Os números da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados no estado da Paraíba, apontam que o atual governador João Azevedo (PSB) lidera a corrida eleitoral com 31% das intenções de voto, seguido por Pedro Cunha Lima (PSDB) com 18% das intenções. Em terceiro, aparece Veneziano Vital (MDB) com 16%, seguido por Nilvan Ferreira (PL) com 14%. Major Fábio (PRTB), Adriano Trajano (PCO), Adjany Simplício (PSOL), somam 1% cada. Antônio Nascimento (PSTU) não pontuou. Brancos e nulos somam 8%. Não sabem ou não quiseram responder somam 11% dos entrevistados. Veja os dados na ilustração acima.
Estes números, comparados aos da pesquisa Opus anterior, publicada no dia 13 de julho deste ano pelo mesmo Portal da Capital, mostra alguns dados interessante para análise: João Azevêdo tinha 26% na primeira pesquisa e subiu para 31%, o que poderia lhe garantir presença num eventual segundo turno. A briga pela segunda vaga para a disputa com João no segundo turno, entre os três candidatos melhor posicionados nas duas pesquisas, Pedro, Veneziano e Nilvan, está acirrada.
Pedro Cunha Lima tinha 18% na primeira pesquisa e manteve os mesmos números. Veneziano foi o que mais cresceu dos três, pois tinha 12% na primeira pesquisa, estando em 4º lugar. Agora, esta segunda pesquisa mostra que Veneziano cresceu 4 pontos percentuais, indo a 16%, já encostando em Pedro. Nilvan também subiu, mas apenas 1 ponto percentual, passando de 13% para 14% e caindo da 3ª para a 4ª posição no geral. Veja os dados da pesquisa anterior na ilustração abaixo.
Sob número de registro PB-08816/2022 – BR-01575/2022, no Tribunal Superior Eleitoral, a pesquisa do Instituto Opus foi realizada de forma presencial entre os dias 29/08 e 31/08/2022, com total de 1000 entrevistas distribuídas em 61 municípios paraibanos. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, com 95% de intervalo de confiança.
Com Portal da Capital