terça-feira, 31 de março de 2015

Abril: Secretaria de Saúde de Cajazeiras divulga calendário de médicos especialistas na Policlínica Orcino Guedes

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nesta terça-feira (31/03) o calendário com os devidos plantões de médicos especialistas na Policlínica Orcino Guedes.
O calendário é referente ao mês de abril e os médicos plantonistas são: neurologista, urologista, angiologista, endocrinologista, ortopedista, nutricionista, dermatologista, ginecologista e oftalmologista.
Segundo informações do secretário de Saúde, Henry Witchael a Prefeitura de Cajazeiras tem se empenhado para garantir médicos especialistas no atendimento à população.
Confira o calendário na íntegra:
abril
Secom

Empresa ABENGOA BRASIL vai desapropriar pequenos agricultores da região para instalar torres de eletricidade

Preocupados, agricultores da região sertaneja dos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte estão vivenciando um momento de pânico com a empresa ABENGOA BRASIL, que está ultimando os procedimentos de desapropriação de áreas rurais nas cidades de: Milagres/CE, Barro/CE, Catolé do Rocha/PB, Cachoeira dos Índios/PB, São José de Piranhas/PB, Cajazeiras/PB, São João do Rio do Peixe/PB, Sousa/PB, Lastro/PB, Santa Cruz/PB, Bom Sucesso/PB, Brejo dos Santos/PB, Alexandria/RN, João Dias/RN, Patu/RN, Messias Targino/RN, Janduís/RN, Campo Grande/RN, Paraú/RN e Assú/RN, compreendendo (20) municípios nesses três estados – percorrendo 337 quilômetros.
Com um projeto, a empresa pretende construir a Subestação Milagres II à subestação Assú III, gerando cerca de 1.100 empregos direitos e indiretos. A ABENGOA BRASIL tem como objetivo transmitir e ampliar a oferta de energia gerada pelas usinas eólicas instaladas no Nordeste brasileiro, integrando ao Sistema Integrado Nacional (SIN), favorecendo, desta forma, maior comodidade e sustentabilidade à transmissão de energia na região nordestina.

Não contentes, agricultores, sitiantes e pequenos produtores rurais da região – propuseram uma sessão extraordinária na Câmara Municipal de Cajazeiras, que aconteceu nesta manhã desta terça-feira (31), com a finalidade de dirimir dúvidas, na presença de representantes da ABENGOA BRASIL, porém, nenhum responsável pela referida empresa compareceu, ou respondeu a convocação do Poder Legislativo cajazeirense.

Produtores que usaram da palavra, informaram que a empresa está avaliando as propriedades num valor muitíssimo baixo – “propriedade que pertence a minha família há mais de cem anos, com casas, pastos e muitas benfeitorias eles estão avaliando em pouco mais de R$40 mil reais”, esclareceu um agricultor presente. As divergências, irão prosseguir, pois, devido a ausência de responsáveis da ABENGOA, para prestar os devidos esclarecimentos, o homem sertanejo do campo será obrigado a vender parte de suas terras por valores irrisórios.


Da redação

Em sessão solene bastante prestigiada popular recebe Título de Cidadão Cajazeirense

Foi na noite da última segunda-feira (30), que a Câmara Municipal de Cajazeiras – numa propositura do Vereador Nilson Meireles Lopes Filho (PSD), outorgou o Título de Cidadania Cajazeirense, a Geraldo Fabrício da Silva, conhecido popularmente por “Nêgo Dias”.

O referido título, fora proposto no ano de 1998, e somente agora, quando o responsável pela propositura e justa homenagem preside o Poder Legislativo de Cajazeiras.

“Nêgo Dias” é natural do Icó, no Estado do Ceará, mas reside em Cajazeiras desde 1968, quando ainda, aos três anos, veio com sua família residir no Distrito de São Gonçalo, logo após mudou-se para Cajazeiras - onde cresceu e constituiu família e tem uma larga folha de serviços prestados a população e goza de uma grande amizade conforme a presença de amigos ao recinto da Câmara, na noite de segunda.
O mais novo cidadão cajazeirense exerceu o mandato de vereador em Cajazeiras entre os anos de 97 e 2000, ficou na suplência na eleição seguinte e, depois, chegou a registrar sua candidatura, porém, desistiu de concorrer na eleição de 2008, para acomodar alianças políticas e, atualmente, preside a Liga Cajazeirense de Desportos, na sede localizada ao lado do estádio Higino Pires Ferreira.

