sexta-feira, 30 de abril de 2010

Homem foi encontrado morto a pauladas e pedradas em Campina Grande

POLICIAL: 30/04/2010 - O mecânico Marcos Andrei Gomes dos Santos, 34 foi morto a pauladas e pedradas no Bairro do Catolé. 

O corpo foi encontrado na manhã de hoje, sexta-feira (30), em um matagal, conhecido pelos moradores da área como ‘grota funda’. A motocicleta foi encontrada do lado do corpo.

A vítima residia na Rua Joaquim Medeiros e era filho único. De acordo com a polícia, o assassinato pode ter sido um acerto de contas.


Magali Souto Maior

Documentário da Prefeitura de Jõao Pessoa concorre no festival TourFilmBrasil 2010




CIDADES: 30/04/2010 - O documentário turístico "João Pessoa aos olhos do mundo", da Prefeitura de João Pessoa, irá concorrer no festival TourFilmBrasil 2010, realizado no mês de maio, em Florianópolis (SC). O material, produzido pela Antares Comunicação, revela as belezas da Capital paraibana. A premiação acontece entre os dias 06 a 08 de maio, no auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

foto
No vídeo, que possui cerca de sete minutos, João Pessoa é revelada através de sua culinária, cultura, artesanato, pontos históricos e turísticos, dentre outros aspectos. O material é permeado de citações de renomados escritores e compositores paraibanos, como Augusto dos Anjos e Chico César, e conta ainda com um texto que homenageia a literatura de cordel.

O documentário da PMJP foi inscrito para disputar o festival pela Antares e está concorrendo na categoria Destinos Turísticos. O TourFilmBrazil irá premiar em doze categorias diferentes, a exemplo de Turismo de Natureza e Ecológico e ainda Turismo Religioso, além de três categorias especiais, que são melhor filme sobre o Brasil, melhor filme sobre Santa Catarina e jovens talentos.

O TourFilmBrazil é uma versão latino americana de um festival de filmes de turismo que faz parte do circuito internacional de festivais membros do Comité International des Festivals du Film Touristique (Cifft), com sede em Viena, na Áustria. Os ganhadores serão premiados com as seguintes estatuetas, de acordo com a categoria: Arara de Ouro, Arara de Prata e Arara de Bronze. O grande vencedor do festival vai receber o prêmio Arara Vermelha, a Araracanga, e participará em novembro deste ano do Grand Prix do Cifft, em Viena, na Áustria, concorrendo ao melhor filme de turismo do mundo.

Além de concorrer ao TourFilmBrazil, o documentário "João Pessoa aos olhos do mundo" vai participar também do Festival Internacional Art & Tour, que acontece no mês de setembro, na cidade de Barcelos, em Portugal. SECOM

Rede Municipal de Educação de Cajazeiras terá aulas de tempo integral

EDUCAÇÃO: 30/04/2010 - A secretaria de Educação de Cajazeiras estará lançando nos próximos dias o projeto “Mãos à Arte”, que tem o objetivo de levar arte e cultura às escolas da cidade. Segundo a secretária Geneluza Dias no momento o projeto ainda está sendo construído, e será levado primeiramente para as escolas da Zona Sul.

Ela disse que este projeto será de tempo integral entre os turnos manhã e tarde e beneficiará inicialmente às escolas: Professor Crispim Coelho, Gaudino Pires, Maria Guimarães e Matias Duarte.

Parceria - Genelusa disse ainda que este empreendimento é de suma importância, pois a secretaria irá levar cidadania para muitas crianças e adolescentes. O projeto é uma parceria entre professores e o município, todos unidos pela educação.

“A procura pela matrícula nas escolas municipais tem aumentado bastante, então esta é uma forma de fazer com que os alunos permaneçam estudando, pois a evasão escolar continua sendo o grande problema atualmente”, acrescentou.

Muito que fazer - A secretária destacou a melhoria nas escolas de Cajazeiras em 2009, onde conseguiram se recuperar e organizar, e agora em 2010 a preocupação da secretaria é com o processo de aprendizagem.

“A cidade de Cajazeiras possui toda uma estrutura educativa de universidade e faculdades e temos que dar valor ao slogan do nosso município que é: ‘Cajazeiras, a cidade que ensinou a Paraíba a ler’, mas na verdade ainda há muito que fazer pela nossa escola pública municipal”, comentou. ASCOM

Prefeita comemora chegada das ambulâncias do SAMU


CIDADES: 30/04/2010 - A prefeita de Bonito de Santa Fé, Aldery Caju comemorou a chegada das ambulâncias do SAMU que já estão no pátio da sede, em Cajazeiras, e que deverão ser entregues na próxima semana à comunidade sertaneja.
Bonito de Santa Fé será beneficiada com uma ambulância de suporte básico, e será ponte para as cidades de Monte Horebe, Carrapateira e São José de Piranhas nos serviços de atendimento móvel e urgência.
Trabalho - Aldery Caju que esteve nesta sexta-feira (30), em Recife, onde recebeu o título de prefeita destaque na região, anunciou ao lado do vice-prefeito James Araruna, a conquista de 02 automóveis com recursos próprios que estarão servindo à comunidade, através das secretarias de Saúde e Ação Social. ASCOM

Casal que seguia de Sousa/PB para Paulo Afonso/BA é vítima de acidente na BR-230 em Cajazeiras/PB e morre atropelado por táxi


POLICIAL: 30/04/2010 – [foto: arquivo pessoal] - Por volta das 13hs10, da tarde de hoje, sexta-feira (30), foi registrado um acidente na BR-230, logo após a concessionária FIAT Dical e exatamente em frente à Faculdade Santa Maria, Cajazeiras/PB.

Morreu no local, o advogado Manoel Pedro de Soares Junior, 37 anos, residente no Bairro Gato Preto, em Sousa/PB, e uma jovem conhecida por Andréia Batista da Silva (foto), 25 anos, que residia no Bairro São José, também em Sousa.


