (MPE) pediu sua cassação.

O gestor reafirma seu compromisso com a responsabilidade e a probidade à frente da Prefeitura e em toda a sua vida pública, e está confiante na Justiça Eleitoral, que confirmará toda a idoneidade do trabalho que o levou a vencer as eleições, com mais de 25 mil votos.

“Tranquilidade. Essa é a palavra com que recebo o pedido do ministério público eleitoral na manhã desta sexta-feira. Tenho a certeza da idoneidade e honestidade com que enfrentamos todo o processo eleitoral, lado a lado com o povo cabedelense. Confio no trabalho da justiça eleitoral que, após analisar todo o processo, confirmará a inocência da chapa que venceu em todas as regiões da cidade. Conto com o apoio e suporte de toda minha gente para seguir trabalhando e transformando a nossa Cabedelo. Vamos em frente!”, disse o prefeito André Coutinho. 



Assessoria André Coutinho

Cordel infantil enaltece o poder da educação na vida das crianças

Com homenagens à cultura nordestina, a professora Elisiany Leite Lopes de Souza narra a história de mãe e filha que transformam suas trajetórias por meio das palavras

Mãe, quero ser igual a você utiliza o cordel para retratar um período comum nas famílias brasileiras: o momento em que os filhos, depois de crescerem inspirados pela figura da mãe, precisam escolher um futuro profissional. Baseada em uma experiência pessoal, a educadora e escritora Elisiany Leite Lopes de Souza lança este livro para exaltar a cultura nordestina e reforçar a importância dos laços afetivos em situações decisórias na vida dos jovens.

A obra começa com os desafios de uma mulher que sai do interior do Ceará para lecionar na capital. Entre a saudades do lugar em que nasceu e das pessoas conhecidas, trilhou uma carreira sólida como professora e formou a própria família. Teve uma filha que, ao crescer, enfrentou o recorrente dilema de decidir uma profissão. Escrever, dançar, atuar... todas as artes chamavam sua atenção, mas tornou-se educadora, como a mãe.

Porém, contente de ajudar
Os seus estudantes potentes.
Para apagar a dor que a atormentava
Começava a cantar Disparada
De Zé Ramalho
“Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar
Eu venho lá do sertão, eu venho lá do sertão
Eu venho lá do sertão e posso não lhe agradar”
(Mãe, quero ser igual a você, p. 12)

Com referências a Patativa do Assaré, José de Alencar, Rachel de Queiroz e Zé Ramalho, a obra homenageia grandes nomes do Nordeste ao passo que reforça o papel do ensino para transformar o futuro das famílias e revela o poder das palavras na união entre pais e crianças. Também salienta a importância do trabalho dos professores para a conexão dos pequenos com a cultura do país e, portanto, com suas identidades.

Com ilustrações de Thiago Valoni, a obra expõe as possibilidades da educação para a construção de um país diverso, mais pacífico e feliz. “A saga da Dona Maria e Lili se baseia na história de vida da minha mãe e a minha. Eu quis dar o protagonismo para a mulher do campo de origem simples, mas que, com honestidade, trabalho e estudo, realizou alguns de seus sonhos. E ensinou a sua filha que, não importa o que deseje estudar ou trabalhar, se ela fizer com amor, será recompensada”, explica a autora.

FICHA TÉCNICA

Título: Mãe, quero ser igual a você
Autora: Elisiany Leite Lopes de Souza
Editora: Ases da Literatura
ISBN: 978-6552280541
Páginas: 30
Preço: R$ 49,90 (físico)
Onde comprar: Amazon

Sobre a autora: Elisiany Leite Lopes de Souza é professora, escritora e jornalista. Formada em Jornalismo, Letras e Pedagogia, com mestrado em Linguística Aplicada, é professora concursada da educação infantil em Juazeiro do Norte, no Ceará. Responsável pelo blog “Nem firulas nem frescuras”, é autora do livro infantil Mãe, quero ser igual a você e coautora de “Nordeste em verso e prosa” (Bailer Books). Participa de outros projetos literários, que serão lançados em 2025, como “Encontros e Desencontros” (Ler Amar), “Luz da Lua” (Ler Amar) e “Era uma Vez” (Lura), além de uma coletânea em homenagem à Itabira e a Carlos Drummond de Andrade.