A entrega do Título de Cidadão Cajazeirense se deu em pleno dia do aniversário do homenageado, que completou sessenta anos. Emocionado, “Nêgo Dias” agradeceu pela lembrança do seu nome e a honra de a partir de agora ser cajazeirense de fato e de direito. 

Amigos, familiares e autoridades convidadas explanaram sobre a relação de amizade que mantém com o mesmo.


Da redação

segunda-feira, 30 de março de 2015

Prefeita Denise decreta ponto facultativo na próxima “quinta-feira santa”, dia 02 de abril

A prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque através de decreto determinou ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais, na próxima quinta-feira (02), com exceção dos Postos de Saúde e Agentes da Sctrans.

O decreto foi assinado considerando que o próximo dia 02 de abril é “quinta-feira santa”, que antecede os feriados pascoais. De acordo com a religião católica, a “quinta-feira santa” marca o fim da Quaresma e o inicio do Tríduo pascal na celebração que relembra a última ceia de Jesus Cristo com os doze Apóstolos.

A “Sexta-Feira da Paixão”, dia 03 é feriado nacional. Assim sendo, as atividades retornam normalmente na próxima segunda-feira (06).


Secom 

Coordenação do Orçamento Democrático Regional de Cajazeiras realiza reunião preparatória na Vila Jardineiro

A Coordenação do Orçamento Democrático da Nona Regional de Cajazeiras, realizou na manhã do último domingo (29/03), uma reunião preparatória com integrantes da comunidade de Vila Jardineiro e membro da associação daquela comunidade.

Composta à mesa, os coordenadores Elmo Lacerda e Titico Alexandre explanaram sobre como funciona o ODE e logo após facultou a palavra, aos presentes – como uma já se previa, o clamor pautou em torno da escassez de água potável para abastecer à comunidade, que cresce com novas construções a cada dia.

Ainda de acordo com os representantes do Governo do Estado, a ferramenta democrática está sendo usada e a população precisa participar com maior intensidade – a fim de buscar seus anseios no âmbito coletivo.

- lembrando, que a grande plenária com secretários e a presença do governador acontece no próximo dia (10/04/2015), no ginásio do IFPB em Cajazeiras. É importante as comunidades se organizarem, chegarem com certa antecedência, fazer suas inscrições e participarem das discussões.



Da redação

Câmara Municipal de Cajazeiras entrega Título de Cidadania Cajazeirense ao desportista “Nêgo Dias” nesta segunda-feira (30)

A Câmara Municipal de Cajazeiras realizará logo mais à tarde, desta segunda-feira (30), uma Sessão Solene, para outorga do Título de Cidadão Cajazeirense, ao ex-vereador Geraldo Fabrício da Silva, conhecido popularmente por “Nêgo Dias”, - numa autoria do vereador Nilson Lopes Meireles Filho em meados de 1998, e que será entregue agora, quando o responsável pela justa homenagem preside o Poder Legislativo.

Nêgo Dias é natural do Município de Icó, no Estado do Ceará, mas reside em Cajazeiras desde 1968, onde constituiu família e tem uma larga folha de serviços prestados a população e goza de uma grande amizade.

O novo cidadão cajazeirense exerceu o mandato de vereador em Cajazeiras de 97 a 2000, ficou na suplência na eleição seguinte e, depois, chegou a registrar candidatura, mas desistiu de concorrer, na eleição de 2008, para acomodar alianças políticas e, atualmente, preside a Liga Cajazeirense de Desportos.

A entrega do título de cidadão cajazeirense, que está prevista para as 18hs00, no plenário Edmilson Feitosa Cavalcante, coincide com a data do aniversário de “Nêgo Dias”, que está completando 60 anos neste dia 30.

Assessoria

Hospital Regional de Sousa proíbe visita de mulheres usando minissaias

A diretoria do Hospital Regional de Sousa - proibirá a entrada de pessoas com trajes considerados impróprios durante visitas aos pacientes.

A medida valerá a partir da próxima quarta-feira (1º) e faz parte das novas regras que disciplinarão a entrada de visitantes na unidade de saúde.

De acordo com a nota oficial divulgada pela assessoria do hospital, o visitante não deve usar roupas impróprias, como por exemplo, shorts curtos, minissaias, mini-blusas ou vestidos curtos.