Segundo informações colhidas no interior do HRC, local para onde o Corpo de Bombeiros conduziu os corpos das vítimas, o casal havia saído da cidade de Sousa por volta de 12hs45, com destino à Paulo Afonso/BA, para participar de um grande encontro de motociclistas de todo Nordeste, quando um Ford/Del Rey Ghia, cor bege, ano 1986, placas: BLR-8382/Cajazeiras/PB, conduzido pelo taxista Manoel Dias de Freitas , 64 anos, casado, que cruzou a referida rodovia sentido faculdade, ocasionando o choque lateralmente atingindo a motocicleta Suzuki, modelo Bandit, 1200S, ano 2006, cor preta, placa: MNJ-1291/Sousa/PB em cheio.

Ás polícias: rodoviária, militar e civil além de viaturas dos bombeiros esteve no local para realização dos trabalhos de praxe. No HRC, familiares e amigos de ambos também compareceram para tomadas das providências cabíveis.  O taxista Manoel Dias, conhecido por manoel Basílio está foragido, o mesmo faz ponto nas proximidades da Avenida Engenheiro Carlos Pires de Sá, trecho conhecido por Camilo de Holanda, em Cajazeiras.


Da redação

Região do Rio do Peixe ganha usina de beneficiamento de arroz


CIDADES: 30/04/2010 - O prefeito Lavoisier Dantas inaugurou na manhã de ontem, quinta-feira (29), a usina de beneficiamento de arroz em São João do Rio do Peixe. A indústria é reivindicação de muito tempo das famílias que produzem o grão, e que precisavam da ajuda do poder público para que não ficassem na mão de atravessadores.

Cerca 580 famílias que produzem arroz no município serão de forma direta agregadas a este projeto.

Emocionado, Lavosier destacou sua luta em favor da construção do galpão onde estão instaladas as máquinas que serviram para os produtores da cidade e região.

“O sonho se tornou realidade, aqui está mais um beneficio para o povo de nossa terra”. Disse o prefeito.

Autoridades presentes - Estiveram presentes no evento o secretário de agricultura do estado Francisco de Assis Quintans, o Reitor da UFCG Thompson Mariz, o deputado Estadual José Aldemir, vereadores, secretários municipais, representantes dos bancos do Nordeste, Caixa e Brasil, além autoridades de toda região. SECOM

Edomarques Gomes participa de encontro de prefeitos que apóiam Wilson Santiago

POLÍTICA: 30/04/2010 - O prefeito de Bernardino Batista, Edomarques Gomes participará hoje, sexta-feira (30), do encontro de lideranças que apóiam a pré-candidatura ao Senado do Deputado Federal Wilson Santiago.

Edomarques disse à reportagem que o nome de Wilson representa o povo sertanejo e dará a oportunidade aos Paraibanos de ter um grande nome no Senado.

O evento vai ocorrer no Hotel Tambaú, em João Pessoa, e está sendo esperado a presenças de mais de 100 prefeitos de todas as regiões da Paraíba para aderirem à campanha de Santiago.
 


ASCOM

Unidade forçada em Itapororoca. No Estado é diferente

Unidade forçada em Itapororoca. No Estado é diferente 
POLÍTICA: 30/04/2010 - A foto ao lado foi enviada pelo antenado Jota Alves. Segundo ele, foi tirada durante convenção que referendou o nome de Celso Morais, do DEM, para nova eleição em Itapororoca, a ser realizada no dia 16 de maio, conforme decisão do TRE.

Lá, a aliança PSB, PSDB, PT e DEM funciona normalmente, unindo diferentes figuras no mesmo palanque, a exemplo do deputado João Gonçalves (PSDB) e do ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB).

Quem não deve ter gostado muito dessa foto é o governador José Maranhão (PMDB).

Luís Tôrres

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Reitor da UFCG e o deputado José Aldemir por pouco não vão aos tapas

NOTÍCIAS: 29/04/2010 - O deputado estadual José Aldemir e o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, quase vão às vias de fato nesta quinta-feira (29), no plenário da Câmara Municipal de São João do Rio do Peixe, antiga Antenor Navarro.

Thompon estava recebendo uma homenagem do Poder Legislativo em sessão especial e bem concorrida a propósito de haver levado para a cidade uma escola de nível técnico denominada de Antenor Navarro.

Na sua vez de discursar, o deputado José Aldemir não poupou críticas a Antenor Navarro, que foi interventor da Paraíba e com raizes históricas em São João do Rio do Peixe, que por muitos anos ostentou o seu nome.

Natural da cidade, o reitor da UFCG não gostou das críticas e fez a defesa da imagem histórica de Antenor Navarro. José Aldemir voltou ao microfone para a tréplica e a discussão se acirrou.

Segundo noticiou-se no programa Correio Debate, da Rádio 98/FM (Rede Correio Sat), foi preciso que amigos de ambos os lados se unissem para evitar que os dois se travessem numa briga corporal.

Wellington Farias

Ex-prefeito do Lastro é condenado por improbidade e poderá perder o emprego

JUSTIÇA: 29/04/2010 - A Juíza da 5º Vara da Fazenda Pública do Município de Sousa, Dra. Yeda Maria, condenou o ex-prefeito da cidade do Lastro, Erasmo Quintino de Abrantes Filho em três ações por ato de Improbidade Administrativa.

O ex-prefeito também ficou impedido de contratar no poder Público, exercer cargos públicos e devolver dez vezes os valores dos prejuízos causados ao Erário em cada uma das ações condenadas.
A decisão da Justiça poderá afetar o cargo de funcionário público que atualmente o ex-prefeito, Erasmo Quintino de Abrantes Filho, exerce como médico no município do Lastro, quando o mesmo conseguiu passar no último concurso público realizado pela prefeitura.

Essas quatro condenações, os ex-prefeito, Erasmo Abrantes pode recorrer, porque ainda cabem recursos.

Fonte: Pereira Junior

DOENÇA RARA faz menino de 11 anos envelhecer 5 vezes mais rápido

Harry Crowther é um dos 16 pacientes de forma atípica de progéria no mundo.
MUNDO: 29/04/2010 - Um menino de 11 anos que sofre de uma rara doença genética está envelhecendo a uma velocidade cinco vezes maior do que seus colegas de classe e sofre de artrite e outras condições relacionadas à velhice.

Harry Crowther, de West Yorkshire, na Inglaterra, sofre de progéria atípica, uma forma um pouco menos severa da progéria clássica conhecida como síndrome de Hutchinson-Guilford.

