quarta-feira, 2 de março de 2011

Nilda Gondim tem participação importante no adiamento de decisão sobre cargo de coordenadora

A deputada federal paraibana Nilda Gondim (PMDB) teve participação importante e decisiva no adiamento da decisão sobre se a atual coordenadora da bancada feminina, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), permanece no cargo até junho de 2011, quando termina seu mandato, ou se haverá renovação no cargo já neste mês de março de 2011. O assunto foi debatido durante reunião ocorrida na última quinta-feira, dia 24 de fevereiro, que contou com a presença de 22 das 44 parlamentares com assento na Casa e que, por razão de baixo quorum, acabou não sendo decisiva. 

Na oportunidade, algumas deputadas defendiam uma eleição imediata, não somente para a coordenadoria da bancada, mas também para a representação na Procuradoria da Mulher (uma procuradora e três procuradoras-adjuntas). O argumento utilizado foi de que, vivendo a Câmara Federal uma nova legislatura, que começou no dia 1° de fevereiro de 2011, deve-se, portanto, renovar todas as representações dos cargos existentes dentro de sua estrutura política.

Defensora do adiamento de qualquer decisão sobre o assunto para um outro encontro, a deputada Nilda Gondim afirmou ser impossível, e até mesmo inconsequente e incoerente, se tomar uma decisão naquele momento, especialmente devido ao baixo quórum (apenas metade das 44 integrantes da bancada estavam presentes). A proposta de adiamento acabou sendo aprovada por unanimidade, sendo marcada uma nova reunião para o próximo dia 15 de março.

“Não seria justo para a atual coordenadora tomarmos essa decisão nesta semana, com um quórum tão inexpressivo”, argumentou Nilda Gondim, salientando que a bancada feminina precisa estar sempre unida e fortalecida, não se permitindo levar por qualquer ato capaz de provocar sua divisão. “Nós somos ainda um número muito pequeno na Câmara Federal – apenas 44 mulheres num universo de 513 parlamentares. E para que a nossa força e a nossa inteligência se façam valer, nós temos que nos manter unidas e bem articuladas, pois só assim teremos melhores condições de defender, não somente os interesses das mulheres, mas de toda a sociedade que nos confiou a responsabilidade de um mandato parlamentar”, ressaltou.

Procedimentos – As inscrições para os cargos de coordenadora da bancada e de procuradora (titular e adjuntas) poderão ser feitas até o dia 14 de março. No dia seguinte, as candidatas terão, no total, uma hora para apresentar suas propostas. Na sequência será realizada a votação. Para a coordenação da bancada, as parlamentares decidirão primeiro se a deputada paulista Janete Pietá deverá continuar no cargo até junho de 2011, quando termina seu mandato. Caso a continuidade seja reprovada, elas deverão eleger uma nova coordenadora.

Até o momento, estão concorrendo ao cargo de coordenadora as deputadas Janete Rocha Pietá (que disputa a reeleição) e Gorete Pereira (PR-CE). Para o cargo de procuradora da Mulher, por enquanto há apenas a inscrição da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA). Já para os cargos de procuradoras-adjuntas há três deputadas inscritas: Érika Kokay (PT-DF), Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) e Flávia Morais (PDT-GO). Ascom