Quem desobedecer às determinações ficará impedido de realizar a visita.


Da redação

Com Maispb

Madrugada sangrenta em Currais Novos, tiroteio entre policia e bandidos resulta em 7 mortos

Na madrugada do último domingo (29/03), ocorreu um confronto entre a (DEICOR) junto com o (BOPE) contra uma quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos, que vinha sendo investigada pela policia.

O tiroteio aconteceu na BR-226 na entrada de Currais Novos, os indivíduos eram 8 homens, 7 foram a óbito e o outro que sobreviveu é um taxista de Natal, que conduzia um veiculo com os elementos, um outro veiculo, um Gol, também levava assaltantes.

Os corpos foram levados para o Hospital Regional de Currais Novos, onde foi esperada a chegada do ITEP para a condução para a cidade de Caicó – ambas as cidades no Estado do Rio Grande do Norte.

Foram apreendidos com a quadrilha: 05 revólveres, 01 pistola, uma escopeta calibre 12 e muito material explosivo (usado para estourar caixas eletrônicos). A população está assustada pela quantidade de tiros no local.

Um dos homens mortos foi identificado como Isaias. Ele já tem passagens pelo Presídio Alcaçuz. O documento que estava em seu poder, era falso. A delegada Danielle Filgueira, deve se pronunciar sobre o assunto.


Fonte: Blogo do Edmilson Sousa

Reestréia Projeto Violadas 2015 - Jovem Talento Herbet Douglas

O projeto Violadas se prepara par retomar suas atividades em 2015. Este ano o projeto inicia sua sexta temporada consecutiva, trazendo ao público pessoense talentosos violonistas, a grande maioria de nosso estado, mas sempre buscando expandir suas atividades, trazendo também violonistas de outras partes do país e algumas atrações internacionais.

A 1 ªedição do projeto Violadas 2015, parceria entre PaVio - Paraíba Violões e Usina Cultural Energisa, conta novamente com o jovem Herbet Douglas. Na noite de terça-feira (31/03/2015) será possível observar o crescimento musical do jovem, que apresenta um repertório repleto de peças e autores consagrados, obras fundamentais do violão clássico.

O concerto será no dia 31/03/2015 (terça-feira), às 20:30, na Usina Cultural Energisa.

Ingressos 10,00/5,00 (inteira/meia) e a renda é toda revertida para o músico convidado.

CONCERTO Herbet Douglas
Data: 31/03
Hora: 20:30
Local: Usina Cultural Energisa
Ingressos: 10,00/5,00 (inteira/meia).


Bruno Marinheiro
Diretor Geral da PaVio

Preso por pedofilia, prefeito é acusado de subornar vítimas

Em janeiro do ano passado, o Fantástico mostrou um caso estarrecedor. Meninas de nove a quinze anos vítimas de um grupo de pedófilos chefiado pelo então prefeito da cidade de Coari, no Amazonas. Ele foi condenado pelo crime e está preso. Nesta semana, o Ministério Público apresentou nova denúncia contra o agora ex-prefeito da cidade. Desta vez, ele é acusado de oferecer suborno e ameaçar de morte as testemunhas, de dentro da cadeia.

“Seria um valor de R$ 100 mil para cada. Ou a gente aceitava o dinheiro ou ia começar a morrer alguém da nossa família’, conta uma das vítimas.

Quem está falando é uma jovem de Coari, cidade a nove horas de barco de Manaus, no interior do Amazonas. Não é a primeira vez que ela fala ao Fantástico. Em janeiro de 2014, ela deu esse depoimento à repórter Giuliana Girardi.

“Ele me levou para o quarto e me estuprou. Eu tinha dez anos. Ele é um monstro”, disse a jovem na época.

O homem de quem a jovem fala é o ex-prefeito de Coari: Adail Pinheiro. Adail foi preso em fevereiro do ano passado, depois que o Fantástico denunciou a rede de exploração sexual de menores chefiada por ele. E terminou condenado a 11 anos e dez meses de prisão, em novembro.

O ex-prefeito Adail Pinheiro cumpre pena em Manaus, em um batalhão da Polícia Militar. Segundo o Ministério Público, foi do local que o ex-prefeito mandou ameaçar e oferecer dinheiro para que as testemunhas mudassem a versão do crime. Pelo menos duas mulheres da mesma família, estupradas por Adail na infância, foram convencidas a mudar seus relatos.