O menino, que é menor do que outros garotos da sua idade, não tem gordura corporal e suas feições faciais são semelhantes às de um paciente da síndrome clássica - sua expectativa de vida, porém, pode ser mais alta.


Garoto deve manter dieta de baixa caloria (Foto: PA)A pele de Harry já começou a afinar, seu cabelo cresce lentamente e os ossos de seus dedos e da clavícula começaram a erodir.

No início de abril, ele teve confirmado o diagnóstico de artrite, depois de começar a sentir dor em suas juntas.

O menino toma analgésicos quatro vezes por dia e faz hidroterapia para ajudá-lo a suportar a dor e exercitar as juntas.

A doença de Harry Crowther é tão rara que seu caso é o único confirmado no Reino Unido. Em todo o mundo, apenas 16 casos são conhecidos, segundo o Great Ormond Street Hospital, onde o menino recebe tratamento.

Por sua condição ser tão rara, os médicos não sabem exatamente quais seus prognósticos.

Os pacientes dessa doença normalmente só apresentam sintomas depois do primeiro ano de vida, mas apesar de ter notado "algo estranho", os pais de Harry só conseguiram confirmar o diagnóstico quando ele tinha sete anos de idade, em um exame nos Estados Unidos.

"Eu vi algumas marcas no corpo de Harry, mas nosso médico disse que se tratavam apenas de marcas de nascença", disse a mãe dele, Sharron. "Mas como as marcas se tornaram mais pronunciadas, pedi para consultar um especialista."

"Muitos especialistas tiveram dificuldades em diagnosticar Harry. No fim, alguém disse que, por sua aparência, Harry poderia sofrer de algum tipo de progéria, então fomos ao centro médico UT Southwestern, em Dallas, para confirmar o diagnóstico."

Ao ouvir a notícia, a reação da família foi mista.

"Inicialmente, ficamos aliviados por saber que não era a progéria clássica de Hutchinson-Gilford, que é muito mais séria", disse Sharron. "O lado ruim é que não há outras famílias com quem possamos falar sobre isso. O Harry é o único menino do país com a doença."

A expectativa de vida de pacientes de progéria clássica vai até a adolescência, mas há casos de pacientes da síndrome atípica que viveram até mais de 30 anos de idade.

O jovem, que também é escoteiro e anda de skate e bicicleta, tem que manter uma dieta baixa em gorduras e realizar atividades físicas, mas ele fica cansado rapidamente.

"A doença não para Harry - ele segue vivendo", disse sua mãe.

Sua saúde tem que ser monitorada constantemente, já que pacientes da doença costumam desenvolver problemas cardíacos.

A doença é causada por uma mutação no gene LMNA (conhecido como o gene do envelhecimento), que faz com que ele envelheça a uma velocidade muito mais rápida do que o normal.

A família do menino criou uma página no Facebook para divulgar informações sobre a doença e ajudar outras pessoas que tenham sintomas semelhantes e não tenham conseguido diagnosticar a doença.

Fonte: BBC/G1

Cícero nega desistência e admite ir até à convenção

POLÍTICA: 29/04/2010 - O senador Cícero Lucena (PSDB) desmentiu nesta quinta-feira (29) que tenha desistido de sua pré-candidatura a governador do Estado. Em entrevista para o Correio Debate, o parlamentar disse que poderá até ir disputar a convenção do partido para ter o direito de disputar a sucessão do governador José Maranhão.

Para Cícero Lucena, as notícias sobre a sua suposta desistência têm como fonte pessoas que se arvoram muito próximas da direção do partido e se acham no direito de dar declarações a jornalistas que, embora não verdadeiras, se projetam através dos portais e da Imprensa em geral.

O senador também negou que o presidente nacional do seu partido, Sérgio Guerra, tenha lhe dado um prazo para se definir pela candidatura a governador ou assumir uma coordenação da campanha presidencial de José Serra.

Cícero Lucena, ex-prefeito de João Pessoa, reconhece que tem tido dificuldade de convencer alguns companheiros de partido a encamparem a idéia de candidatura própria.

Ele afirmou que algumas lideranças de expressão do PSDB insistem no equívoco de que para se chegar a vitória tenha que se aliar a adversários históricos do partido.
Wellington Farias

Wilson Santiago revela entendimentos com Cícero, Feliciano e Wellington para as eleições estaduais

Deputado mantém contatos com todos partidos que não concordam com candidatura da oposição

POLÍTICA: 29/04/2010 - O deputado federal, Wilson Santiago (PMDB), revelou hoje, quinta-feira (29), que está mantendo conversas com o senador Cícero Lucena (PSDB) para contar com seu apoio para sua pré-candidatura a senador nas eleições estaduais do ano em curso.

“Eu estou conversando não só com Cícero, mas com os representantes de todos os partidos. Não só com os líderes dos partidos aliados, estou mantendo contato com Cícero, Wellington Roberto (PR), Damião Feliciano (PDT), enfim, com todos os partidos que não concordam com a candidatura da oposição”, declarou.

“Uma candidatura ao Senado exige diálogo com todas as lideranças políticas, os que estão exercendo cargos ou não”, acrescentou.

Com relação ao apoio do governador José Maranhão (PMDB) a sua pré-candidatura, Santiago disse o momento não é oportuno para o chefe do Executivo anunciar seus candidatos, uma vez que vários nomes da base aliada já foram lançados.

“Maranhão teria dificuldade de anunciar apoio a qualquer um dos nomes, pois já foi lançado oito. Mas, temos um bom relacionamento com o governador, que somado a outros apoios, a estrutura partidária e municipal, temos oportunidade de avançar lá na frente”, afirmou.

“No momento oportuno Maranhão irá se pronunciar e fortalecer a nossa candidatura”, acrescentou.


Cristiano Teixeira

Nenhum apostador acerta a Mega Sena; prêmio está acumulado em R$ 22 milhões

LOTERIA: 29/04/2010 - Nenhum apostador acertou as dezenas da Mega Sena sorteadas no concurso 1.174. As dezenas foram: 06, 07, 39, 47, 51 e 52. O prêmio para o próximo concurso, que será dia 30 de abril, está acumulado em R$ 22 milhões. 
 
Trinta e oito apostadores acertaram a Quina. Cada um vai receber R$ 44.358,87. A Quadra teve 4.174 ganhadores. Cada um terá direito a R$ 576,91. 


