quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Vereador Alysson Américo deixa o PT e pode migrar para o PSB da prefeita Denise Albuquerque

Em participação numa emissora de rádio de Cajazeiras, na manhã desta quarta-feira (30), o Vereador Alysson Américo (PT), afirmou ao ser indagado, para qual partido iria, o parlamentar não titubeou e garantiu que havia recebido convites para filiar-se ao (PSB), partido do deputado estadual Jeová Campos e, da prefeita de Cajazeiras.

Ainda de acordo com Alysson, houve um encontro com a suplente petista Laurecy Penaforte, numa cidade da região – onde ocorreu um rápido diálogo sobre sua saída do (PT) sem que o mesmo fosse atingido pela perda de mandato, pois, o entendimento da direção municipal da agremiação – foi pelo afastamento do parlamentar com anuência da maioria dos líderes do seu partido.

Alysson estará pedindo desfiliação do (PT), ainda nesta quarta-feira – podendo ingressar noutro partido político sem prejuízo. Pelas palavras do mesmo, a nova sigla será o Partido Socialista Brasileiro, comandado no Estado pelo governador Ricardo Coutinho.



Da redação

Ex-presidente municipal do PSB e assessor de RC, pede desfiliação da sigla, no Sertão

Conhecida por ser a "Terra das Redes", a cidade de São Bento, no Sertão paraibano também pode ser considerada um município que vive e respira politica.

As articulações em torno das eleições de 2016 já estão a todo o vapor, adesões, desfiliações e alianças políticas estão sendo feitas e desfeitas no município visando o próximo pleito municipal.

Uma dessas desfiliações vem chamando bastante a atenção dos são-bentenses: o ex-presidente do PSB no município, Péricles Arruda, requereu, junto à Comissão do PSB na cidade, a retirada do seu nome dos quadros do partido. Em seu pedido, Péricles alegou motivos pessoais.

O que chamou a atenção da população e lideranças da cidade, é que Péricles, tem ligações diretas junto com o maior representante político da sigla na Paraíba, o governador Ricardo Coutinho, ocupando inclusive o cargo de assessor de gabinete do gestor estadual, sendo o único representante do Médio Piranhas que tem tal posição privilegiada.

O ex-presidente "girassol" é aliado do atual vice-prefeito John Lúcio (DEM), que é pré-candidato à prefeitura pela oposição. Já o PSB do município tem no prefeito Gemilton Souza, que se filiou à sigla no último domingo, o ser cabeça de chapa para o próximo pleito.

Como política sem os "bastidores" não existe, há quem diga que os pessebistas de São Bento podem pedir o cargo a qualquer momento.

Blog do Clinton Medeiros

Rede Sustentabilidade nega convite para Major Fábio ingressar na nova legenda

O presidente estadual da Rede Sustentabilidade Gerson Vasconcelos negou ter realizado convite ao Major Fábio (PROS) para que ingresse no novo partido.
De acordo com o porta-voz da legenda, se o ex-deputado federal e ex-candidato a governador tiver interesse em conversar com o partido, será recebido e avaliado como qualquer outro interessado em ingressar na legenda, mas afirmou que nenhum convite foi realizado por ele para o Major Fábio.
Todos que procurarem a Rede Sustentabilidade serão ouvidos e avaliados, desde que venham para dar força ao movimento. Antes de ir para o Pros, o Major Fábio sempre esteve em conversas com a Rede. Ele já militou e colaborou conosco, é um simpatizante da causa, e tem conhecimento e esclarecimento sobre o partido. Se ele desejar ingressar, vamos ouvi-lo”, declarou Gerson Vasconcelos.

ParaíbaJá

Polícia encontra sete corpos enterrados em casa de pintor

A polícia encontrou mais um corpo na casa do pintor Jorge Luiz Morais de Oliveira, de 41 anos, dentro de uma casa em um beco da Favela Alba, no Jabaquara, zona sul de São Paulo. Outros seis corpos já haviam sido encontrados no imóvel. O pintor é suspeito de ter assassinado as sete vítimas. As buscas no local continuam nesta terça-feira, 29, com uma equipe do Corpo de Bombeiros, que conta com dois cachorros, um treinado para encontrar e salvar vítimas e outro para localizar corpos. A polícia suspeita que pode haver novas vítimas. Pela manhã, o secretário de Segurança Pública, Alexandre Moraes, havia falado em oito corpos, o que não foi confirmado pela polícia.
Além dos corpos, foram encontrados ossos humanos no imóvel na segunda-feira, 28: um fêmur, uma tíbia e um ílio. Já haviam sido localizados na casa dois crânios, pele humana e roupas de criança. Também foi apreendido um fogão ensanguentado, mas não há indícios, segundo a polícia, de canibalismo.
A Polícia Civil apura se Oliveira está envolvido no desaparecimento de pelo menos outras cinco pessoas na região. De acordo com os investigadores, uma das vítimas que foi encontrada no local já foi identificada e estava desaparecida desde 1º de janeiro. Por isso, a polícia acredita que o número de vítimas possa ser ainda maior.
O pintor já tinha antecedentes criminais e chegou a ficar preso durante 20 anos por duas condenações por homicídio. Segundo moradores da região, Oliveira aparentava ser uma pessoa “normal e tranquila”.
Monstro. Para os vizinhos, Oliveira é o “Monstro da Alba”. “Ele é um monstro”, repetia a aposentada Ednéia Gonçalves, de 64 anos, às crianças que rodeavam ontem a casa do acusado. A família do acusado teve de fugir do local por ameaça de represália dos moradores.
Os pais do pintor estiveram no 35.º Distrito Policial (Jabaquara) na tarde de segunda-feira. De acordo com a polícia, eles disseram que o filho não morava com eles e que eles nunca iam à casa dele. Eles ainda disseram que não desconfiavam do comportamento do filho. Em nota, a polícia informou que o acusado teve a prisão temporária decretada por dez dias e, depois, pedirá sua prisão preventiva.
Estadão