“A gente receberia 100 mil para retirar a acusação do Adail ou então iria começar a morrer gente", conta uma das vítimas.

"O dinheiro só seria passado no dia do julgamento. Eu estava ameaçada, restringida de pedir ajuda até para minha família", conta outra vítima.

"Não queria ver um banho de sangue. Deixaram nas nossas mãos. Ou vocês aceitam o dinheiro que eles estão oferecendo ou vai morrer pessoas. E se eu pudesse fazer alguma coisa para não morrer pessoas, eu faria. Eu não tinha escolha”, conta a vítima.

A outra mulher também falou ao Fantástico no ano passado. O depoimento é assustador.

“Eu ficava brincando no barco enquanto minha mãe estava trabalhando. Ele me estuprou dentro do barco mesmo. E hoje em dia ele quer a minha filha”, contou a vítima na época.

Fantástico: Qual a idade dela?
Vítima: Onze anos.

De acordo com as investigações, o plano do ex-prefeito Adail Pinheiro e do filho dele era esconder as testemunhas da família, dos amigos, da imprensa e do Ministério Público. Para isso, alugaram dois apartamentos em Manaus. Os dois imóveis ficam no mesmo prédio, em um bairro nobre. Pequenos, mas confortáveis, com vista para a Arena da Amazônia. O aluguel e todas as despesas eram pagas pela quadrilha comandada por Adail Pinheiro, segundo o Ministério Público.

Delegado: Quem deu esse dinheiro para você?
Vítima: Foi Adailzinho, junto com o Fabrício.

Adailzinho é o filho do ex-prefeito. Fabrício é o advogado dele, Fabrício de Melo.
Fantástico: Qual o papel do filho do Adail?

Fábio Monteiro, procurador-geral de Justiça/AM: Como o Adail se encontrava preso, o filho do Adail ele entrou no trabalho de articulação. A estratégia inicial era mudar o depoimento na própria ação penal.

Ou seja, procurar a Justiça diretamente. O desembargador responsável pelo caso, no entanto, não aceitou que os depoimentos fossem alterados. Com isso, o grupo mudou de estratégia. Uma advogada que segundo o Ministério Público seria ligada a Adail, Elizabeth Cavalieri, levou as duas vítimas para um cartório. O objetivo era deixar registrado que elas teriam mentido sobre a acusação de estupro.

Delegado: Quem foi que orientou vocês a falarem isso?
Vítima: Foi a Doutora Elizabeth. Mas só que a gente não falou nada, ela estava com um rascunho e ela mesma ditou.
Delegado: Depois vocês só assinavam?
Vítima: Sim.

Uma das vítimas gravou escondido a advogada ditando a declaração no cartório. De acordo com o Ministério Público, essa é a voz de Elizabeth Cavalieri: “A declarante desejou expor que a denúncia inicial não foi verdadeira”, diz a gravação.

Delegado: Você confirma todos os depoimentos prestados anteriormente?
Vítima: Da minha boca nunca saiu que isso era mentira e sim da boca da própria advogada. Eu estava sendo coagida naquele momento. Não tive outra opção, não.

O esquema de suborno e ameaças foi revelado ao Ministério Público por um parente das vítimas. Foi ele quem convenceu as duas a contarem a verdade à Justiça. Essa mesma testemunha disse que o ex-prefeito de Coari chegou a fazer várias reuniões no gabinete do comandante do Batalhão da PM.

Fantástico: Coronel, o ex-prefeito de Coari tem algum benefício, algum privilégio dentro do batalhão?

“A partir de janeiro de 2015, o novo comando da corporação, quando assumiu essa gestão, tem a afirmar que então não há nenhum privilégio ao ex-prefeito Adail Pinheiro. Nós não temos como afirmar o que aconteceu no passado, teremos que investigar, teremos que apurar”, diz o tenente coronel Willer dos Santos Abdala, diretor de comunicação da PM/AM.

“Nós estamos pedindo a transferência do prefeito para o sistema prisional organizado pela Secretaria de Justiça”, destaca o procurador-geral.

O Ministério Público denunciou, na última quinta-feira (26), o ex-prefeito Adail Pinheiro, seu filho Adailzinho e os dois advogados, Fabrício de Melo e Elizabeth Cavalieri por falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção ativa de testemunha e formação de quadrilha. Fabrício falou por telefone.