O Globo

Vigilante dá entrada no HRC com lesão no pescoço, mas não informou autor do fato


POLICIAL: 29/04/2010 – Por volta da 2hs45, da madrugada de hoje, quinta (29), o vigilante Fredson de Oliveira Bezerra, 40 anos, casado, residente à Rua Cícero Moreira da Silva – Conjunto Mutirão – Cajazeiras/PB, deu entrada no Hospital Regional de Cajazeiras, vítima de uma lesão no pescoço provavelmente ocasionada por objeto cortante [possivelmente um golpe de faca peixeira].

Por está bastante debilitado e sangrando muito no momento em foi atendido no HRC, o vigilante não conseguia informar com detalhes a ocorrência do fato. A PM foi solicitada para tomadas das providências cabíveis.  


Da redação com 6º BPM

Fim da patente do Viagra deve influenciar outros 30 remédios

Ações sobre licenças de outros medicamentos ainda tramitam no STJ
NOTÍCIAS: 29/04/2010 - O fim da patente do Viagra, aprovado nesta quarta-feira (28) pelo STJ (Supremo Tribunal de Justiça), vai influenciar o julgamento dos prazos das patentes de pelo menos outros 30 medicamentos no Brasil. No alvo do Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e que foi decisivo para não prorrogar a patente do Viagra, estão medicamentos que tratam doenças como câncer, diabetes, hipertensão, leucemia. Ou seja, é provável que sejam lançados genéricos para esses produtos em breve.

De acordo com o órgão, há 30 ações tramitando no STJ que tratam de empresas que desejam estender a patente de seus remédios, algo a que o Inpi se opõe. No Tribunal Regional Federal da 2ª Região há oito processos sobre o assunto. O procurador-geral do Inpi, Mauro Maia, disse ao R7 que o objetivo da instituição é fazer com que os laboratórios "cumpram a lei com exatidão".

– Estamos lutando para que os laboratórios cumpram as patentes na data estabelecida pelo Inpi. No nosso entender, se você estende a patente, prejudica a livre concorrência, já que os medicamentos genéricos não podem ser comercializados. E se não há genéricos, o preço não cai e a população fica privada do acesso a esses produtos.

Pela legislação brasileira, as empresas podem explorar um medicamento no mercado por 20 anos. No caso da briga do Viagra, o que estava em jogo era saber qual patente era válida, ou seja, a partir de quando essas duas décadas começariam a contar. A primeira patente do Viagra foi registrada em 20 de junho de 1990, na Inglaterra. No entanto, a Pfizer recorreu à Justiça por considerar uma outra data, junho de 1991, data em que o registro do Viagra, segundo o laboratório, foi de fato validado no Reino Unido. O STJ entendeu que o que vale mesmo é a primeira.

Em nota, a Pfizer diz que "acata, mas respeitosamente discorda da decisão do Tribunal". Segundo a companhia, a patente é uma garantia para a empresa de que os investimentos financeiros feitos no desenvolvimento do remédio terão retorno.

– A companhia defende o prazo da validade da patente como forma de garantir o retorno do investimento realizado para o desenvolvimento do produto em questão e de outros em estudo, que culminam em novos medicamentos no futuro.
Na fila está um outro medicamento da Pfizer, o Lípitor, usado para o controle do colesterol. O laboratório Pfizer já ganhou uma decisão no Tribunal Regional Federal, que concedeu o prazo de patente que cobre a atorvastatina (principio ativo do Lípitor), para 28 de dezembro de 2010. O Inpi já havia entrado com ação contra a extensão do prazo, alegando que deveria ser expirado em 29 de julho de 2009. Mas, assim como aconteceu com o Viagra, o Inpi espera reverter a decisão referente ao Lípitor na Justiça.

Tanto o Viagra como Lípitor estão entre os 20 medicamentos com maior faturamento no Brasil. Segundo a Pró Genéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos), o Viagra vendeu mais de 2,9 milhões de unidades e faturou mais de R$ 160 milhões somente no Brasil, em 2008. No mesmo ano, o Lípitor vendeu mais de 1,3 milhão de unidades, faturando mais de R$ 136 milhões.

Outros medicamentos na mira do Inpi são o Diovan, do laboratório Novartis, usado no combate à hipertensão, e o Singulair, da Merck Sharp & Dohme, usado por pacientes com problemas respiratórios.
De acordo com Sérgio Mena Barreto, presidente da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), quem ganha com essa decisão do STJ são os consumidores, já que “os preços dos medicamentos caem pelo menos 40%” com os genéricos na disputa. Barreto diz que o próprio laboratório do remédio de referência, no caso a Pfizer, terá de fazer promoções para seu produto.

- Quando a patente cai e a empresa tem que dividir o mercado, ela geralmente baixa o preço de seus produtos para tentar acompanhar a concorrência dos genéricos. Apesar disso, sempre ocorre uma grande queda na venda.

Quanto aos medicamentos considerados concorrentes do Viagra, como o Levitra, da Bayer, e o Cialis, da Eli Lilly, Barreto diz que o fim da patente do Viagra não afetará a venda desses produtos.
- São remédios diferentes, com um posicionamento distinto, até mesmo com outro tipo de ação. Não prevejo grande impacto nesses produtos. O que vai afetar mesmo é a venda do Viagra.

R7

Vereadores devem pedir plebiscito para decidir mudança em Santarém

CIDADES: 29/04/2010 - Santarém que já foi Pedoca, Outro Lado e Várzea de Cacimba na época em que era povoado, poderá mais uma vez mudar de nome. Agora cidade poderá ser chamada de "Joca Claudino", fato que divide a opinião dos moradores.


Vereador Flávio Batista
Autor do Projeto

Os nove vereadores locais asseguraram que têm o apoio dos moradores, inclusive, já aprovaram um projeto de lei que prevê a mudança, feita para homenagear o empresário João Claudino (Joca), já falecido, pai do megaempresário João Claudino Fernandes e avô do senador João Vicente Claudino, ambos radicados no Estado do Piauí.
 
Com a aprovação do projeto, por unanimidade pela Câmara, os parlamentares vão recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que seja realizado um plebiscito no município para saber se a população aprova a mudança.

