NOTA: 11/07/2010 - O projeto de
extensão intitulado “Discutindo a importância da atualidade do pensamento de
Josué de Castro em Escolas Públicas Municipais e Estaduais de Mossoró” foi
iniciado no primeiro bimestre de 2008. Buscamos marcar o centenário de
nascimento de Josué de Castro, ocorrido em cinco de setembro de 2008,
disseminando informações sobre suas idéias e perspectivas para os problemas
sociais que afligem consideravelmente o planeta nos dias de hoje.
O que motivou a
elaborar esse projeto de extensão foi a constatação que Josué de Castro ainda é
desconhecido da grande maioria, pois as imposições da ditadura militar no que
diz respeito á necessidade, para os militares e para os donos do poder, de
apagá-lo da memória nacional ainda tem sua vigência. Outro forte motivo para
termos elaborado este projeto de extensão encontra-se na constatação de que a
fome se intensificou extraordinariamente, cumprindo as profecias que Josué de
Castro fez há mais de 40 anos. Além do mais, nunca foi preciso tanto que a paz,
outro importante pilar do pensamento do cientista brasileiro, esteja presente em
nosso cotidiano.
À frente desse
projeto de extensão estão dois professores, lotados no Departamento de Geografia
do Campus Central da UERN: Prof. Ms. José Romero Araújo Cardoso, coordenador, e
Prof. Dr. Benedito Vasconcelos Mendes, sub-coordenador. A UERN apóia o projeto
através da institucionalização do mesmo, via Departamento de Geografia.
Os alunos
demonstram bastante interesse, pois se identificam de imediato com as defesas de
Josué de Castro, bem como com a vida dele, pois Josué teve uma infância pobre,
bem humilde, com muito esforço chegou à posição desfrutada na década de
cinqüenta e de sessenta, quando se tornou uma das mais importantes
personalidades do planeta. Levamos o exemplo dele para as salas de aula do
ensino fundamental das Escolas Públicas Municipais e Estaduais de Mossoró, como
forma de motivar os alunos a nunca desistir dos estudos, a seguirem os passos de
Josué de Castro, pois ele superou a pobreza através da educação e da
cultura.
Pretendemos
assistir todas as Escolas Públicas Municipais e Estaduais de Mossoró, primeiro
na zona urbana e depois na zona rural. Depois levaremos o projeto de extensão
intitulado “Discutindo a importância da atualidade do pensamento de Josué de
Castro em Escolas Públicas Municipais e Estaduais de Mossoró” para outros
municípios da região.
Josué de Castro
parece que ainda é um tema proibido. O trabalho que a ditadura fez no sentido de
ocultar o nome desse grande cientista e suas idéias ainda tem sua vigência.
Timidamente a mídia abre pequenos espaços para expor a importância desse grande
brasileiro, mas as iniciativas ainda soam restritas, por isso Josué de castro e
suas defesas se constituem em informações quase inéditas para a maioria dos
professores das escolas públicas municipais e estaduais que assistimos até o
presente momento.
As principais
idéias de Josué de Castro são que a fome é um produto de estruturas defeituosas,
fabricada pelo homem contra o próprio homem, e que somente com amor e
solidariedade poderemos superar os contrastes. Outra pedra angular do pensamento
de Josué de Castro é que a paz é condição sine qua non para extinguir o drama da
fome.
Josué de Castro defendia que a segurança social é mais importante do que
a segurança nacional baseada em armas, pregando a contenção imediata do
armamentismo que exige bilhões e bilhões e que o montante resultante dessa
poupança fosse investido em alimentação, saúde, educação, etc., na segurança
social. Devido esta defesa intransigente da segurança social, a ditadura militar
elegeu Josué de castro inimigo público número um, tornando-o persona non grata,
pois ele morreu de saudades do Brasil quando do exílio na França.
Em primeiro lugar
notamos que há nítida motivação, constatada através das fotografias da aplicação
do projeto, em seguida a contribuição encontra-se no despertar de novas
consciências acerca dos problemas nacionais, pois a essência do pensamento de
Josué de Castro é mais atual do que nunca.
Para a formação
desses jovens, o exemplo de Josué de Castro é importantíssimo, tendo em vista
que ele proveio da mesma classe do público-alvo assistido. Poderíamos, em
verdade, passar tempo considerável elencado a série de contribuições propiciada
pelo projeto de extensão intitulado “Discutindo a importância da atualidade do
pensamento de Josué de Castro em Escolas Públicas Municipais e Estaduais de
Mossoró”, mas em linhas gerais podemos afirmar que viabilizar a descoberta das
contradições da sociedade e a ênfase à identidade são efetivas contribuições
para o jovem brasileiro, sobretudo quando impressionante crise de valores assola
a juventude de hoje, sobretudo no que diz respeito à apatia para a importância
da educação e da cultura como molas propulsoras das transformações.
(*) José Romero Araújo
Cardoso. Geógrafo (UFPB). Professor-adjunto do Departamento de Geografia da
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Campus Central da Universidade do
Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Geografia e Gestão Territorial
(UFPB) e em Organização de Arquivos (UFPB). Mestre em Desenvolvimento e Meio
Ambiente (PRODEMA/UERN). Contatos: Rua Raimundo Guilherme, 117 – Quadra 34 –
Lote 32 – Conjunto Vingt Rosado – Mossoró – RN – CEP: 59.626-630 – Fone:
084-3314-4099 – E-mail: romero.cardoso@gmail.com.