“É uma armação de cunho político. O prefeito está em uma cela, essa cela passa por revista quase que todo dia ou dia sim, dia não. Então essa história de que de dentro do presídio ele comande alguma coisa é invencionice”, diz Fabrício de Melo, parente advogado de Adail Pinheiro.

Fantástico: De acordo com a denúncia, o senhor teria participado desse esquema.

Advogado: Eu não tomei conhecimento dessa denúncia, isso para mim é uma novidade. Eu refuto integralmente.

A advogada Elizabeth Cavalieri foi procurada no endereço que consta na denúncia, mas não havia ninguém no local. Ligamos no telefone dela. Procuramos o filho de Adail Pinheiro no endereço que consta na denúncia.

“Não tem ninguém em casa hoje, agora, no momento”, disse uma mulher.

Também tentamos por telefone. Desde a saída de Adail Pinheiro, Coari já teve outros quatro prefeitos. As denúncias de pedofilia e de corrupção causaram uma onda de protestos. Igson Monteiro, que era vice-prefeito de Adail e assumiu a cidade após sua prisão, teve a casa incendiada.

“A cidade está completamente sem comando. A sensação de insegurança que ocorre dentro daquele município gera um temor absurdo que tem reflexos sem sombra de dúvidas para a população”, destaca o procurador-geral Fábio Monteiro.

“As pessoas culpam a mim, os meus amigos que andavam comigo não andam mais, pelo fato da cidade estar no estado que está, porque o Adail está preso. Lá não tem para quem pedir ajuda. Porque ele manda, né? Ele manda”, disse a vítima.


G1


domingo, 29 de março de 2015

Ricardo inaugura Vila Olímpica Parahyba e destaca legado do equipamento esportivo

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, no sábado (28), a Vila Olímpica Parahyba, considerado um dos mais modernos complexos esportivos da América Latina. Durante a solenidade, que reuniu personalidades do esporte e da comunidade de João Pessoa, Ricardo destacou que o evento é um marco para a Paraíba e para a Capital, e que o espaço vai deixar um legado para as futuras gerações. Entre os destaques do equipamento, está a construção de uma piscina para o nado sincronizado.

A inauguração da Vila Olímpica faz parte de uma série de obras que marcam os cem dias de gestão do segundo mandato do governador Ricardo Coutinho. “Quando assumi o governo, em 2011, pela minha cabeça passava uma única coisa: não teria valido a pena eu passar pela gestão, assumir todos os compromissos que assumi e que cumpri, se eu não conseguisse legar, através de um Governo, uma grande vila olímpica, como esta, com essa realidade que estamos vendo”, afirmou. “Aqui [no complexo] há R$ 32 milhões em dinheiro do povo paraibano”, prosseguiu.

Ricardo também enfatizou que a inauguração da Vila Olímpica Parahyba é apenas parte de uma série de obras do Governo. “Olhemos para o Centro de Convenções, para os Centros Formadores de Educação, para os hospitais, para as estradas”, explicou. “Nós estamos criando condições objetivas para que a vida dos paraibanos possa evoluir cada vez mais. Só se faz isso com duas coisas. A primeira delas é a aplicação correta do dinheiro, que é público. A segunda é ter a coragem de ousar, de disputar nacional e internacionalmente um lugar para o nosso Estado”, acrescentou o governador.

Ele ainda destacou as conquistas da Paraíba na área econômica. “A Paraíba foi o Estado que mais gerou empregos em 2014, que mais cresceu o setor de serviços, que teve o maior crescimento da indústria”, lembrou. “As conquistas não são apenas na área econômica. São conquistas que valorizam os seres humanos que pertencem a este Estado”, pontuou.

Vila Olímpica – O governador afirmou que a construção da Vila Olímpica Parahyba será uma plataforma de inclusão social. “Quem pratica e ama o esporte dificilmente se desvia para qualquer outro caminho da vida. É através do esporte que conseguimos mostrar para a nossa juventude o caminho saudável, que daremos oportunidade de conquistas às crianças do presente e do futuro. É por isso que, neste complexo esportivo, temos 32 modalidades esportivas”, concluiu.


Após a inauguração, o governador Ricardo Coutinho, ao lado da vice-governadora Lígia Feliciano e dos secretários de Estado, assistiu a uma apresentação da Seleção Feminina de Nado Sincronizado da Paraíba. Também participaram da solenidade, diversos deputados e representantes do esporte paraibano. A inauguração ainda contou com vários medalhistas olímpicos, a exemplo dos jogadores de vôlei Giba e Fofão, e do maratonista Vanderlei Cordeiro.