De autoria do vereador Flávio Batista, o projeto tem como justificativa o fato de Joca Claudino ter contribuído para o desenvolvimento econômico da região. "A família Claudino tinha uma fazenda que era responsável por dar emprego a vários moradores da cidade de Santarém", disse o vereador Expedito Leite.

A prefeita de Santarém, Lucrécia Adriana, informou que é também a favor. Dentre os motivos alegados para a mudança no nome da cidade estão as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município "que apenas com o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) não consegue fazer maiores investimentos em obras para estruturação da cidade".

A prefeita e os parlamentares acreditam que o empresário João Claudino Fernandes, filho do homenageado, passaria a investir recursos na cidade como já faz em outros municípios do Sertão, com abertura de empresas e fundações.

"O Grupo Claudino já investe em várias cidades da região e, se a proposta realmente for aprovada, o empresário se comprometeu a investir na infraestrutura local, criando um campo esportivo, reformando a praça pública e trazendo outros investimentos para fortalecer nossa cidade", disse o vereador Expedito.

Os Claudino integram um consolidado grupo empresarial, tendo o Estado do Piauí como base; mas tem negócios em vários Estados do país. Dentre as empresas, estão o conhecido Armazém Paraíba, Onix Jeans e o Frigotil.

A cidade está dividida e a questão deverá somente ser resolvida após a consulta popular. As pessoas contra alegam que a história está sendo "jogada na lata do lixo", levando em conta que o nome Santarém vem desde 1912, quando o então fazendeiro Pedro Anacleto de Andrade, resolveu dar o nome ao então povoado. O ex-prefeito Valceny Hermínio de Andrade, segundo informações, é um dos que são contrários à mudança; no entanto, procurado pela reportagem, preferiu não tecer comentários a respeito.

De acordo com o IBGE, a população de Santarém tem aproximadamente 2.800 habitantes, abrigados numa área territorial de 74 quilômetros quadrados. A cidade está situada a 481 km da capital do estado e possui como municípios limítrofes Triunfo e Bernardino Batista a Oeste; Poço de José de Moura ao Sul; Uiraúna ao Leste; e, Poço Dantas, ao Norte. 


Fonte: Diário de Pernambuco

Vice-presidente do PT de João Pessoa aponta contradições no partido: aliança com DEM só é proibida na disputa estadual?

POLÍTICA: 29/04/2010 - O PT não pode se aliar com o DEM, um dos principais partidos de oposição ao governo Lula e presidenciável Dilma em nível nacional. Essa é a justificativa oficial da atual direção estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba para rejeitar, como cara de nojo, a aliança do DEM com o ex-prefeito Ricardo Coutinho, do PSB.

Rodrigo Soares, presidente do PT: afinal, o DEM presta ou não presta?Tudo bem. Mas por que é que o DEM no resto do Estado vale?
 
Ora, o PT apóia a gestão do DEM em Sapé.
 
Nessa nova eleição em Itapororoca, o PT fará aliança com o DEM e o PSB.
 
O deputado Rodrigo Soares, presidente do partido, mantém diálogo com o DEM em Alhandra e Caaporã.
 
O deputado Jeová Campos já anunciou possibilidade de diálogo com o ex-prefeito Carlos Antônio, que é do DEM.
 
Quer dizer que o discurso só vale para disputa estadual?
 
Essas e outras contradições foram apontadas pelo vice-presidente do PT de João Pessoa, Jackson Macedo, que enviou carta ao blog, revelando suas inquietações.
 
Confira a carta na íntegra:
 
Meu caro Luiz Torres:
 
 
Gostaria de papear sobre alguns fatos que estão me deixando "encucado".
 
Algumas figuras que circulam o PT da PB (figuras de Proa e ou Militantes Locais) adotam posições extremamente dúbias em relação a política de aliança como também o quadro das eleições 2010, vejamos:
 
O caso de Jeová Campos por exemplo: Anunciou ultimamente que dialoga com Carlos Antônio do DEM de Cajazeiras, que recebeu apoio recente de um Prefeito do DEM do Sertão do Estado, disse para quem fosse preciso ouvir: "quem não quiser votar em mim que vote em Zé Aldemir", além, claro, de sua dobrada pública com Wilson Santiago do PMDB. Pois bem, para satisfazer suas vontades eleitorais ele faz "aliança" ou acordo com qualquer um (Independente da posição política), não que eu seja contra alianças eleitorais ou composições políticas, sempre as defendi no PT, só acho que o mínimo que um parlamentar precisa apresentar nesta questão é coerência.
 
Ou seja, o nobre parlamentar do PT defende uma posição política no Sertão e outra no litoral. PARA JEOVÁ O DEM SÓ É ADVERSÁRIO DELE AQUI EM JOÃO PESSOA, LÁ NO SERTÃO É ALIADO DE PRIMEIRA HORA.
 
Sapé por exemplo, no último Encontro Estadual os membros da atual direção do PT da cidade eram os mais entusiasmados defensores do apoio do PT ao PMDB nas eleições 2010, até aí tudo normal amigo, se não fosse um pequenino problema: O PT de Sapé apóia o Governo do DEM na cidade, inclusive com Cargos no Governo.
 
Outro fato desta semana que me “catucou” bastante: As novas eleições em Itapororoca, o PT local apóia uma chapa com PSB, PTB e DEM, até aí tudo normal amigo, se não fosse um pequenino problema: O PT DE ITAPOROROCA NOS ENCONTROS DO PT DA PB VOTA, FAZ CAMPANHA E DEFENDE A ALIANÇA COM O PMDB DE ZÉ MARANHÃO, O PRÓPRIO LUIZ COUTO FOI DERROTADO NO ÚLTIMO PED NA CIDADE.
 
Além claro de outras figuras no PT que só conseguem se eleger com alianças fora do partido, pois sabem que sem esta “força extra” não passam nem na porta das casas legislativas.
 
E não venha (como fez recentemente o atual Presidente do PT PB) dizer que a eleição é local, que neste caso vale a realidade do município. Quem avalia assim comente um erro tremendo, pois sabemos que os partidos são nacionais e tem projetos nacionais, PELO MENOS DEVERIA SER ASSIM.
 
