![Marco Di Lauro/ 07.06.2004/Getty Images](http://i2.r7.com/data/files/2C92/94A3/27B2/CEEA/0127/B637/3888/17AC/empresas-telefonia-net-telefonica-hg-20100331.jpg)
Foto por Marco Di Lauro/
07.06.2004/Getty Images
NET e
Telefônica já vendem serviços de telefonia, internet banda larga e TV
por assinatura em bancas de jornal e na casa do consumidor
Antes acostumadas a esperar o contato do consumidor
pelo atendimento telefônico, as empresas de telefonia resolveram adotar
práticas mais agressivas para ampliar o quadro de clientes. A NET, que
atua em cerca de cem cidades brasileiras, aposta na venda de linhas
telefônicas, TV por assinatura e internet banda larga nas bancas de
jornal. Já a Telefônica treinou 500 funcionários para vender os mesmos
produtos de porta em porta.
Em março, a NET treinou cem jornaleiros de São Paulo – dos bairros do
Tatuapé, Lapa, Santana, Santa Cecília, Santana e Vila Clementino – para
ampliar as vendas dos serviços da empresa. O preço dos produtos é o
mesmo do teleatendimento e o dono da banca de jornal recebe uma comissão
por venda concluída. De acordo com Roberta Godoi, diretora comercial da
NET, o objetivo é aproximar a empresa do consumidor.
- Descobrimos que as pessoas querem adquirir nossos produtos em pontos
físicos, por isso a NET trouxe mais uma opção de aquisição para nossos
clientes. Por ser inédita, inicialmente a iniciativa gera curiosidade
porque não é muito óbvio encontrar produtos da NET em bancas, mas
estamos avaliando a continuidade e a expansão desse tipo de venda para
outras cidades.
A Telefônica, que domina a telefonia no Estado de São Paulo, também
desenvolveu uma tática mais agressiva para conquistar novos clientes. Em
nota, a empresa explicou que, no início deste ano, treinou um time de
500 promotores de vendas, que, uniformizados e identificados, "convidam
os moradores para conversar na calçada como forma de tornar o contato
ainda mais seguro". É um bate-papo informal para conquistar o cliente.
Estão sendo comercializados serviços de telefonia fixa, TV por
assinatura (operada pela TVA) e internet de alta velocidade em São Paulo
e em outras dez cidades do interior. Segundo o comunicado, a Telefônica
diz acreditar que "a venda presencial responderá por 14% da receita em
2010 e planeja alcançar 40% em dezembro de 2011". Já o número de
vendedores deve subir para 1.000 no final do ano e chegar a 2.500 em
2011.
Para o presidente da consultoria em telecomunicações Teleco, Eduardo
Tude, o objetivo das empresas é conquistar os usuários de celulares
pré-pagos – universo de 145 milhões consumidores de brasileiros.
- A recarga para o celular pré-pago pode ser comprada em qualquer esquina. Essas vendas diretas ao consumidor são um sinal de que a competição está se acirrando porque as operadoras estão indo à luta para conquistar o consumidor.
- A recarga para o celular pré-pago pode ser comprada em qualquer esquina. Essas vendas diretas ao consumidor são um sinal de que a competição está se acirrando porque as operadoras estão indo à luta para conquistar o consumidor.
Tude lembra que, antes, as empresas de telefonia esperavam o cliente
procurar pelo serviço para efetivar a contratação, mas essa postura
mudou com o aumento das vendas de celulares pré-pagos.
- Antes [a tática] era esperar o cliente ligar, mas agora mudou. Já
havia algumas iniciativas como as banquinhas em shoppings [que vendiam
os serviços da NET e da Telefônica], mas essa [o porta em porta e o uso
de bancas de jornal] é uma estratégia mais agressiva. Para o consumidor,
o preço [dos produtos e serviços vendidos na rua] não deve aumentar
porque tem competição. A única coisa que faz o preço baixar é a
competição. R7