Prefeitura de Cajazeiras realiza cadastro de moradores da Agrovila para resolver situação com a União

cehap
A Secretaria de Planejamento do município de Cajazeiras está realizando esta semana um cadastramento das famílias residentes na Agrovila com o objetivo de resolver definitivamente o problema com a Superintendência de Patrimônio da União que é proprietária daquele terreno.

No início deste mês, o vice-prefeito Júnior Araújo esteve pessoalmente na Superintendência da União onde teve uma audiência para buscar solucionar o problema dos moradores da Agrovila.
Para tanto, a Prefeitura de Cajazeiras ficou responsável por enviar um relatório sobre a atual situação da Agrovila, com apresentação da planta baixa e relação das famílias residentes.
De acordo com o secretário Joselito Feitosa, o serviço está sendo realizado com a intenção de que finalmente a problemática desses moradores seja resolvida.

Secom

Loteamento Chácaras Paraíso II - Cajazeiras - Paraíba

Plenário do TSE aprova registro do Partido da Mulher Brasileira

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade, na sessão administrativa da última terça-feira (29), o registro do estatuto e do órgão nacional do Partido da Mulher Brasileira (PMB). No julgamento, o Tribunal determinou que o partido retire alguns artigos de seu estatuto que estão em conflito com a legislação eleitoral. A legenda é a 35ª que teve o registro deferido pela Corte.
No voto-vista apresentado na sessão desta noite, o ministro Gilmar Mendes acompanhou o voto do ministro relator Luiz Fux, que na sessão de 27 de agosto entendeu que a sigla preencheu os requisitos legais, entre eles as assinaturas de apoio de eleitores necessárias para atestar o seu caráter nacional, para a sua criação.
De acordo com a legislação, para obter registro no TSE, a legenda precisa comprovar o apoio mínimo de 0,5% dos votos dados para a Câmara dos Deputados na última eleição geral, o que hoje equivale a 486.679 eleitores, entre outros requisitos.
EM/JP

Processo relacionado: RPP 155473

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Em João Pessoa, PT realiza Congresso com a Juventude

O extermínio da Juventude Negra foi um dos principais temas do encontro

Durante diversas entrevistas, o presidente do Estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba, Charliton Machado, destacou que um dos objetivos do PT e filiar mais mulheres e jovens. Neste último final de semana, um evento, realizado em João Pessoa, reuniu jovens militantes, assim como interessados em fazer parte do partido, na etapa municipal do “Congresso JPT”.

Segundo Priscila Kelly, secretária Estadual da Juventude do PT/PB, o objetivo foi fortalecer a mobilização e organização dos jovens do partido que residem, tanto em João Pessoa, como em outras cidades do estado. “Aqui na Paraíba a mobilização aconteceu em mais de vinte cidades, com a participação de mais de 400 jovens que buscam uma sociedade mais justa e igualitária. Também debatemos a conjuntura política atual e ressaltamos a importância das políticas públicas de inclusão social criadas e implantadas pelo Partido dos Trabalhadores”, explicou.  

Muitos jovens estão tendo a oportunidade de fazer um curso superior por causa das políticas públicas como o Fies, ProUni, sem contar ainda com as cotas. Por causa do Bolsa Família, muitos não precisaram trabalhar para ajudar na renda da casa, e permaneceram na escola. O resultado disso são filhos de pedreiros e empregadas domésticas com o diploma de um Curso Superior. Esse é o legado do PT”, ressaltou.  

Nos Congressos da juventude petista, uma das pautas principais foi o combate ao extermínio da Juventude Negra, a defesa da democracia e a participação social da juventude. Os mesmos temas serão abordados no Congresso Estadual, que acontecerá no mês de outubro, e em novembro durante o 3° Congresso Nacional da JPT, realizado em Brasília.

Assessoria

Câmara Municipal de Cajazeiras emite 'Nota de Pesar' pelo falecimento do irmão do Presidente Nilson Lopes



Assessoria

Prefeitura de Cajazeiras realiza final do Campeonato de Futebol da zona rural 2015; conheça os vencedores

camprural3
A Prefeitura de Cajazeiras por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Turismo realizou no último domingo (27) a grande final do Campeonato Amador de Futebol Aberto na zona rural 2015.