Por último, o caso que considero mais grave. Esta semana a Executiva do PT de Campina Grande rejeitou por maioria uma proposta de Resolução apresentada por um grupo de dirigentes que pedia que os filiados votassem nos candidatos do PT. EM CG AGORA OS FILIADOS PODEM VOTAR EM QUEM QUISER, ATÉ NOS CANDIDATOS DO PT. È muito para o meu coração!!!!
 
É por isso que defendo a Fidelidade Partidária e o voto em Lista numa reforma política, acabando com os aventureiros de plantão.
 
 
Saudações,
 
 
Jackson Macedo
Vice Presidente do PT de João Pessoa.
 

Mulher mata os pais por dívida com igreja

POLICIAL: 29/04/2010 - Uma mulher de 24 anos matou e esquartejou seus pais adotivos na cidade maranhense de Timon, situada a 430 quilômetros de São Luís, no último domingo. De acordo com a Polícia Civil, Lineusa Rodrigues da Silva teria cometido o crime porque o casal se recusou a dar dinheiro à filha para o pagamento do dízimo à igreja evangélica que ela frequentava. Joana Borges da Silva, 104, e Lourival Rodrigues da Silva, 85, foram assassinados a golpes de machado, serrote e madeira.

A delegada Wládia Holanda da Silva disse que o crime foi motivado por fanatismo religioso. Segundo ela, Joana mal andava, devido à idade avançada. De acordo com Wládia, vizinhos denunciaram a acusada após ouvir gritos vindos da residência da família. Lineusa, que reagiu à prisão, confessou o crime e ainda deu detalhes do duplo homicídio.
 
Fonte: Jornal do Comércio

Acusado de matar policial no litoral de São Paulo é preso em Malta/PB

POLICIAL: 29/04/2010 - Com um Mandato de Prisão, em mãos, policiais militares de Malta/PB prenderam acusado de crime na cidade de Cubatão, na última terça-feira (27), José Gonçalves de Souza, o “Zequinha”, foragido da justiça paulista. Ele é acusado de matar um policial militar na cidade Cubatão,  litoral sul do Estado de São Paulo, no ano de 1992.

A ordem de prisão foi expedida pela justiça daquele estado após confirmação de que o acusado estava residindo na cidade paraibana.

Acompanhados do oficial de justiça Emanuel Leite, da Comarca de Malta, três policiais militares do Destacamento Militar daquela cidade, pertencente ao 3º BPM, em Patos, deram voz de prisão ao acusado que deverá ser transferido para São Paulo nos próximos dias.  


Da redação com Izaias Nóbrega

Morto é velado em cima de sua moto

Porto-riquenho de 22 anos é embalsamado em cima de uma Honda CBR600 F4.


NOTÍCIAS: 29/04/2010 - Para evitar acidentes, a moto ficou o tempo todo em ponto morto.

Reprodução / PrimeraHora.com / Vanessa SerraQuando você acha que já viu de tudo na vida, aparece uma coisa dessas. Um sujeito que morreu baleado em Porto Rico, teve o seu corpo embalsamado e seu velório foi realizado em cima de uma motocicleta.

David Morales, de 22 anos, trabalhava fazendo entregas e havia acabado de ganhar a moto - uma Honda CBR600 F4 – de um tio. 


O pessoal da funerária Marin, que fica no bairro de Hato Rey, arrumou tudo para que, quando os amigos e parentes do morto viessem se despedir de Morales, ele estivesse montado no veículo.


Ele foi enterrado na tarde de ontem, quarta-feira (28), no Cementerio Municipal, em Rio Piedras.


De acordo com empregados da funerária, Morales vivia em Cupey e foi assassinado a sangue frio em uma travessa da Avenida Rexach, no Barrio Obrero, no distrito de Santurce, na capital de Porto Rico.


A funerária Marin é famosa por sempre atender últimos desejos. Em agosto do ano passado eles ganharam relativa notoriedade por terem velado o corpo de Ángel Luis “Pedrito” Pantojas Medina em pé, vestido com suas roupas preferidas.
 

Foto por Reprodução / PrimeraHora.com / Vanessa Serra

A mulher que tem orgasmos sem parar

MUNDO: 29/04/2010 - O barulho de um trem, o secador de cabelo, uma máquina fotocopiadora - tudo isso é motivo para Sara Karmen, uma britânica de 24 anos, sentir um orgasmo. Somente durante os 40 minutos de uma entrevista ao jornal News of The World, ela teve 5 orgasmos.
A moça sofre da Síndrome de Excitação Sexual Persistente, que faz com que ela fique excitada por grandes períodos de tempo, mesmo sem ter um estímulo sexual.
“As vezes tenho muitas relações sexuais, na tentativa de acalmar-me, mas o meu namorado se chateia, porque atinjo o orgasmo com facilidade” – conta Sara.Ela explica que a síndrome aumentou depois que ela completou 19 anos, logo após começar a tomar antidepressivos. 
“Depois de algumas semanas, passei a sentir cada vez mais excitação. Tudo começou na cama, e o meu namorado estranhou a quantidade de orgasmos que eu atingia durante o ato sexual.”

Bandidos assaltam BB de Cajazeiras e levam R$ 200 mil



POLICIAL: 29/04/2010 - Uma quadrilha roubou todo dinheiro que estava em cinco caixas eletrônicos de uma agência do Banco do Brasil em Cajazeiras,  no interior  paraibano. De acordo com um levantamento feito no local, os bandidos teriam levado mais de R$ 200 mil.

De acordo com a Polícia Militar, a ação dos assaltantes teria acontecido entre às 21h e 1h45 da madrugada de ontem, quarta-feira (28). As câmeras de vigilância da agência foram cobertas com caixinhas de isopor para que o roubo não fosse filmado. Eles abriram com um tipo de serra elétrica os caixas eletrônicos e ainda utilizaram produtos químicos e lonas para facilitar o roubo.

As poucas imagens registradas pelas câmeras de segurança mostram que pelo menos cinco homens participaram do roubo, sendo que um deles ficou do lado de fora da agência dando cobertura. 