Secom 

sábado, 28 de março de 2015

Gestor será responsabilizado pela manutenção de servidor com acúmulo ilegal de cargo

Dos 110 processos inseridos na pauta de julgamento da 2ª Câmara do Tribunal de Justiça, durante a sessão ordinária da última terça-feira(24), três trataram de acumulação ilegal de cargos nas prefeituras de Araçagi e Juripiranga, e na Fundação Espaço Cultural. Em todas as decisões os conselheiros decidiram conceder prazos aos gestores para a regularização, multas no valor de R$ 5.000,00 e responsabilização com reflexos na prestação de contas. Foram relatores dos processos, os conselheiros Nominando Diniz e Antônio Cláudio Silva Santos (substituto).

A acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções no âmbito das administrações públicas é uma prática que tem sido combatida pelo Tribunal de Contas do Estado. O órgão fracionário apreciou inspeções especiais e constatou que várias prefeituras e instituições insistem em descumprir as determinações da Corte, no tocante à regularização dos atos. Segundo explicou o conselheiro Nominando Diniz, essa prática poderá repercutir na ejeção das contas anuais do prefeito, que deverá ser responsabilizado pelos recursos gastos com a irregularidade.

Licitações – A 2ª Câmara julgou regulares, no item que trata de licitações e contratos, processos referentes a termos aditivos da Companhia Estadual de Habitação Popular – Cehap, e tomadas de preços do município de Amparo, realizadas para ampliação de unidade de saúde e obras em praça pública, na gestão do prefeito José Arnaldo da Silva, sob relatorias do conselheiro André Carlo Torres. Relatado pelo conselheiro Nominando Diniz, pregão presencial para contratação de serviços de transporte rodoviário de carga promovido pela Secretaria de Administração estadual.

O colegiado considerou irregular, com aplicação de multa ao gestor, Paulo Dalia Teixeira, no montante de R$ 2.000,00, procedimento de tomada de preço e contrato, realizados em 2013, pela Prefeitura de Juripiranga. O relator, conselheiro substituto Antônio Carlos Silva Santos, entendeu que a contratação de um profissional especializado para o acompanhamento de serviços técnicos de engenharia não tem previsão na Lei de Licitações. Considerou não cumprida a decisão em relação à Prestação de Contas do Instituto de Previdência de Belém do Brejo do Cruz, relativa a 2008. A Câmara também decidiu pela regularidade das prestações de contas da Agência Municipal de Desenvolvimento de Campina Grande, exercício de 2010, e Instituto de Previdência de Paulista, de 2010.

A 2ª Câmara do TCE é presidida pelo conselheiro Arnóbio Alves Viana. Na pauta foram apreciados 110 processos, entre inspeções especiais, atos de pessoal, verificação de cumprimento de decisão, licitações e contratos, entre outros. Integraram o colegiado os conselheiros Nominando Diniz, André Carlo Torres e o conselheiro substituto, Antônio Cláudio Silva Santos. Pelo Ministério Público de Contas, a procuradora Isabella Barbosa Marinho Falcão.



Ascom – TCE-PB

Garoto ameaça matar alunos e explodir bomba em escola do Sertão

[foto ilustrativa]
Uma ocorrência do tipo ameaça foi registrada na tarde da última sexta-feira (27), na cidade de São Francisco-PB, na região de Sousa, no Sertão paraibano.
De acordo com informações, a população ficou em pânico devido uma série de boatos que se espalharam dando conta de que um jovem que possui problemas mentais vem ameaçando matar vários alunos da Escola Francisco de Sales Gadelha de Oliveira, mais conhecida popularmente como escola "Chico Correia".

Tudo aconteceu, quando o jovem teria realizado novas ameaças no início da última semana, informando que nos próximos dias iria explodir uma bomba de grande porte dentro daquela unidade escolar, para ferir e matar vários alunos.

Após os comentários se espalhar pela cidade e também nas redes sociais, os pais dos alunos não permitiram que os filhos fossem assistir aula na sexta-feira.

É conhecido também que há anos o jovem ameaçador vem fazendo esta ameaça e nenhuma providência foi tomada.