A equipe campeã do torneio foi o CRAC da comunidade de Cajazeiras Velha. O vice-campeonato ficou com a equipe do Calixto, do Sítio Calixto.
O campeonato foi iniciado no último dia 19 de julho e as partidas foram realizadas nos sítios Terra Molhada, Angelim e Lagoinha. A premiação foi de R$ 2.600,00 mais troféu e medalhas.
A Secretaria de Juventude, Esporte e Turismo continua com as rodadas do Campeonato de Futsal 2015.
Secom

PSB anuncia o dia 15 de outubro posicionamento oficial de oposição a Dilma, mas RC diverge

O PSB define no próximo dia 15 de outubro, na reunião da Executiva Nacional, o posicionamento oficial de oposição ao governo Dilma Rousseff. Os governadores Ricardo Coutinho Paraíba, Rodrigo Rollemberg, do Distrito Federal, já se posicionaram contrários a postura da sigla de ir para a oposição a presidente.

Segundo o portal nacional Diário do Poder, nesta segunda-feira (28), o PSB e PSDB já teriam fechado um acordo para 2018. Segundo o portal o acordo selado há dias garantiu a união dos dois maiores opositores à campanha de reeleição de Dilma, em 2014: o PSDB do senador Aécio Neves (MG) e o PSB do falecido governador Eduardo Campos estão “fechados”: Aécio será o candidato à Presidência e o PSB indicará o candidato à vice na mesma chapa. Estão cotados para a vaga a viúva de Campos, Renata, e o governador de pernambucano, Paulo Câmara.

A saída de Marina Silva do PSB garantiu ao partido espaço para negociar com o PSDB, pois a ex-ministra de Lula, Marina não engolia os tucanos. Quem também não engole essa ida do PSB para a oposição é o governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) que já informou que não apoia o impeachment da presidente Dilma. Para Ricardo Coutinho, o assunto ainda não está com questão finalizado. "Considero um erro histórico. Lutei muito para ver este país num estado democrático de direito e não embarco em qualquer aventura", declarou o governador acrescentando: "O governo Dilma precisa, sim, dar respostas ao Brasil, mas não pode ser arrancado do lugar para o qual foi eleito, simplesmente por impopularidade", pontuou.


Ricardo Coutinho disse ainda que "além disso, nenhum partido se apressou a fazer essa discussão oficialmente e não entendo essa pressa de um partido forjado no campo da resistência democrática, por isso espero que o bom senso prevaleça e que, ao invés de fiar se olhando para rusgas eleitorais, se pense no Brasil e na necessária busca de estabilidade".


pbagora

domingo, 27 de setembro de 2015

Nem Neto, nem Roselânio afirma Geraldo Lira - “vou apoiar um familiar meu para vereador em 2016”

Insatisfeito com o posicionamento dos vereadores Neto da Vila Nova e Roselânio Lopes que migraram para o esquema político do grupo liderado pelo ex-prefeito Carlos Antônio, o empresário Geraldo Lira (PMDB), confidenciou para amigos que não apoiará nem pedirá votos para os vereadores acima mencionados, pois, eles foram eleitos pela corrente política do ex-prefeito Carlos Rafael e logo após derrota – Neto correu para os “braços” da situação no inicio de 2013.

Ainda de acordo com informações, ventiladas na imprensa de Cajazeiras, e difundidas amplamente nos bastidores – o empresário do ramo de confecções poderá indicar uma das filhas, ou até mesmo um dos sobrinhos, para tentar uma vaga na Câmara Municipal de Cajazeiras, nas eleições do ano que vem.

Sem o importante apoio de Geraldo Lira que é patrão de centenas de caixeiros viajantes, gerentes de suas lojas e vendedores varejistas – os apoios antes conquistados para Neto e Roselânio migrarão para a direção que Lira apontar.

Da redação

Jovem de 21 anos morre ao bater moto em carro em São Bento

O jovem Tiago Souza Alves, de 19 anos, morreu, na tarde do último sábado (26), após se envolver em acidente de trânsito na cidade de São Bento, Sertão paraibano.
Tiago conduzia uma moto Honda Biz e, bateu frontalmente em um carro, quando passava na ponte sobre o Rio Piranhas, na Avenida Pedro Eulâmpio da Silva. Ele morreu no local do acidente.
Outros dois jovens, entre eles uma mulher, que seria namora de Tiago e estava na garupa da morto, ficaram feridos, e foram socorridos para o Hospital Municipal Maria Paulino Lúcio.
maispb

sábado, 26 de setembro de 2015

PSL pode ser o primeiro a divergir da tese de chapão de Carlos Antônio na proporcional

O PSL (Partido Social Liberal) de Cajazeiras tem nova comissão provisória que foi nomeada recentemente através da nova resenha do partido. O novo presidente é Anderson Moura, assessor do deputado estadual Jeová Vieira Campos (PSB) que de forma indireta é o verdadeiro comandante da legenda.