Os assaltantes fugiram em um gol cor cinza. Até o momento nenhum dos acusados foi preso e a polícia realiza rondas pelo local.
Fonte: Wilson Furtado

Adolescente é acusado de estuprar e engravidar irmã de 13 anos no interior do RN

POLICIAL: 29/04/2010 - Um adolescente de 14 anos é acusado de estuprar e engravidar a irmã de 13 anos, na comunidade Primeira Lagoa, na zona rural de Nova Cruz, município distante 93 Km de Natal. A menina está grávida de 7 meses. O caso foi descoberto pelo Conselho Tutelar da cidade e encaminhado na manhã de ontem, quarta-feira (28) à Delegacia de Polícia Civil.

Os pais da criança só tomaram conhecimento do caso na última semana. O adolescente de 14 anos foi chamado para prestar esclarecimentos sobre o caso, na presença do representante do Conselho Tutelar, e foi interrogado pelo delegado José Carlos de Oliveira, titular da 6ª Delegacia Regional de Polícia (6ª DRP).

Durante o depoimento, o adolescente demonstrou emoção ao confessar ter mantido relações sexuais com irmã por duas vezes, dentro do quarto, quando os pais estavam ausentes. Ele relatou que tudo começou através de uma "brincadeira" e ainda disse que "não fez direito". Ele também contou que percebeu a irmã quieta nos últimos meses e perguntou se ela estaria grávida. No entanto, a menina manteve a resposta em segredo até que a barriga denunciasse a verdade.

Por ser menor de 18 anos, o adolescente de 14 anos não será preso. Ele responderá por ato infracional conforme o estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente. Já a irmã de 13 anos, por estar abalada emocionalmente, receberá assistência médica e psicológica, requisitada pelo Conselho Tutelar à Secretaria de Saúde. Após o ocorrido, ela teria evitado olhar para os outros e parou de freqüentar a escola.

Fonte: Diário de Natal

quarta-feira, 28 de abril de 2010

TC revê decisão da 2ª Câmara sobre contrato da Maranata

NOTÍCIAS: 28/04/2010 - O Tribunal de Contas do Estado aprovou com ressalvas, em grau de recurso, o contrato da empresa Maranata para a prestação de serviços terceirizados à Prefeitura de Campina Grande. A decisão, por maioria, deu-se conforme entendimento do conselheiro Flávio Sátiro e contra o voto do relator do processo, o auditor substituto de conselheiro Antonio Cláudio Silva Santos.

O processo de licitação “para a prestação de serviços continuados” à Prefeitura fora desaprovado pela 2ª Câmara Deliberativa do TCE, em 10 de março do ano passado, com aplicação da multa de R$ 2.805,10 ao secretário da Administração Municipal Constantino Soares Souto. Na ocasião, a Câmara indeferia o pedido de juntada de novos documentos aos autos, em razão de haver sido feito fora do prazo legalmente estabelecido.

Recebida em grau de recurso, a documentação contribuiu, agora, para a aprovação desse contrato e, ainda, para livrar o secretário da multa que lhe fora anteriormente aplicada. Ao rever a decisão da 2ª Câmara, o Pleno do TCE assinou o prazo de 180 dias a fim de que a Secretaria da Administração adote providências para regularizar a situação do quadro de servidores da Prefeitura. O conselheiro Fábio Nogueira absteve-se de votar.


TCE vai concluir exame dos requisitos de Arthur nesta quinta-feira


O Tribunal de Contas da Paraíba vai realizar sessão extraordinária nesta quinta-feira (29), às 15 horas, a fim de concluir o exame dos requisitos do deputado Arthur Cunha Lima para o cargo de conselheiro.

Na manhã desta quarta-feira, o relator do processo, conselheiro Umberto Porto, observava que o indicado para a vaga do conselheiro José Mariz, recém-aposentado, não anexara à documentação já apresentada à Corte certidões negativas da Fazenda Pública e, ainda, de cartórios de protesto. Em seguida pediu, preliminarmente, que a sessão fosse suspensa até a entrega desses papeis, o que foi feito pelo próprio Arthur Cunha Lima, no início da tarde.

Depois disso, chamado a se pronunciar, o procurador geral do TCE Marcílio Toscano Franca Filho solicitava vista ao processo, a fim de examinar, até às 17 horas, os documentos em questão.  Reabertos os trabalhos, ele disse que precisava de mais tempo para a emissão de seu parecer em sessão extraordinária então marcada para esta quinta-feira.


Frutuoso Chaves - ASCOM

Polícia Civil de Patos intensifica fiscalização e apreende cigarros contrabandeados

POLICIAL: 28/04/2010 - Policiais civis lotados na 5ª SRPC (Superintendência Regional de Polícia Civil) de Patos realizaram na tarde de ontem, terça-feira (27), em parceria com a ABCF (Associação Brasileira de Combate à Falsificação), representada pelo o agente de investigação da PC de Campina Grande, Gilvan Francisco, uma apreensão de diversas caixas de cigarros falsificados e contrabandeados no comércio patoense.

Ninguém foi preso, porém as autoridades orientam que a fiscalização vai continuar e quem for pego vendendo cigarro falsificado ou contrabandeado será punido de acordo com o que está previsto em Lei.

A ABCF é uma entidade sem fim lucrativo e foi fundada em 1992 atuando em parcerias estratégicas com diversas empresas no País, como forma de orientar e denunciar as autoridades competentes e até mesmo a população, todo tipo de falsificação, fraude, contrabando ou violação do Direito Autoral.

Através desse mercado ilegal o Erário Público deixa de arrecadar o equivalente a R$ 1,3 bi (Um bilhão e trezentos milhões) em títulos de Arrecadação Tributária, atribuídos as mais de 300 (trezentas) marcas ilícitas de cigarro com a falsificação ou contrabando dos mesmos.

Todo material apreendido encontra-se em poder da polícia civil e será entregue a Justiça, ressaltando que, as investigações continuarão segundo as autoridades que não descartaram a possibilidade de detenção.

Por Mário Frade

Em reunião de líderes, Vital Filho defende que Lula se licencie do cargo para se dedicar à campanha

POLÍTICA: 28/04/2010 - O deputado federal Vital do Rego Filho (PMDB-PB) está defendendo que o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) se licencie do cargo, no período de três meses correspondentes à campanha eleitoral deste ano, para se dedicar ao pleito, nos estados. A posição de Vital Filho, que é vice-líder do governo na Câmara, foi externada durante reunião de líderes.

