O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), que monitora os abalos sísmicos com equipamentos, ainda não havia divulgado a escala do tremor até as 14h30, mas afirmou que a intensidade foi maior do que o do último sábado.
João Câmara já havia registrado no sábado um tremor de magnitude de 3,7 graus na escala Richter, de acordo com o observatório. Anteriormente, havia sido divulgado que a magnitude do tremor era 2. O abalo foi percebido pelos moradores da cidade.
No segundo dia de 2010 (último sábado), o observatório registrou um tremor de quase três graus na escala Richter no município de Sobral, no interior do Ceará.
Não há registros de vítimas ou desabamentos provocados pelos terremotos. O professor de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Joaquim Ferreira afirmou que o terremoto dessa tarde aponta para a possibilidade de um "enxame sísmico".
"Houve um no sábado e este no começo da tarde, que já está confirmadíssimo. É bem provável que ocorram outros, desencadeando o que chamamos de enxame sísmico", disse o professor.
Os terremotos trouxeram medidas emergenciais dos órgãos públicos. A governadora Wilma de Faria afirmou que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil irão se reunir para avaliar os possíveis danos provocados pelos tremores.
Já a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, convocou as secretarias que integram a Defesa Civil para traçar um plano emergencial, caso os tremores voltem a ocorrer.
No Twitter, a governadora Wilma de Faria anunciou que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado irão se reunir com técnicos da UFRN e as prefeituras de Natal e João Câmara para avaliar o terremoto e os possíveis danos. Fonte: Anna Ruth Dantas - Terra