Redes sociais da autora:

Instagram: @elyslopesoficial
Facebook: /elys.lopes.3

Blog da autora: https://nemfirulasnemfrescuras.blogspot.com/


Assessoria

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Prefeitura de Cajazeiras paga a todos os servidores municipais nesta quinta-feira (30)

Prefeitura de Cajazeiras paga a todos os servidores municipais
nesta quinta-feira (30); prefeita Corrinha Delfino garante pagamento
dentro do mês trabalhado a todas as categorias

Os servidores municipais de Cajazeiras amanheceram esta quinta-feira, 30 de janeiro, com uma boa notícia com o anúncio da prefeita Corrinha Delfino de que todos recebem os seus salários neste dia, sejam efetivos, aposentados, contratados ou comissionados.

"Janeiro termina com boas notícias: pagamento dentro do mês trabalhado. Hoje, pagamento em conta dos efetivos, aposentados, contratados e comissionados. Cajazeiras é por todos os servidores", disse a prefeita em suas redes sociais.

Com essa determinação, Corrinha Delfino assegura que todos os servidores, indistintamente, recebam os seus vencimentos dentro do mês trabalhado.

Secom

Polícia Civil mira empresa que fornecia diplomas falsos a professores da Paraíba

De acordo com a corporação, cerca de 80 professores teriam sido lesados pela empresa

A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, nesta quinta-feira (30), uma operação para investigar um suposto esquema de oferta fraudulenta e ilegal de cursos de mestrado e doutorado na área de educação.

De acordo com as investigações, os suspeitos também emitiam diplomas falsificados em nome de universidades brasileiras. A operação, chamada de 'Blekkt', está cumprindo mandados de busca e apreensão nas sedes das empresas envolvidas e nas residências dos investigados.

Nesta quinta estão sendo cumpridos dois mandados de busca em Campina Grande, sendo um na sede da empresa investigada e outro na residência do seu proprietário, que, de acordo com a polícia, é considerado o líder da organização criminosa.

Segundo as investigações, o proprietário usava a empresa para dar a falsa impressão de regularidade na oferta dos cursos, alegando que seriam oferecidos pela Universidad Del Sol, do Paraguai.

Esse esquema fraudulento causou um prejuízo superior a R$ 2,4 milhões às vítimas, que pagaram mensalidades, bancas examinadoras, processos de revalidação e outras despesas por um curso sem nenhuma validade jurídica.

Além de Campina, estão sendo cumpridos dois mandados no Espírito Santo, um na cidade de Vitória, no Espírito Santo e outro na casa do responsável pela falsificação dos diplomas, que eram apresentados como se fossem oriundos de um processo de revalidação de diplomas estrangeiros inexistente.

Na Paraíba, as vítimas, em sua maioria, eram professores da rede pública de ensino de várias cidades da Paraíba, incluindo Barra de Santa Rosa, Damião, Cuité, Picuí, Sossego, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Frei Martinho, além de outras localidades do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Várias universidades brasileiras também foram prejudicadas, uma vez que os diplomas falsificados usavam seus nomes, logos e selos. As instituições afetadas incluem:

Universidade Estadual de Londrina (PR);

Universidade de Santa Cruz do Sul (RS);

Universidade do Oeste Paulista (SP);

Universidade Anhanguera (SP);

Universidade da Amazônia (AM).

O nome da operação, "Blekkt", faz referência ao termo "enganados", em alusão aos professores que foram vítimas dessa fraude envolvendo cursos de mestrado e doutorado falsificados e diplomas fraudulentos.

A equipe da TV Paraíba entrou em contato com a defesa da empresa ESL Centro Educacional. Segundo informações repassadas, a defesa ainda está se familiarizando com os detalhes do caso e, assim que possível, emitirá uma nota oficial à imprensa.