Segundo Vital Filho, a defesa do afastamento do presidente já é ponto de consenso entre os peemedebistas. “Na reunião nós debatemos este ponto e ficou decidido que o PMDB vai levar a sua sugestão ao presidente, para que ele se sinta mais à vontade para se dedicar à campanha, nos estados”, afirmou.

O parlamentar paraibano disse entender que o presidente Lula deve se licenciar do cargo, levando em consideração o seu poderio político e considerando que o país ficará em boas mãos. “Nós temos um vice-presidente que está em tratamento de saúde, mas a cada dia esbanja mais vigor e disposição para o trabalho.. Então, o presidente Lula pode ter certeza de que o país estará bem cuidado”, disse.

Vital Filho lembrou que o presidente Lula será bastante requisitado, durante a campanha, para comparecer aos estados, externando seu apoio aos candidatos do PT e do PMDB, partidos que estarão coligados na campanha.

Segundo Vital Filho, que é pré-candidato a Senador nas eleições deste ano, o presidente Lula e o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego são “os dois maiores cabos eleitorais que o governador José Maranhão terá, em sua campanha de reeleição. ASCOM

Estudante de enfermagem é expulsa por posar para fotos sensuais

INTERNACIONAL: 28/04/2010 - A estudante de enfermagem Ramona Galler, de 24 anos, foi expulsa de uma faculdade em Leoben, na Áustria, por ter posado para fotos sensuais, segundo reportagem do jornal alemão "Soester Anzeiger".
Ramona Galler foi expulsa de faculdade na Áustria.Ramona Galler foi expulsa de faculdade na Áustria. (Foto: Reprodução)
 
"Me disseram que o fato de eu ter posado para essas fotos poderia levar a um aumento das agressões sexuais contra outras estudantes", disse Ramona, que recebeu a notícia de sua expulsão após uma reunião com seis membros da comissão disciplinar da faculdade.

Ramona Galler havia posado para o renomado fotógrafo Manfred Baumann, que já trabalhou com estrelas internacionais como John Malkovich, Bruce Willis e Lionel Richie. Baumann disse ter ficado chocado com a decisão da instituição.
A jovem disse que pretende continuar seus estudos em outra faculdade. G1

Frei Anastácio reafirma que PT de Campina vai seguir regra de votar em candidatos a estadual e federal do partido: “Está no Estatuto”

POLÍTICA: 28/04/2010 - O vice-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, ex-deputado Frei Anastácio, reafirmou no início da tarde desta quarta-feira que o diretório municipal de Campina Grande vai votar nos candidatos do partido a deputado estadual e federal, sem abertura para candidatos de fora da legenda.
 
Anastácio: nada de liberar a infidelidade partidária proporcional
A afirmação se contrapõe ao receio revelado pelo vice-presidente do PT de Campina, Charles Moura, que ontem teve uma sugestão de resolução apontando voto exclusivo nos candidatos do PT rejeitada pelo diretório campinense.
 
Segundo Anastácio, a resolução foi rejeitada porque foi considerada desnecessária, uma vez que a tese de voto nos candidatos do PT está no estatuto do partido e foi referendada no último encontro estadual, quando os petistas aprovaram recomendação para que a regra seja seguida nas eleições de 2010.
 
“Não precisamos de resolução sobre o assunto porque isso já é regra dentro do PT. E ela vai ser cumprida”, declarou Anastácio, ele mesmo pré-candidato a deputado estadual.
 
Para Júlio Rafael, que é pré-candidato a deputado federal, se essa regra não for cumprida o PT deverá liberar os palanques da disputa majoritária.
 
Em contato com o blog, ele declarou que o desrespeito à regra do voto fechado tem marcado a prática do PT nas eleições paraibanas.
 
O petista também criticou a atuação do atual presidente do PT de Campina, Alexandre Almeida. “É o único caso do Brasil em que o presidente do diretório municipal do PT é assessor de um deputado federal (Vital do Rego Filho/PMDB) de outro partido”, destacou.
 
Queremos só vê se a regra será cumprida mesmo.
 
Luis Torres

Se a moda pega na Paraíba; Polícia apreende 180 quilos de carne em Sergipe



Cerca de 180 quilos de carne bovina transportada irregularmente foram apreendidos, em Malhada dos BoisPOLICIAL: 28/04/2010 - Cerca de 180 quilos de carne foram apreendidos, nesta quarta-feira (28), na rodovia BR-101, em Malhada dos Bois (SE). A fiscalização foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo a PRF, a carne era transportada irregularmente, sem condições para consumo e sem refrigeração.

À polícia, o condutor do veículo teria dito que adquiriu o produto em Aquidabã (SE) e levaria para Propriá (SE), onde seria vendido em feiras livres.

A carga foi apreendida e encaminhada à Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). O motorista foi liberado.
 

Cerca de 180 quilos de carne foram apreendidos
(Foto: Divulgação/PRF)

6º BPM inaugura 2ª Cia. de Polícia Militar em São João do Rio do Peixe

SEGURANÇA: 28/04/2010 - No dia 27 de abril de 2010, foi inaugurada na cidade de São João do Rio do Peixe-PB, localizada a 25 km de Cajazeiras, a Sede da 2ª Cia PM do 6° BPM, a solenidade contou com a presença do Exm° Sr. Cmt Geral Cel QOC Wilde de Oliveira MONTEIRO, Cmt do 6° BPM TC Vilson DUTRA de Souza, Cmt da 2ª Cia Cap JOSÉLIO Araújo dos Santos, Prefeito Municipal Lavoisier Dantas entre outras autoridades civis, militares e eclesiásticas, o momento solene teve por objetivo apresentar a sociedade de São João do Rio do Peixe e região. 

A criação e inauguração da 2ª Companhia de Polícia do sertão paraibano, que contou com o apoio incontinente do Governo do Estado e demais lideranças de todo Sertão. 

Durante a solenidade o Cmt Geral da PMPB agradeceu o empenho de toda sociedade sertaneja na busca por melhorias para a PM e a contribuição no combate a criminalidade. 

Ao final foi descerrada a placa de inauguração pelo Prefeito da cidade, Cmt Geral, Cmt do 6° BPM, Juiz da Comarca e sociedade civil organizada.

Fonte: 6º BPM