Da redação
Com Folha do Sertão

sexta-feira, 27 de março de 2015

Dilma nomeia Renato Janine Ribeiro ministro da Educação

O professor Renato Janine Ribeiro foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff para assumir o lugar de Cid Gomes à frente do Ministério da Educação. O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo Palácio do Planalto.

Janine nasceu em Araçatuba, no interior de São Paulo, tem 65 anos e é professor de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo. O filósofo fez graduação e doutorado na USP, pós-doutorado na British Library e mestrado na Universidade Sorbonne, em Paris. Publicou 18 livros, entre eles A Marca do Leviatã (2003), Ao Leitor Sem Medo (1999) e A Sociedade Contra o Social: o alto custo da vida pública no Brasil (2000), que ganhou o Prêmio Jabuti 2001 na área de ensaios e ciências humanas.

Sem experiência administrativa, Janine Ribeiro foi diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior, do Ministério da Educação (Capes) entre 2004 e 2008. Na década de 90, foi membro do conselho deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo suas próprias palavras, ele se dedica à análise de temas como "o caráter teatral da representação política, a idéia de revolução, a democracia, a república, a cultura política brasileira".

A nomeção de Renato Janine Ribeiro não era esperada; antes do anúncio desta sexta-feira, havia especulações sobre a indicação do peemedebista Gabriel Chalita, atual secretário de Educação da cidade de São Paulo, para o ministério. A escolha de Dilma em nada altera a pressão de petistas e peemedebistas por mais espaço no governo.

Cid Gomes, escolhido pela presidente para levar adiante o projeto da "Pátria Educadora", deixou o cargo na semana passada depois de agredir verbalmente os deputados federais e até o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O novo ministro tomará posse no dia 6 de abril.



Veja.com

Adolescente entra em escola com faca escondida para matar professor

Um vídeo que circula nos grupos do WhatsApp, nesta sexta-feira (27), mostra um adolescente de 15 que teria entrado dentro de uma escola estadual, na Ilha o Bispo,  em João Pessoa, com uma faca escondida.  O objetivo do aluno seria matar um professor da instituição de ensino, após  desentendimento dele com o docente.

Na gravação dá para ouvir quando um  funcionário da escola aconselham o menor a entregar o objeto cortante escondido nas vestes. Depois negar que estivesse com a faca, o adolescente acaba entregando a mesma.


O menor foi encaminhado para o Conselho Tutelar da região e, posteriormente,  levado a Delegacia da Infância e Juventude, da Capital, onde foi ouvido juntamente com o professor da escola e o diretor.


MaisPB

Câmara Municipal de Cajazeiras convida sociedade à participar de Sessão Especial sobre o combate, tráfico e uso de drogas


Ascom

Projeto Cajazeiras sem drogas – Coronel Cunha Rolim garante que não deixará palavras ao vento

Sob a coordenação do Cel. Cunha Rolim, comandante do 6ª Batalha da Polícia Militar, com sede em Cajazeiras e a participação de cerca de 40 entidades, representativas dos diversos segmentos da sociedade civil, está em curso o Projeto Cajazeiras sem drogas, que objetiva, neste primeiro momento, a realização de 30 eventos voltados para as ações preventivas com relação ao uso de drogas.

O Cel. Cunha Rolim, idealizador do projeto, informou que também, serão intensificadas as ações repressivas, além de se buscar formas de tratamento dos dependentes químicos. Duas reuniões já foram realizadas para a definição das ações a serem desenvolvidas e, outra já está marcada para o dia 1º de abril, quando será fechada a programação do calendário de eventos.

Após a realização da programação, será feita uma avaliação para definir o que continuará sendo realizado, como ação permanente e que outras políticas poderão ser adotadas – “Não podemos é deixar as palavras ao vento,” resumiu o Cel. Cunha.

Em Cajazeiras, a igreja São João Bosco, que tem a frente a Padre Janilson Rolim, já realiza um trabalho voltado para a prevenção do uso de drogas e a Câmara Municipal realiza, já há sete anos, audiência pública para debater o tema e cobrar das autoridades ações para minimizar o problema.


Blog Adjamilton Pereira

Secretaria de Esporte realiza mais uma rodada do Campeonato de Veteranos no Perpetão em Cajazeiras

A Prefeitura de Cajazeiras, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Turismo e da Liga Cajazeirense de Desportos, realiza nesse sábado (28), mais uma rodada do Campeonato de Futebol dos Veteranos. As partidas vão ocorrer a partir das 14 horas no estádio Perpetão.