Por Pedro Pereira / Jornal da Paraíba

Prefeitura promove passeio de Catamarã no Pôr do Sol do Jacaré para Pessoas com Deficiência

Atividade envolveu pessoas com transtorno  do espectro autista, deficiência auditiva e intelectual 

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SPcD), promoveu, na tarde desta quarta-feira (29), um passeio de catamarã inclusivo para pessoas com deficiência que são assistidas pelas políticas públicas desenvolvidas pela pasta. 

A bordo do catamarã Capitão Gancho, da frota 100% Lazer, aproximadamente 15 pessoas com deficiência - dentre elas crianças com transtorno  do espectro autista, com deficiência auditiva e intelectual - acompanhados de seus responsáveis,  desfrutaram de um passeio pelo rio Paraíba, contemplando as maravilhas do seu estuário e principalmente o Pôr do Sol da Praia do Jacaré - um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil.

A atividade integra a programação do "Verão em Cabedelo", por meio da  campanha "Sol, Mar, Verão & Inclusão" da SPcD, e o principal objetivo é proporcionar experiências que nunca foram vividas pelas pessoas com deficiência. Na semana passada, a atividade incluiu passei à ilha de Areia Vermelha.

A vice-prefeita de Cabedelo, Camila Holanda, entusiasta das ações de inclusão social, novamente foi a idealizadora e principal articuladora do passeio de catamarã para os PCDs. 

"É maravilhoso estar contribuindo positivamente na vida de tantas pessoas que jamais imaginariam ter a oportunidade de ir nestes locais maravilhosos de nossa cidade. A exemplo da ilha de Areia Vermelha, onde organizamos toda a estrutura, proporcionamos uma experiência com tanto amor aos cadeirantes que visitaram  aquele local pela primeira vez. E hoje temos mais um passeio inclusivo para PCDs, pois queremos que todos se sintam parte da nossa cidade e que  sejam sempre protagonistas, como todos nós. Cabedelo é para todos, e é um destino inclusivo. Isso é um trabalho que já vem sendo feito desde a gestão anterior, também com ações de acessibilidade, e a gente quer ampliar e tornar a cidade inteira acessível. Queremos que a nossa Cabedelo esteja preparada para os moradores, turistas e, especialmente, para esse público ", destacou Camila.

Durante o passeio, que contou  com intérprete de Libras, os participantes dançaram e fizeram fotos com personagens de desenho como o Pocoyo e se divertiram muito com a animação e as brincadeiras dos atores da Secult, Alessandro Tcche (Jeca), Amanda Bezerra (Jaca), Paulinho Lima (Joca) e Vitor Black (Juca). 

Após as apresentações, foi servido um lanche e o passeio só foi encerrado após todos prestigiarem o tradicional show do artista Jurandy do Sax tocando o Bolero de Ravel sobre uma jangada flutuando nas águas do rio Paraíba.

"Estamos fazendo dentro do município de Cabedelo ações voltadas para política pública de pessoa com deficiência.  E a gestão está fazendo valer o verdadeiro direito da pessoa ao lazer.  Esses passeios aos nossos pontos turísticos - que já são acessíveis - só confirmam isso. Aqui realmente tem sol, mar, verão e inclusão. As ações estão sendo mais intensas no verão e aqui temos um trabalho diferenciado", garantiu a secretária da Pessoa com Deficiência de Cabedelo, Gabrielle Soares.

Logística especial - As pessoas que participaram ou trabalharam no evento, além  de toda atenção, receberam camisa de proteção UV com o tema da campanha "Sol, Mar, Verão e Inclusão". Dentro do catamarã, todos dispuseram de cadeiras e mesas para acompanhar as apresentações.

Todo passeio foi acompanhado de perto pela embarcação da Semam Cabedelo, com a presença  de socorristas.

A funcionária pública Gilza Soares, avó do PCD Breno Soares, ficou impressionada com a atenção e o carinho de todos os envolvidos no projeto. O jovem, que possui deficiência auditiva e intelectual, gostou tanto do passeio que manifestou o desejo de dormir na embarcação.