Aliado da prefeita Denise e do ex-prefeito Carlos Antônio, Jeová estará direcionando os destinos do PSL na eleição do ano que vem para composição com o grupo de situação, o que é normal dentro das atuais conjunturas políticas no município. Porém, o partido também pode ser o primeiro a divergir da tese defendida por Dr. Carlos que é da formação, mais uma vez, de um chapão, e proporcionalmente marchar sozinho para disputa.

Para isso várias reuniões já foram realizadas entre os pré-candidatos a vereador e o deputado, mostrando-lhes que entrar no chapão seria apenas uma forma de favorecer os candidatos que serão apoiados por Carlos Antônio como: Léa Silva, Moacir Menezes, Marcos Barros, e Nilsinho, por exemplo, que detém um grande número de eleitores, mas que necessitam dos votos dos “nanicos” para consolidarem suas vagas.

Pensando assim, os cerca de 15 pré-candidatos anunciados pela legenda já deram o tom da estratégia a Campos, e pretendem eleger no mínimo um vereador, ou mais, uma vez que aguardam que outros pré-candidatos se associem ao partido até as disputas.

Segundo fontes, um dos pré-candidatos a vereador fortes da legenda será a gerente da 9ª regional de educação Andréia Braga. Ela já esteve participando de algumas reuniões do partido, o que provocou uma grande ciumeira dos vereadores situacionistas que buscaram destituir Andreia do seu cargo junto ao governo do estado, mas que pelo jeito não obteve sucesso.

Fala-se ainda, que Andréia Braga poderá ser a puxadora de votos do grupo, e assim, superar as expectativas do número de lugares sonhados pelo partido no poder legislativo. Só que até agora Carlos Antônio não se reportou sobre o assunto, e nas últimas eleições a pancada mais forte na mesa foi a dele!


blogdofurao.com

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

SCTrans encerra Semana Nacional de Trânsito em Cajazeiras

A equipe da SCTrans, através do superintendente Moacir Menezes realizou nesta sexta-feira (25) o encerramento da Semana Nacional de Trânsito em Cajazeiras. O evento contou com a presença dos agentes de trânsito, além de um bom número de alunos da Escola Francisco Matias Duarte.
Para encerrar a semana, a psicóloga Tatyana Mangueira Moura realizou uma palestra com o tema: “Seja Você a Mudança no Trânsito”. Além disso, houve apresentação teatral para o público presente.
Durante toda a semana foram trabalhadas diversas atividades como palestras, apresentações culturais e blitz educativas.
semsctrans11O superintendente Moacir Menezes destacou a importância das atividades realizadas durante a semana. “É preciso que trabalhemos de forma a cada vez mais conscientizar as pessoas sobre a necessidade da educação no trânsito”, disse Moacir.
A Semana Nacional de Trânsito em Cajazeiras contou com apoio da prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque e do vice-prefeito, Júnior Araújo.

Secom

Presidente do PSB nega saída de Coutinho, mas admite que o Rede seria opção

Em entrevista concedida à imprensa da Capital nesta sexta-feira (25), o presidente da executiva municipal do PSB, Ronaldo Barbosa, disse que não há, por enquanto, nenhuma decisão da executiva nacional do seu partido de sair da base do governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

Conforme as notícias de bastidores, tal hipótese do PSB não teria agradado ao governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, que se disse contra a saída do apoio a Dilma.

O fato concretizado abriria então, a possibilidade de o governador voltar a sua origem partidária, ou seja, para o Partido dos Trabalhadores.

Apesar de negar a questão, o presidente Ronaldo Barbosa admitiu que Ricardo Coutinho pudesse ir também para o Rede Sustentabilidade, partido da ex-senadora Marina Silva.

“Não existe nenhuma deliberação do PSB sobre essa questão. O que ocorreu foi que em uma reunião com lideranças na qual estiveram três governadores se abriu uma discussão e a decisão foi de convocar a executiva nacional para deliberar sobre isso. Portanto, quando a executiva se reunir, vamos ter uma definição”, explicou.

Para o presidente, são só hipóteses e em cima disso não há como discutir tal possibilidade porque não há uma deliberação partidária.

“Vamos ver como o quadro nacional vai ficar. Por exemplo, se fala em PT (se referindo à ida do governador), mas a Rede seria outra opção, mas volto a dizer: sem a deliberação da Executiva do PSB, é impossível a gente pensar nas alternativas enquanto isso não for concretizado”, destacou.



PSOL de Cajazeiras filia ex-vereador Sinval Leite e seu filho

Duas conquistas para o projeto político, que quer pensar Cajazeiras forte, livre e soberana. 
O ex-vereador Sinval Leite e seu filho Allysson ingressam nas fileiras do PSOL. Grande vereador ficou conhecido pela postura correta com que conduziu seus mandatos na Câmara. Sejam bem-vindos”.



Por Gildemar Pontes

Modelo é escalada como embaixadora oficial da Copa da Rússia em 2018

Em meio as denúncias de corrupção na Fifa e dúvidas sobre a escolha das sedes dos Mundiais de 2018 e 2022, os organizadores da Copa de 2018 na Rússia decidiram escalar Victoria Lopyreva como embaixadora oficial do torneio. 

