sábado, 4 de outubro de 2025

Homem de 32 anos é o primeiro caso de intoxicação por suposta ingestão de bebida adulterada na Paraíba

A Secretaria de Saúde da Paraíba (SES) emitiu um alerta em outubro de 2025 sobre o risco de intoxicação por metanol, orientando a população a não consumir bebidas alcoólicas de procedência duvidosa. A secretaria recomendou atenção a bebidas com sinais de adulteração e instruiu que pessoas que apresentarem sintomas como náuseas, dor abdominal ou problemas visuais devem procurar atendimento médico imediatamente. Este alerta foi emitido após o registro do primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado, em um paciente internado em Picuí, que foi transferido para a UTI do Hospital de Trauma de Campina Grande. 

O que aconteceu: 

A SES-PB registrou o caso de um homem de 32 anos, suspeito de intoxicação por metanol, após ingerir uma bebida adulterada.

O paciente deu entrada no Hospital Regional de Picuí e foi transferido para o Hospital de Trauma de Campina Grande para receber assistência especializada.

Este foi o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol na Paraíba, com base em informações de outubro de 2025.

Orientações da Secretaria de Saúde: 
  • Evite bebidas suspeitas: 
    Não consuma bebidas alcoólicas de procedência duvidosa, clandestinas ou que apresentem sinais de adulteração.
  • Procure atendimento médico: 
    Se apresentar sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, alterações visuais ou desorientação após consumir bebida alcoólica, procure um serviço de saúde imediatamente.
Sintomas da intoxicação por metanol: 
Náuseas e vômitos
  • Dor abdominal
  • Alteração visual, visão turva ou cegueira súbita
  • Tontura e desorientação
  • Convulsões e até coma

Com inf. da SES/PB