"Que iniciativa maravilhosa! É um olhar diferenciado para as pessoas com deficiência. Isso começou na gestão passada e  a gente sente que eles continuam valorizando, né? Quem é pai ou mãe de deficiente sabe como é difícil a convivência com as 'pessoas normais', a maioria tem um olhar de pena. E numa ação como essa, eles são tratados como iguais. E realmente se sentem iguais", afirmou Gilza.

Paulo Aquiles é um dos representantes da comunidade surda de Cabedelo. Deslumbrado com o passeio, e através da intérprete de Libras Gessinete Borba, ele expressou sua emoção num catamarã no Pôr do Sol de Jacaré pela primeira vez. 

"Muito bom, eu fiquei muito feliz e satisfeito em ver inclusão, empatia...isso é muito importante. Pra todos nós, e principalmente para as crianças que estão felizes em estar aqui. Isso é amor. Num cenário maravilhoso como esse, visitado por pessoas do mundo inteiro e a gente fazendo parte disso também. E é bom que todos vejam que nós temos essa inclusão aqui na Paraíba, né? Estou muito emocionado de estar aqui, está  de parabéns a gestão por essa iniciativa", concluiu Paulo.


Assessoria de Comunicação

Neymar tem fortuna capaz de comprar qualquer clube brasileiro

Neymar recebia aproximadamente R$ 2 milhões por mês durante sua primeira passagem no Santos

Se considerarmos seus salários e patrocínios, Neymar teria a sétima maior receita anual do futebol brasileiro, com recursos suficientes para comprar qualquer clube do país. A volta do atacante ao Santos está cada vez mais próxima e, caso o camisa 10 desejasse, poderia comprar o clube seis vezes.

Após 12 anos no exterior, com passagens por Barcelona, PSG e Al-Hilal, o atacante de 32 anos acumulou uma fortuna de R$ 6,5 bilhões (referente a 2024). Para fins de comparação, o Flamengo, no mesmo ano, tem um patrimônio de R$ 5,1 bilhões.

Em 2023, Neymar atingiu o auge e arrecadou cerca de R$ 637 milhões. Apenas seis clubes brasileiros conseguiram receita superior naquele ano: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Fluminense, São Paulo e Atlético-MG.

Enquanto o jogador arrecada essa quantia apenas com patrocínios e salário, os clubes precisam de patrocínios, direitos de transmissão, bilheteria, programa de sócio torcedor, licenciamento, venda de jogadores e premiações por performance nos campeonatos para chegar aos pés de Neymar.

A chegada do Menino da Vila também é vista pelo Santos como um catalisador que pode gerar retorno financeiro ao clube. O Peixe estruturou um plano robusto que aposta em marketing, novas parcerias comerciais e um modelo inovador de divisão de receitas para pagar o salário do craque.

Fortuna de Neymar comparada aos valores de mercado dos clubes brasileiros

  • Neymar - R$ 6,4 bilhões
  • Flamengo - R$ 5,1 bilhões
  • Palmeiras - R$ 4,1 bilhões
  • Corinthians - R$ 3,8 bilhões
  • Atlético-MG - R$ 3,5 bilhões
  • São Paulo - R$ 3 bilhões
  • Internacional - R$ 2,6 bilhões
  • Athletico - R$ 2,4 bilhões
  • Fluminense - R$ 2,2 bilhões
  • Botafogo - R$ 1,9 bilhão
  • Grêmio - R$ 1,9 bilhão
  • Cruzeiro - R$ 1,5 bilhão
  • Red Bull Bragantino - R$ 1,5 bilhão
  • Vasco - R$ 1,2 bilhão
  • Santos - R$ 973 milhões

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Efraim quer Mersinho, mas o convite vale para Cícero?

Depois de cobiçar o Republicanos, estender o tapete vermelho ao deputado estadual Adriano Galdino, pré-candidato ao governo, agora, o senador Efraim Filho investe no Progressistas, mais precisamente buscando atrair o deputado federal Mersinho Lucena.

Efraim só se esqueceu que Mersinho não faria nenhum movimento sem combinar com o pai, o prefeito Cícero Lucena, também lembrado para a disputa de 2026 e um potencial adversário para Efraim.

Sem falar da relação política e administrativa entre Cícero e o governador João Azevêdo (PSB).