Sempre apontada como uma das dez mulheres mais bonitas do país, Victoria Lopyreva é modelo e apresentadora de TV. A bela também já foi Miss Rússia e deixa seus milhares de seguidores no Instagram e no Facebook babando a cada foto postada. 

Foto: Reprodução/Facebbok

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Ricardo reúne secretários e cobra redução de gastos em todos os setores do Estado

O governador Ricardo Coutinho se reuniu nessa quarta-feira (23) com todos secretários e dirigentes de órgãos da administração direta e indireta do Estado e cobrou a imediata redução de todos os itens do custeio da máquina, a fim de manter o enfrentamento da crise econômica. A reunião aconteceu na sede da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e contou com a presença da vice-governadora Lígia Feliciano.
Desde o início do ano, o governador Ricardo Coutinho vem anunciando medidas de austeridade, visando a contenção de gastos e enxugamento da máquina pública, como, por exemplo, a renúncia ao aumento do próprio salário e suspensão de reajustes dos vencimentos da vice-governadora, dos secretários e auxiliares de governo.
Ainda no final de 2013, o governador Ricardo Coutinho já anunciava medidas fiscais para reduzir os gastos públicos no Estado, como a reestruturação das secretarias e redução dos cargos comissionados e corte nos gastos com custeios.
Segundo a gestão estadual, essas medidas têm contribuído para que a Paraíba consiga pagar suas contas em dia, mantendo o pagamento do servidor estadual dentro do mês trabalhado e concedendo reajustes salariais, com antecipação das parcelas aos trabalhadores da educação.
Secom

Loteamento Chácaras Paraíso II. Últimas unidades - Cajazeiras - PB

Prefeito de Sousa fecha órgãos em protesto contra a crise

O prefeito de Sousa, André Gadelha (PMDB), determinou, esta semana, que todas as atividades, menos as essenciais fossem paralisadas no município, e em cada secretaria colocasse uma faixa preta em sinal de luto pela crise financeira, que assola o Brasil.
André Gadelha, que participa de mobilização na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta quinta-feira (24), em João pessoa, disse que vai propor que  prefeitos de todas as regiões do Estado façam a mesma paralisação para “mostrarem de forma veemente a chaga que atormenta as administrações públicas atualmente”.
“Tem prefeito que teme atrasar salários, e paralisar mesmo os serviços essenciais. É preciso dizer que os prefeitos não podem fazer nada, se os recursos não chegarem. O problema são os encargos, os financiamentos anteriores que quebram completamente os nossos planejamentos prejudicando os funcionários, e fornecedores da prefeitura”, disse André Gadelha que lidera o momento com apoio da FAMUP.
Folha do Sertão

Prefeitura de Cajazeiras adere à paralisação liderada pela Famup e prefeita Denise Albuquerque participa de mobilização na capital

A Prefeitura de Cajazeiras aderiu a Mobilização Municipalista que está ocorrendo nesta quinta-feira (24), sendo liderada pela Famup e tem como objetivo esclarecer ao povo a real situação por conta da política de descaso do Governo Federal. O movimento consiste na paralisação das atividades da Prefeitura por um dia (Exceto os serviços essenciais).
Na ocasião desta quinta-feira, a prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque e a secretária da Fazenda, Vanóbia Nóbrega participam de uma Audiência Pública no Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba, com a presença dos deputados estaduais. Na ocasião, os prefeitos e prefeitas vão apresentar uma longa pauta de reivindicações junto ao Governo Federal e tentar uma negociação permanente com o Congresso Nacional.
A prefeita Denise esclareceu que a gestão municipal tem sofrido bastante com a crise econômica. Segundo ela, boa parte dos municípios brasileiros dependem de transferências constitucionais como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), todavia, só o repasse do primeiro decêndio do FPM do mês de agosto teve uma queda de 38% em relação ao mesmo período do ano passado.
A secretária Vanóbia disse que o município de Cajazeiras é um dos que esgotou completamente seus recursos e quer evitar que as famílias venham sofrer ainda mais, em razão da ausência da União na transferência de recursos. 
Motivo dos Protestos - Os recursos municipais têm garantido a maior parte do atendimento a programas prioritários da sociedade paraibana em áreas de saúde (estratégia da saúde da família, vigilância sanitária, medicamentos), educação (Fundeb, merenda escolar, transporte escolar), entre outros programas.
Alguns dos dados que levam os prefeitos e prefeitas a fazerem tal reivindicação são: O valor per capita do Programa Saúde da Família que está defasado em 58%. O programa custa três vezes mais do que a União paga aos municípios; R$ 0,30 não paga a merenda escolar. Mas é isso o que o governo federal destina aos municípios para a merenda dos estudantes do Ensino Fundamental. A defasagem é de 32% do valor repassado pela União; R$ 12,00 por mês não paga o Transporte Escolar das crianças. O programa federal acumula perda de 56,5%. Há atraso nos repasses.
É certo que a crise é sentida pelos demais governos e infelizmente também pelos cidadãos, mas o movimento municipalista destaca que as finanças municipais poderiam estar melhor não fossem os R$ 35 bilhões de Restos a Pagar que a União deve aos Municípios. Isso sem contar os programas federais subfinanciados, onde as prefeituras recebem um valor e gastam outro muito maior para tornar o programa realidade, a exemplo do Saúde da Família e o Transporte Escolar.