Os times se enfrentarão na seguinte ordem: Independente EC X São Pedro; Manchester X Independente FC; CRAC X PLATENSE; Brita X Napoli; Aliança X CAABH.

O secretário Bruno Albuquerque convida a população para participar. “Contamos com a presença daqueles que gostam de esporte para prestigiar mais esse campeonato de Cajazeiras”, disse.


Secom 

quarta-feira, 25 de março de 2015

DEM e PMDB vão à Justiça contra novo partido de Kassab

Gilberto Kassab encontra resistência para criação de novo partido(Futura Press/VEJA)
O DEM e o PMDB vão contestar na Justiça Eleitoral a criação do Partido Liberal, nova sigla que servirá como apêndice do PSD, do ministro Gilberto Kassab. A nova sigla já pediu o registro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguarda o aval da corte até outubro para poder disputar as eleições municipais de 2016.

O argumento jurídico é que o PL não cumpriu as exigências da lei, como a coleta de 500.000 assinaturas, reconhecidas em cartório, em pelo menos nove unidades da federação. "Queremos marcar posição. Nem sempre o Ministério Público e a Justiça atentam em sua inteireza para os processo de criação de partidos", diz o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE).

Com a nova regra aprovada há poucas semanas pelo Congresso justamente para evitar manobras, o PL só poderá se fundir a outro partido cinco anos após o registro. Ainda assim, o surgimento de uma sigla abre nova janela de migração partidária, o que pode prejudicar o DEM, já em decadência. O PMDB, por sua vez, teme a criação de um novo polo de força na base de apoio da presidente Dilma Rousseff. Hoje, o PSD já é dono da terceira maior bancada da Câmara.

Em entrevista concedida no mês passado ao site de VEJA, o presidente do PL, Cleovan Siqueira, afirmou que a fusão com o PSD era apenas o "Plano B". O Plano A seria atuar como "gêmeo" da sigla de Gilberto Kassab.

O apoio do PSD foi fundamental para que o PL recolhesse as mais de 500.000 assinaturas necessárias para solicitar o registro no TSE. Entre 2007 e 2014, a sigla de Cleovan havia obtido o apoio de apenas 80.000 pessoas. Bastou a estrutura do PSD entrar em campo para esse número saltar. 

Veja.com

Mudanças no PEN de Ricardo Marcelo e Zé Aldemir. Partido vai para base do governador

A bancada do PEN na Assembleia Legislativa da Paraíba, formada pelos deputados Branco Mendes, Edmilson Soares, Ricardo Marcelo e José Aldemir rachou e, daqui para frente, está dividida entre governistas e oposicionistas.

Foi comemorada com efusão dentro do PSB a deposição do deputado Ricardo Marcelo do comando da legenda. Pelo que circula no partido, a manobra que tirou Ricardo Marcelo e levou também Zé Aldemir de roldão, foi urdida pelo governador Ricardo Coutinho com a colaboração dos deputados Edmilson Soares e Branco Mendes.

Como se sabe, o governador nunca “engoliu” o comportamento independente de Ricardo Marcelo à frente da Assembleia, algo que rendeu-lhe várias derrotas em matérias de seu interesse votadas na Casa. A operação teria iniciado logo após as eleições, quando os deputados ricardistas do partido municiaram a direção nacional de informações contra Marcelo.

O anúncio de que ele iria se desfiliar do partido foi a ponta do iceberg da operação. Na verdade, ele já havia sindo cientificado pela direção nacional de que o partido iria apoiar a administração do governador Ricardo Coutinho, com quem já havia se entendido. Alertado pelo andar da operação, Zé Aldemir seguiu o mesmo entendimento e anunciou sua saída também.

Aliás, Aldemir não escondeu seu espanto: “É uma surpresa. O deputado Ricardo Marcelo é meu amigo pessoal e me filiei ao PEN a convite dele. Confesso que até agora não fui comunicado de forma oficial de sua desfiliação e da mudança de direção. De qualquer forma, não acredito em golpe. Já recebi convite do PSDB, do PP, mas não defini nada.”

Por último, o governador solicitou que um aliado próximo, Thiago Rodrigues, ex-presidente da Lifesa (Laboratório Industrial Farmacêutico da Paraíba), comandasse o partido. Ele também tem ligações com o deputado Branco.


Por Elder Moura