Seria o mesmo que tentar separar o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, do vice-governador Lucas Ribeiro e da senadora Daniella Ribeiro.

Se a estratégia é dividir para conquistar, a oposição ou Efraim precisarão redefini-la.


Por Sony Lacerda

Secretária Léa Silva e vice-prefeita participam de solenidade de elevação da Comarca de Cajazeiras

A vice-prefeita de Cajazeiras, Christiane Araújo, e a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Léa Silva, participaram, na manhã desta segunda-feira (27), da solenidade que oficializou a elevação da Comarca de Cajazeiras à Entrância Final do Poder Judiciário estadual.

Estiveram presentes ao evento, realizado no Fórum Ferreira Júnior, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador João Benedito da Silva, o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, Dr. Alexandre Trineto, a presidente da AEMP (Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba), Dra. Maria da Glória Oliveira, e diversas autoridades estaduais e municipais.

Christiane Araújo, representando a prefeita Corrinha Delfino, expressou a sua satisfação "em participar desse momento hoje, com muita honra, porque sou filha de um grande advogado, de saudosa memória, o Dr. Francisco Gomes de Araújo, que dedicou toda a sua vida à Justiça, aqui na nossa cidade de Cajazeiras e em toda a Paraíba".

Para ela, foi um momento muito significativo para Cajazeiras e toda a região a elevação da Comarca local à Entrância Final.

"É uma conquista histórica e reafirma a relevância da nossa cidade, fortalece o acesso à Justiça e promove um atendimento mais qualificado à população, além de valorizar os servidores do Poder Judiciário", disse a vice-prefeita.

Na ocasião do evento, a secretária Léa Silva, também em nome da prefeita Corrinha Delfino, entregou um ofício solicitando a AEMP a doação de alguns bens móveis para a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

"Além de prestigiarmos o evento que elevou a Comarca de Cajazeiras à Entrância Final do Poder Judiciário paraibano, a pedido da prefeita Corrinha Delfino, aproveitei para estreitar e alinhar a relação da nossa pasta com o judiciário local e estadual, já que a Secretaria das Mulheres e a Justiça trabalham unidas para garantir os direitos das mulheres e prevenir a violência", falou a secretária.


Secom

MPPB recomenda controle de frequência de servidores, em oito municípios do Sertão

Promotora de Justiça constata irregulares e expede recomendação para coibir fraudes e “fantasmas” 

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou aos prefeitos de Piancó, Nova Olinda, Aguiar, Olho d´Água, Igaracy, Catingueira, Santana dos Garrotes e Emas a adoção de providências para aprimorar o controle de frequência dos servidores municipais. A medida visa garantir o cumprimento dos princípios da eficiência e moralidade na Administração Pública, previstos no artigo 37 da Constituição Federal, e combater fraudes e “servidores fantasmas”. 

As recomendações foram expedidas pela promotora de Justiça de Piancó, Vanessa Bernucci Pistelli, e integram procedimentos instaurados para verificar como é realizado, em cada município, o controle de frequência dos servidores públicos. Segundo a representante do MPPB, as investigações apontaram irregularidades como o preenchimento incorreto de folhas de frequência, o que impossibilita verificar os horários de entrada e saída do servidor para conferir o cumprimento de sua carga horária; o preenchimento  ficto (mesmo horário de entrada em todo período apurado e ausência de saída e retorno do almoço) e até mesmo o não preenchimento dessas folhas. 

“Ao longo de 2024, a Promotoria de Justiça de Piancó recebeu dezenas de denúncias de ‘servidores fantasmas’ em todos os municípios nos quais possui atribuição, e empreendeu esforços para investigar todas elas, chegando a descobrir que há servidores cujas folhas de ponto indicam que trabalharam em dois lugares diferentes ao mesmo tempo, outros que subtraíram as folhas da Secretaria da Administração e devolveram-nas preenchidas, além de um caso de uma servidora que prestava serviços em dois municípios, mas comprovadamente estuda Medicina, em período integral, no Estado de Pernambuco, a mais de 400 quilômetros de distância do local de sua lotação”, exemplificou.