 Assessoria

Cinco anos depois assassinato de Paulinho Vital continua sendo um mistério para as autoridades

Mistério – Há cinco anos sem explicação por parte das autoridades, um crime bárbaro marcou a cidade de Cajazeiras completou cinco anos sem resposta. Na noite do dia (20) de setembro de 2010, o vigilante Paulo Vital, conhecido como “Paulinho”, foi brutalmente assassinado a pauladas em frente à antiga montadora de motos onde ele trabalhava.

No interior da montadora foram encontradas manchas de sangue, reforçando as suspeitas de que “Paulinho” começou a ser agredido ainda dentro do prédio.

Na época, uma testemunha teria revelado à polícia a identidade de uma mulher que teria sido vista indo até a montadora entregar uma chave ao vigilante. Essa suposta mulher chegou a ter a sua prisão preventiva decretada, mas foi liberada provavelmente por falta de provas.

Desde então, as autoridades policiais não conseguiram desvendar o crime, que teve as investigações arquivadas após a delegada que investigava o caso ser transferida em um processo periódico de remanejamentos.

Apesar de já terem se passado cinco anos após o homicídio, a família de “Paulinho” ainda espera que a Justiça reabra o caso, na esperança de que surjam informações importantes que levem à prisão de algum suspeito.


Da redação
Com Portal CZN 

Seca no açude de Boqueirão prejudica comércio do Cariri e CG

A nossa reportagem visitou o município de Boqueirão para mostrar a situação hídrica do açude Epitácio Pessoa, que abastece 18 municípios do Cariri paraibano e Compartimento da Borborema, entre eles Campina Grande, o segundo a maior do Estado. O reservatório está com apenas com 15% da sua capacidade, a menor em 15 anos, e prestes a entrar no volume morto.
A situação preocupa as duas regiões, prejudicando produtores rurais, comerciantes e a população em geral, que vive na expectativa de enfrentar um colapso geral de falta de água.
Boqueirão é conhecido como cidade das águas e pela sua produção agrícola, que abastecia as principais cidades do Nordeste, mas hoje o cenário é desolador.
MaisPB

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Conferência Territorial da Juventude Rural do Alto Sertão ocorre em Cajazeiras nesta sexta (25)

Cajazeiras sedia nesta sexta-feira (25) a Conferência Territorial da Juventude Rural do Alto Sertão. A Conferência que conta com o apoio da Prefeitura de Cajazeiras faz parte do projeto Multiterritorial de Desenvolvimento Rural.
O evento ocorre durante todo o dia no auditório da UFCG, campus Cajazeiras e deve envolver as 15 cidades do Alto Sertão. A expectativa é de que 100 pessoas estejam presentes.
O público alvo da Conferência são jovens que tenham liderança local e engajamento nas discussões da territorialidade.
O projeto é uma promoção do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Juventude da Paraíba, Território do Alto Sertão e NEDETs (Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial).
Secom

Joselito Feitosa é nomeado presidente da Comissão Provisória do PDT de Cajazeiras. Veja demais membros!



TSE

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Antônio Ricardo do grupo Rio do Peixe é nomeado presidente da Comissão Provisória do PSDB de Cajazeiras



TSE

TSE aprova por unanimidade pedido de registro da Rede Sustentabilidade

Marina Silva e Beto Albuquerque participaram do julgamento do registro do partido no TSE
Cerca de dois anos depois de ter iniciado os trâmites para a criação da Rede Sustentabilidade, a ex-senadora Marina Silva teve o partido oficializado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A corte aprovou o pedido de registro do partido na sessão realizada nesta terça-feira (22) por 7 votos a 0, tornando a sigla a 34ª em atividade no Brasil.
O relator João Otávio de Noronha pediu o deferimento do registro, seguido por Herman Benjamin, Henrique Neves, Luciana Lóssio, Gilmar Mendes, Rosa Weber e José Antonio Dias Toffoli.
No final de maio deste ano, a Rede entregou ao TSE mais fichas de apoio para viabilizar a criação do partido. Do total de 56,1 mil assinaturas entregues, aproximadamente 55,7 mil foram validadas pelos técnicos do tribunal. Somadas às 442.524 certificadas em 2013, a Rede tem 498.652 assinaturas apoiando sua criação. O mínimo exigido pela Justiça Eleitoral são 484.169 assinaturas.

Negado em 2013

Em outubro de 2013, o TSE negou o pedido de registro da Rede por não obter apoio mínimo exigido pela legislação eleitoral para criação de novo partido. Na ocasião, faltaram pouco menos de 50 mil assinaturas para serem validadas. A votação do julgamento terminou com 6 posicionamentos contrários ao registro do partido e apenas 1 a favor.
Votaram contra o indeferimento do registro do partido os ministros Laurita Vaz, João Otávio de Noronha, Henrique Neves da Silva, Luciana Christina Guimarães Lóssio, Marco Aurélio de Mello e Cármen Lúcia. Gilmar Mendes foi o único favorável à criação do partido da ex-senadora. A juíza Vaz, Marco Aurélio e Cármem Lúcia já deixaram o tribunal, sendo substituídos por José Antonio Dias Toffoli, Luiz Fux e Maria Thereza Rocha de Assis Moura.
Ig

Câmara de Cajazeiras suspende sessão ordinária em razão do falecimento de esposo de servidora do Legislativo



Ascom

SCTRANS pinta faixas de pedestres, mas em menos de cinco dias a tinta já começa a sumir. População reclama!

Há algum tempo a população de Cajazeiras vem cobrando da SCTRANS a revitalização das faixas de pedestres da cidade, que se constituem num importante item de segurança para o trânsito, mas que se transformam em um grande problema quando ficam imperceptíveis para os motoristas, aumentando assim, o risco de acidentes.

O problema é maior em alguns locais onde o fluxo de pessoas e carros é constante, como é o caso da biblioteca pública municipal Casto Pinto na Rua Padre Rolim, e defronte a escolas como Crispim Coelho na Rua Romualdo Rolim, e Constantino Vieira (Colégio Comercial).

Segundo o superintendente de trânsito Moacir Menezes a repintura das faixas estava dependendo de uma licitação para compra de tintas, que são específicas para esse tipo de serviço, porém, algumas foram revitalizadas no último fim de semana.

E pelo jeito a tinta não é de boa qualidade, menos de cinco dias depois as faixas já estão praticamente apagadas, provocando mais uma vez a indignação da população que cobra uma solução para o problema.


Outra reivindicação da população é para a pintura das lombadas que há muito também não passa por revitalização.


blogdofurao.com

Olenka Maranhão assume mandato na ALPB priorizando municipalismo

Deputada estadual por quatro mandatos, a ex-prefeita de Cacimba de Dentro, Olenka Maranhão (PMDB) volta a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, com a nomeação do deputado estadual Trocolli Júnior (PMDB) para Secretaria de Articulação Política do Estado.
 
Olenka revelou que primeiro recebeu com muita alegria a nomeação de Trocolli, o que lhe possibilitou a assumir a titularidade do mandato, já que ela é a primeira suplente do PMDB tendo obtido mais de 20 mil votos na eleição passada.

Assessoria

Vani Braga vai disputar Prefeitura de Conceição após filiação no PTdoB

A ex-deputada e ex-prefeita da cidade de Conceição, Vani Leite Braga, decidiu em reunião com o deputado estadual Genival Matias, nesta terça-feira (22), se filiar ao Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), para disputar mais uma vez a Prefeitura Municipal.
A informação foi confirmada pelo próprio Genival Matias, que vem percorrendo o estado em busca de bons nomes para a disputa em 2016.
O Clã da família Braga na cidade de Conceição comandou os destinos da população por 50 anos e mantém um grupo político muito forte na região.
Para o presidente do PTdoB, deputado Genival Matias, com a chegada de Vani Braga a sigla ganha mais força em todo Vale do Piancó.
“Conquistamos mais uma grande liderança para o PTdoB. Vani que já foi deputada e prefeita, disputará novamente a Prefeitura de Conceição, com grandes chances de êxito e com todo o apoio do PTdoB”, disse Genival.
A ex-gestora destacou sua confiança na legenda e principalmente no deputado. “Fiz a escolha certa e vou atender ao chamado da população que me pede diariamente para concorrer ao cargo de prefeita em 2016. Sei que terei apoio do nosso grupo em Conceição e do deputado Genival Matias”, disse Vani.
O presidente do Diretório Estadual, deputado Genival Matias, segue percorrendo o Estado, já que se aproxima o prazo final de filiações. O partido está sendo estruturado em mais de 100 municípios.
Vani Braga foi deputada por quatro mandatos e é irmã do ex-governador Wilson Braga. Filha natural da cidade de Conceição, foi prefeita e desistiu de sua reeleição nas vésperas do pleito para apoiar o sobrinho Alexandre Braga. Os dois não tiveram êxito, e Conceição hoje clama por sua volta.

WSCOM

Inscrições do Projeto ‘Pedalando’ do Sest/Senat serão encerradas no próximo domingo

Quem não quiser ficar de fora da primeira edição do Pedalando - Passeio Ciclístico do SEST/SENAT 2015, que acontece no dia 04 de outubro, em João Pessoa, deve providenciar sua inscrição o quanto antes. Isto porque, o prazo para garantir participação no evento termina no próximo domingo, dia 27. A coordenação do evento, que também será realizado em outras capitais do país, disponibilizou 1.000 vagas para o passeio da capital paraibana.
            
As inscrições podem  ser feitas de forma presencial, na sede do SEST/SENAT, na Rua Coronel João Costa e Silva, nº 201 - Distrito Industrial - João Pessoa/PB (próximo às três lagoas) ou pelo endereçohttp://pedalando.sestsenat.org.br. Se for feita de forma presencial, o interessado deve apresentar no ato de sua inscrição um documento de identificação oficial (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Carteira de Conselhos). No site, é só preencher os dados com as informações que são solicitadas. A idade mínima recomendada para participação é de oito anos. 
           