Desafios - Conforme explicou a promotora de Justiça, um dos grandes desafios da Promotoria de Justiça que atua na defesa do patrimônio público é investigar e responsabilizar os chamados “servidores fantasmas” (servidores que recebem remuneração do poder público, mas não trabalham). “Infelizmente, esta é uma prática comum em diversas repartições públicas, não só paraibanas, mas de todo o Brasil e o índice de impunidade é alto, pois, além de não ser considerado crime pelo Superior Tribunal de Justiça, a possibilidade de fraude é enorme, ante a facilidade de dissimular a presença do servidor mediante a inserção de informações fictícias nas folhas de ponto, que são preenchidas manualmente”, lamentou.

Ela também falou sobre os desafios enfrentados para investigar esses casos, principalmente quando as denúncias não trazem elementos mais precisos sobre o local de lotação do servidor que não está cumprindo a jornada de trabalho. “É comum que a denúncia da existência de ‘servidor fantasma’ chegue ao Ministério Público, mas não se consigam provas da veracidade dos fatos, já que as folhas de ponto revelam a suposta presença do servidor, as possíveis testemunhas (colegas de trabalho) não denunciam por medo de retaliação e, por vezes, o servidor descobre previamente que foi denunciado e pede exoneração, ou férias, ou ainda, licença sem remuneração. Por fim, diligenciar de forma sigilosa também não é tarefa fácil, pois as denúncias muitas vezes são anônimas e não trazem o local de lotação e o horário de expediente do servidor, fazendo com que o Ministério Público precise acionar o órgão público para fornecer essas informações, possibilitando o preparo do servidor investigado para forjar provas a seu favor”, detalhou.

Responsabilização - A promotora de Justiça ressaltou a importância da recomendação ministerial. “Diante do descontrole da Administração Municipal sobre a frequência dos seus funcionários, fez-se necessário tratar a questão de forma coletiva e atribuir a devida responsabilidade ao gestor municipal, que possui o dever legal de, diante de uma situação desordenada de ilegalidade, adotar as providências que estiverem ao seu alcance para minimizá-las, sob pena de responder por sua omissão. Servem essas recomendações para que os prefeitos e as prefeitas do Vale do Piancó adotem uma postura ativa para controlar de forma eficaz a presença dos servidores e, assim, zelar pela integridade do patrimônio público e pela eficiência na prestação de um serviço público de qualidade aos munícipes”, disse.

Os prefeitos municipais têm 10 dias para informar a Promotoria de Justiça sobre o acatamento das medidas recomendadas. O não atendimento resultará na adoção das medidas administrativas e judiciais cabíveis, inclusive o ajuizamento de ação civil para responsabilização quanto à improbidade administrativa. 

Confira as medidas recomendadas aos prefeitos municipais: 

# providenciar, no prazo máximo de 60 dias, a instalação e regular funcionamento de registro eletrônico de frequência de todos os servidores municipais (efetivos, comissionados, contratados, cedidos), podendo estabelecer formas de controle dos servidores que precisam efetivamente exercer determinada atividade fora da pasta, por meio de decreto regulamentar; 

# sem prejuízo do item anterior, determinar que, no prazo de 72 horas, até a implementação completa do ponto eletrônico, seja mantido um efetivo controle de frequência, de maneira que fiquem registrados em cada período trabalhado os horários corretos de entrada e saída, ressaltando que, quando o registro se der de forma manual, evite-se registro posterior ao dia trabalhado, obedecendo fielmente à ordem cronológica de entrada no local de trabalho, bem como indicando eventual realização de trabalho externo, rubricado diariamente pelo responsável pelo órgão ou setor, devendo as folhas de frequência, diariamente, serem digitalizadas e lançadas em uma pasta compartilhada com a Secretaria de Administração, a fim de evitar fraudes;

# estabelecer, no prazo de 30 dias, de forma clara e técnica, os serviços que serão prestados fora da sede da pasta, devendo exigir do servidor designado relatório diário/semanal das atividades, incluindo descrição da diligência com data, horário e bairro/cidade. 

Assessoria / MPPB