O projeto Pedalando - Passeio Ciclístico tem o objetivo de incentivar a prática de exercícios físicos e melhorar a qualidade de vida e bem estar  das pessoas, especialmente, do trabalhador em transporte que é o público alvo da instituição.  “Não é uma competição, mas um passeio cujo objetivo é despertar para prática de vida saudável, como o ciclismo, por isso toda a família pode participar, especialmente, os  operadores do transporte, nosso público alvo”, reforça a coordenadora do projeto, Rozimar Firmino.   Segundo ela, as inscrições cessarão automaticamente quando atingir o número de 1.000 pessoas ou quando findar o prazo do dia 27. 
            
Para efetivar a inscrição,  é preciso fazer a doação de um quilo de alimento não perecível (exceto sal). Toda a arrecadação, será doada a uma instituição de caridade que atua na capital. O alimento poderá ser entregue no ato da inscrição ou um dia antes do passeio, no dia 03 de setembro, durante a entrega do kit (adesivo com número e camisa) aos participantes.
         
O percurso em João Pessoa será de, aproximadamente, 8 km, com a duração prevista de três horas A largada e chegada será no Busto de Tamandaré, na praia do Cabo Branco, seguindo pela Avenida Epitácio Pessoa, até as imediações da Praça da Independência, retornando pela mesma avenida até o ponto de partida. Após o passeio serão sorteados 100 capacetes entre os inscritos.

Ascom

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Em decreto, prefeita Denise Albuquerque estabelece medidas administrativas para contenção de despesas no município

decreto1A prefeita Denise Albuquerque assinou na última sexta-feira (18) um decreto estabelecendo novas medidas administrativas de racionalização e contenção de despesas na Prefeitura de Cajazeiras.
O decreto considera as dificuldades financeiras decorrentes da crise que afeta as Administrações Públicas, proveniente da queda da arrecadação de receita e a necessidade de manter os serviços essenciais, além do equilíbrio do município.
Ficou determinado o horário de expediente de seis horas ininterruptas no serviço público municipal, de segunda a sexta-feira, no horário das 08 horas às 14 horas. Já os serviços considerados essenciais continuam funcionando normalmente.
A regra também foge ao caso da Biblioteca Pública Municipal Castro Pinto que vai funcionar das 14 horas às 20 horas, de segunda a sexta-feira. Já o SESI que funciona no anexo da Biblioteca vai funcionar das 07 horas até às 13 horas.
Ascom

PROS muda de comando na PB e vai para a base de Ricardo

O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) terá novo comando na Paraíba nos próximos dias.  Documentação da cúpula nacional da legenda já está no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) para efetivar a mudança. A informação foi publicada pelo jornalista Heron Cid na manhã desta segunda-feira (21).
O presidente interino do partido será o Coronel Coutinho e o vice Eurípides Leal, que é assessor do deputado estadual e secretário de representação governamental em Brasília, Lindolfo Pires (DEM). Assim, a expectativa é que no futuro o deputado assuma a presidência estadual da legenda.
A articulação foi gestada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), que ganhou queda de braço com o ex-deputado Major Fábio, atual comandante do Pros na Paraíba.
Cristiano Teixeira – MaisPB

Segundo fonte, “peixe grande” poderá está sendo preso nos próximos dias e recolhido a penitenciária federal de Mossoró-RN

Lamentável - A região de Cajazeiras foi abalada na última semana com o anúncio por parte da Justiça Federal de um acordo de ‘Delação Premiada’ concedido ao empreiteiro Justino Nascimento, que era o único, ainda preso da Operação Andaime que desarticulou uma quadrilha que fraudava licitações em vários municípios, incluindo Cajazeiras, Bernardino Batista, Poço Dantas, Joca Claudino e outros.

Desde o anúncio, é grande a apreensão nesses municípios, principalmente das pessoas que tiveram seus nomes envolvidos e foram soltas através de habeas corpus obtidos junto ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e que veem a possibilidade de voltar para a prisão, após o fato novo.

Mesmo com todas as investigações correndo em segredo de justiça, algumas informações acabam vazando para a imprensa, e segundo uma fonte, nos próximos dias, a prisão de um dos “peixes grandes” em Cajazeiras estará sendo decretada, não para o presídio regional local, e sim, para a Penitenciária Federal de Mossoró-RN.

O fato se daria em virtude da denúncia de visitas não autorizadas que teriam sido feitas aos envolvidos na operação durante o período que estiveram recolhidos ao presídio de Cajazeiras, o que teria levado o MPF (Ministério Público Federal) a mudar a estratégia e optar pelas futuras prisões numa unidade carcerária federal.

Ainda sobre o assunto, a fonte também nos informou que todas as gravações dessas supostas visitas foram solicitadas pelo procurador Dr. Misael de Jesus Martins, e caso seja constatada a veracidade, providências estarão sendo tomadas.


blogdofurao.com